UFI aponta 5 tendências a serem observadas em 2020

Todos os anos a The Global Association of the Exhibition Industry indica cinco tendências pelas quais os líderes em exposições e eventos em 2020 devem estar atentos.

Por Kai Hattendorf*

2019 está chegando ao fim e a segunda década do século estará em breve para trás. Então prepare-se para entrar na década de 2020! Quando entramos nesta nova década, o mundo parece ter se tornado menos estável e mais perturbado em muitos aspectos da vida - na política, na tecnologia, nas sociedades e nos negócios.

Kai Hattendorf

Todos os anos, a UFI - The Global Association of the Exhibition Industry, acompanha os desenvolvimentos no setor de exposições e eventos em todo o mundo, em nossos eventos, em inúmeras conversas e através de muitos outros canais. Aqui estão nossas cinco tendências pelas quais os líderes em exposições e eventos em 2020 devem estar atentos:

Picos de globalização?

O crescimento da economia global está diminuindo. O conflito comercial EUA-China está deixando sua marca na economia de ambos os países e no resto do mundo. Além disso, a incerteza política é predominante em muitos países, marcando uma tendência geral ao protecionismo. Alguns analistas preveem que estamos prestes a atingir o pico da globalização e, com isso, o ressurgimento de mais padrões regionais de comércio. A mensagem para o nosso setor globalmente conectado é clara: equilibrar portfólios entre regiões e setores é fundamental para manter o sucesso nos próximos anos.

Levando a sério a sustentabilidade

A discussão sobre o desenvolvimento sustentável continuará a esquentar, com todos os setores se esforçando para provar sua contribuição tangível a uma maneira mais sustentável de fazer negócios. Em 2019, já vimos cancelamentos de shows relacionados ao clima e atrasos nos projetos das instalações, pois as temperaturas ficaram muito quentes para os trabalhadores.

Os desafios relacionados ao nosso setor estão enraizados nos grandes problemas e nas ações menores. A boa notícia é que, embora todos possamos fazer o possível para implementar as melhores práticas em todos os eventos que organizamos, no geral, as exposições são e continuam sendo a maneira mais sustentável de reunir os participantes do setor.

Mantendo a confiança dos clientes

Impulsionado pelas tendências dos últimos anos, há um foco cada vez maior na centralização no cliente, ou seja, para criar experiências de visitantes mais exclusivas nos eventos. Isso ocorre de várias formas, mas, em sua essência, é necessário que nosso setor permaneça um parceiro confiável para nossos clientes.

Muito disso evolui em torno dos dados e da transparência em todos os pontos de contato do cliente - desde políticas de preços até números de visitantes e dados de ROI. Se, de fato, “os dados são o novo petróleo”, os dados que usamos para atrair expositores e visitantes e os dados que geramos para eles devem ser confiáveis ​​e resistir ao escrutínio. Existem elementos em nosso modelo de negócios cara a cara que são muito difíceis de traduzir em campos de dados, nos quais dependemos de narrativas e histórias de sucesso de clientes. É o que mantém nossos negócios resilientes quando os setores ao nosso redor estão sofrendo interrupções digitais.

Modelos de negócios em evolução

Feiras se tornaram uma mistura de formatos. Eles combinam elementos da área de feiras com teatros para apresentações dos expositores, com palcos de conferências e programas experimentais. A evolução do modelo de negócios está progredindo e os velhos "silos" de competências entre os gerentes de feiras e conferências estão desaparecendo.

Um novo e mais diversificado mix de líderes do setor e equipes práticas está em processo de redefinição da experiência da feira. Isso também está levando a uma revisão contínua dos modelos de negócios e preços. Além da abordagem tradicional de “espaço vendido”, novos fluxos de receita estão surgindo.

Permanecendo único e diversificado

Como uma indústria, somos únicos. Nossa tarefa diária é construir plataformas para atender a indústrias inteiras. Muitos recém-chegados ao nosso setor acham extremamente valioso o fato de sermos um setor aberto para compartilhar, trocar ideias e colaborar. À medida que novos desafios surgem, é encorajador ver que isso também impulsiona o número de trocas e colaborações produtivas. Mais diversidade de liderança para empresas do nosso setor ajudará o sucesso contínuo de nossa indústria como um todo.

Nosso papel como sua associação é apoiá-lo, fornecendo uma plataforma para colaboração no setor. Na UFI, temos orgulho de ser a associação comercial global da indústria de exposições - e com isso queremos dizer a associação global para você e para a indústria de exposições.

Com o Natal e o Ano Novo à frente, deixe-me aproveitar esta oportunidade para desejar a todos vocês um feliz feriado e tudo de bom para 2020! O UFI Info voltará como de costume no início de fevereiro, com atualizações sobre o nosso trabalho.


*Kai Hattendorf, CEO da UFI - The Global Association of the Exhibition Industry

Fonte: assessoria