Carta aberta ao presidente eleito Jair Bolsonaro

O turismo é responsável por um em cada cinco empregos gerados no mundo na última década, representa hoje 10,4% do PIB mundial (WTTC), movimenta US$ 8,3 trilhões no planeta e responde por 30% das exportações globais de serviço. O setor se consolidou como um vetor da economia.

Vinicius Lummertz
No Brasil, o turismo reúne – em força econômica, capacidade de geração de divisas e criação de oportunidades – as melhores condições de liderar um novo ciclo de desenvolvimento. Desde a criação do Ministério do Turismo, o setor registrou um salto na movimentação econômica de US$ 24,3 bilhões em 2003 para US$ 163 bilhões em 2017. No mesmo período, o número de visitantes estrangeiros subiu de 4,13 milhões para os atuais 6,6 milhões com perspectiva de alcançar ao final deste ano a histórica marca de 7 milhões. O número de viagens domésticas também cresceu, passando de 138,7 milhões para mais de 200 milhões atualmente.

Construído em parceria com o mercado, o Plano Nacional de Turismo prevê a geração de 2 milhões de empregos nos próximos quatro anos pelo setor e um salto dos atuais US$ 5,8 bilhões de faturamento com o turismo internacional para U S$ 19 bilhões. O Brasil é, hoje, 2,5 vezes mais competitivo no Turismo (27º) que na economia como um todo (72º).

Para o país melhor aproveitar as vantagens competitivas, os líderes do setor defendem que o turismo assuma o protagonismo na construção de um futuro melhor para o País. Para tanto, apoiamos a continuidade da pasta ministerial sob a liderança do ministro Vinicius Lummertz, pessoa ligada ao setor desde longa data, inclusive no Sebrae, Governo de Santa Catarina e Embratur. A relação estreita com o mercado é importante para a condução de políticas públicas que dialoguem com a realidade.

O atual ministro já teve o apoio do trade turístico na sua condução ao comando da pasta este ano. Os líderes empresariais reafirmam este apoio e contam com a colaboração do governo eleito no sentido de renovar a parceria entre o público e o privado numa relação fundamental para o Brasil desenvolver todo o seu potencial no mercado de Viagens e Turismo.

01 de novembro de 2018.

ABAV Associação Brasileira de Agências de Viagens

ABCMI - Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade

ABETA - Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura

ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis 

ABR - Associação Brasileira de Resorts 

ABRACORP - Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas 

ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes 

AVIESP - Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo

AVIRRP - Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região

BITO - Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional

BRAZTOA - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo

CLIA Brasil - Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos 

CNTur - Confederação Nacional Turismo

CONTRATUH - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade

FBHA - Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação

FENACTUR - Federação Nacional de Turismo 

FOHB - Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil 

Guilherme Paulus Conselho de Administração da CVC

RIO CVB - Rio Convention Bureau

SINDEPAT - Sistema Integrado de Parques e Atrações  Turísticas

SP CVB São Paulo Convention & Visitors Bureau

UBRAFE - União Brasileira dos Promotores de Feiras

UNIDESTINOS - União Nacional de CVBS