Boletim mostra números do turismo em Porto Alegre no final de 2012

Nova edição do BEMTUR traz o desempenho de várias atividades ligadas ao setor na capital gaúcha



Segundo o conteúdo, o setor internacional do Aeroporto Salgado Filho teve, no período, um fluxo de 217.334 passageiros, um crescimento de 16,3% na comparação com os mesmos meses do ano passado. O comportamento positivo ocorreu apesar da queda de 12,89% na oferta de voos conectando Porto Alegre ao exterior.

Em junho, a TAM deixou de operar voos de Porto Alegre a Buenos Aires e, em julho, a Pluna interrompeu a conexão da capital gaúcha com Montevidéu. No setor de voos domésticos, julho ultrapassou pela primeira vez a casa dos 700 mil passageiros.

Já no city tour Linha Turismo julho foi o mês recordista em público, com a marca histórica de 8.593 passageiros, a maior desde o início do serviço, em janeiro de 2003. De maio a agosto, com a oferta de passeios aumentada em 202% a partir da ampliação da frota, os três ônibus de dois andares transportaram 28.443 passageiros, superando em 142% o público dos mesmos meses de 2011.

Estes são alguns dos destaques da nova edição do Boletim Estatístico Municipal do Turismo em Porto Alegre – BEMTUR, apresentada nesta terça-feira, 13, pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR). O boletim traz os números de desempenho de várias atividades do setor referentes ao 2º quadrimestre de 2012.

“É mais um passo na consolidação desta que é a primeira iniciativa da prefeitura de Porto Alegre e da cidade em buscar entender e dimensionar o que é o turismo em nossa capital e onde suas atividades se incluem na economia local”, ressaltou o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, na apresentação do material às entidades parceiras e a imprensa.

Eventos

O mês de agosto foi o melhor para a hotelaria no período de maio a agosto deste ano. A taxa média de ocupação de leitos foi de 68,36%, mas bateu os 88,5% durante a Expoagas e 82,93% na Expointer, reforçando a estreita relação do segmento com os eventos que ocorrem na cidade.

Para o secretário, os dados deixam clara a importância dos eventos para a cidade já que todos os picos de ocupação da hotelaria estão relacionados a essas realizações. Além de destacar a importância de Porto Alegre contar com um centro de feiras e eventos de dimensões maiores, apontou um dado revelado pelo boletim: que eventos esportivos, como a 29ª Maratona de Porto Alegre realizada num domingo, ajudaram a movimentar setores da hotelaria.

“Este segmento mostra ser uma grande alternativa para reverter a baixa ocupação de leitos na cidade nos finais da semana”. O recorde de passageiros no city tour Linha Turismo também chamou atenção. “É resultado do esforço de qualificação do serviço, do investimento na compra de mais veículos e do novo modelo de operação que estimulou uma demanda represada”, avaliou.

O projeto de reunir, sistematizar e publicar quadrimestralmente os dados do setor foi concebido pela SMTUR para atender a necessidade de monitoramento das atividades turísticas e de criação de um sistema de indicadores que sirvam de ferramenta de apoio para ações de planejamento e de qualificação do Turismo na Capital.

O vice-presidente do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau, Abdon Barretto Filho reafirmou a importância do boletim. “Acredito que seja o único trabalho feito no país que une órgãos públicos e entidades do trade no monitoramento da atividade turística”, afirmou. Acompanharam também a apresentação o superintendente do POA Convention, Rui Carvalho e os representantes da Infraero engenheiros Alberto Bott e Eduardo Braghirolli.

Parcerias

O BEMTUR é produzido a partir de dados fornecidos pelas secretarias municipais de Turismo e da Fazenda e dos parceiros do projeto: Sindicato da Hotelaria e Gastronomia, Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau, Infraero e Estação Rodoviária.

Nesta última edição o material não apresenta as informações sobre o recolhimento de tributos municipais pelo Turismo devido à implantação, em andamento pela Fazenda, do Sistema Integrado de Administração Tributária que exige a migração de expressivo número de dados das antigas plataformas.

Os dados referentes ao 2º quadrimestre serão recuperados na próxima edição do BEMTUR, onde estarão consolidados os números do Turismo do ano de 2012. As edições do BEMTUR estão disponíveis em meio digital no sitewww.portoalegre.rs.gov.br/turismo/pesquisaseinformativos.

Fonte: Ascom

Fonte: Ascom