Turistas que visitaram o Brasil em 2006 querem voltar, mostra pesquisa

Os resultados da Demanda Turística Internacional 2006, pesquisa com 27 mil turistas estrangeiros em 27 pontos de entrada no país – e em quatro etapas de coleta de dados (alta, média, média-baixa e baixa estações) – revelaram o perfil do visitante internacional em passagem pelo Brasil. O estudo mostrou, entre outros aspectos, que 96% dos turistas que vieram ao Brasil no ano passado desejam voltar ao país para uma nova visita. A pesquisa apontou também que 65,8% dos visitantes entrevistados já estiveram antes no Brasil.

 

O grau de satisfação dos estrangeiros em visita ao país é alto, 84,2% tiveram sua expectativa em relação à viagem atendida plenamente ou superada. Os dados são da Demanda Turística Internacional 2006, pesquisa encomendada pela Embratur à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e foram divulgados hoje (18), em entrevista coletiva, pela ministra do Turismo, Marta Suplicy, e a presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Jeanine Pires.

 

O estudo demonstrou também que o gasto médio per capita para turistas em viagens de negócios é mais que o dobro do que visitantes que vêm ao país a lazer. Em 2006, os turistas que vieram ao Brasil a negócio, ou para participar de convenções e eventos, gastaram, em média, US$ 165,14 por dia, enquanto os que vieram a lazer deixaram no país US$ 73,53.

 

De acordo com a Demanda Turística Internacional, esses turistas permanecem por aproximadamente 18,19 dias no país. Estimados 44,1% dos estrangeiros vem ao Brasil em viagens de lazer, 28,1% para negócios, eventos e convenções, 24,4% visitar amigos e parentes, 1,5 % vem estudar no país e 1,9% visita o país por outros motivos que incluem visitas a amigos e familiares.

 

Segundo Marta Suplicy, o turista que visita o Brasil se ‘fideliza’ ao destino. “Quem vem a trabalho acaba gostando e volta, posteriormente, com a família”, disse. “Estes índices são balizadores do quanto as pessoas estão gostando do país”, reiterou Jeanine Pires. A ministra também comemorou a posição brasileira no ranking dos países que mais sediam eventos no mundo. “Houve um grande salto, saímos da 21ª posição em 2002 para a 7ª posição em 2006”. É a primeira vez que o Brasil figura na lista dos dez países que mais sediam eventos e convenções no mundo.

 

Para Jeanine Pires, é preciso diversificar os destinos conhecidos pelo turista estrangeiro. “A Embratur faz um esforço para mostrar além dos grandes ícones, outros destinos também”.

 

Os estrangeiros entrevistados avaliaram positivamente a infra-estrutura básica e turística brasileira. Os itens melhor avaliados são serviço de táxi (89,7%), transporte público (83%) e telecomunicações (78,8%), seguidos por limpeza pública (78,3%), segurança pública (76,8%) e sinalização turística (74,6%). Os aeroportos foram avaliados positivamente por 85,9% dos entrevistados.

 

O perfil do turista em visita ao Brasil mostra um visitante com instrução superior (49,2%). 25,2% tem de 32 a 40 anos, 23,9% de 41 a 50 anos, 20,8% de 25 a 31 anos, 12,4% de 51 a 59 anos, 9,2% de 18 a 24 anos e apenas 8,5% tem acima de 60 anos.

 

Em 2006, 5.018.991 turistas estrangeiros visitaram o Brasil. Os principais países emissores de turistas para o Brasil foram: Argentina, Estados Unidos, Portugal, Itália e Uruguai. A ministra do Turismo enfatizou que o turismo é uma atividade com grande rentabilidade. Para ela, “o Brasil é um país que pode gerar muita receita proveniente da atividade turística”. A Receita oriunda da entrada de turistas estrangeiros, segundo o Banco Central, foi de US$ 4,316 bilhões em 2006 . A previsão para 2007 é de que estes gastos fiquem entre US$ 4,9 e US$ 5 bilhões. No ano passado, 6.367.179 foram contabilizados desembarques internacionais. Para 2007, a previsão é superar desempenho de 2006.

 

Fonte: Ascom MTur/Embratur