Canais
Pesquisas
publicado em 13 de novembro de 2012 - 13h16

Boletim mostra números do turismo em Porto Alegre no final de 2012

Nova edição do BEMTUR traz o desempenho de várias atividades ligadas ao setor na capital gaúcha

Da Sucursal Rio Grande do Sul
 Moraes afirmou que dados mostram importância dos eventos para a cidade



Segundo o conteúdo, o setor internacional do Aeroporto Salgado Filho teve, no período, um fluxo de 217.334 passageiros, um crescimento de 16,3% na comparação com os mesmos meses do ano passado. O comportamento positivo ocorreu apesar da queda de 12,89% na oferta de voos conectando Porto Alegre ao exterior.

Em junho, a TAM deixou de operar voos de Porto Alegre a Buenos Aires e, em julho, a Pluna interrompeu a conexão da capital gaúcha com Montevidéu. No setor de voos domésticos, julho ultrapassou pela primeira vez a casa dos 700 mil passageiros.

Já no city tour Linha Turismo julho foi o mês recordista em público, com a marca histórica de 8.593 passageiros, a maior desde o início do serviço, em janeiro de 2003. De maio a agosto, com a oferta de passeios aumentada em 202% a partir da ampliação da frota, os três ônibus de dois andares transportaram 28.443 passageiros, superando em 142% o público dos mesmos meses de 2011.

Estes são alguns dos destaques da nova edição do Boletim Estatístico Municipal do Turismo em Porto Alegre – BEMTUR, apresentada nesta terça-feira, 13, pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR). O boletim traz os números de desempenho de várias atividades do setor referentes ao 2º quadrimestre de 2012.

“É mais um passo na consolidação desta que é a primeira iniciativa da prefeitura de Porto Alegre e da cidade em buscar entender e dimensionar o que é o turismo em nossa capital e onde suas atividades se incluem na economia local”, ressaltou o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, na apresentação do material às entidades parceiras e a imprensa.

Eventos

O mês de agosto foi o melhor para a hotelaria no período de maio a agosto deste ano. A taxa média de ocupação de leitos foi de 68,36%, mas bateu os 88,5% durante a Expoagas e 82,93% na Expointer, reforçando a estreita relação do segmento com os eventos que ocorrem na cidade.

Para o secretário, os dados deixam clara a importância dos eventos para a cidade já que todos os picos de ocupação da hotelaria estão relacionados a essas realizações. Além de destacar a importância de Porto Alegre contar com um centro de feiras e eventos de dimensões maiores, apontou um dado revelado pelo boletim: que eventos esportivos, como a 29ª Maratona de Porto Alegre realizada num domingo, ajudaram a movimentar setores da hotelaria.

“Este segmento mostra ser uma grande alternativa para reverter a baixa ocupação de leitos na cidade nos finais da semana”. O recorde de passageiros no city tour Linha Turismo também chamou atenção. “É resultado do esforço de qualificação do serviço, do investimento na compra de mais veículos e do novo modelo de operação que estimulou uma demanda represada”, avaliou.

O projeto de reunir, sistematizar e publicar quadrimestralmente os dados do setor foi concebido pela SMTUR para atender a necessidade de monitoramento das atividades turísticas e de criação de um sistema de indicadores que sirvam de ferramenta de apoio para ações de planejamento e de qualificação do Turismo na Capital.

O vice-presidente do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau, Abdon Barretto Filho reafirmou a importância do boletim. “Acredito que seja o único trabalho feito no país que une órgãos públicos e entidades do trade no monitoramento da atividade turística”, afirmou. Acompanharam também a apresentação o superintendente do POA Convention, Rui Carvalho e os representantes da Infraero engenheiros Alberto Bott e Eduardo Braghirolli.

Parcerias

O BEMTUR é produzido a partir de dados fornecidos pelas secretarias municipais de Turismo e da Fazenda e dos parceiros do projeto: Sindicato da Hotelaria e Gastronomia, Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau, Infraero e Estação Rodoviária.

Nesta última edição o material não apresenta as informações sobre o recolhimento de tributos municipais pelo Turismo devido à implantação, em andamento pela Fazenda, do Sistema Integrado de Administração Tributária que exige a migração de expressivo número de dados das antigas plataformas.

Os dados referentes ao 2º quadrimestre serão recuperados na próxima edição do BEMTUR, onde estarão consolidados os números do Turismo do ano de 2012. As edições do BEMTUR estão disponíveis em meio digital no sitewww.portoalegre.rs.gov.br/turismo/pesquisaseinformativos.

Fonte: Ascom

Fonte: Ascom

Veja também:

08/06/2021
Pesquisa da Abeoc Brasil aponta que setor de eventos se considera preparado para retomada das atividades
Um ano e três meses após a paralisação das atividades, as idas e vindas dos programas de flexibilização turvam a capacidade de uma análise da atual situação do setor de eventos. Tentando “clarear” esse panorama, a ABEOC Brasil realizou, de 12 a 30 de maio, pesquisa via Internet, abertas a profissionais e empresas associados ou não à entidade.
17/05/2021
Faturamento do Turismo deve voltar aos índices pré-pandemia apenas em 2022
Sebrae realiza estudo sobre as novas tendências do setor
11/05/2021
Queda de faturamento atinge 82% dos MEI
Microempreendedores individuais foram os donos de pequenos negócios mais afetados pela pandemia
27/04/2021
Pandemia em 2020 faz o faturamento das Operadoras de Turismo ficar 67% menor
As viagens domésticas refletem a adaptação do setor e evidenciam o caminho da recuperação
Newsletter
Receba as novidades