Conhecimento na bagagem

Alunos de programa de qualificação internacional do MTur se preparam para retornar ao Brasil após cursos no Reino Unido.

Viagens ao Reino Unido costumam render recordações do famoso Palácio de Buckingham - e seus inabaláveis guardas reais -, da London Eye - a imponente roda gigante da capital britânica -, e do icônico ‘fish and chips’ - tradicional prato inglês que alia peixe e batata. Mas para um grupo de 103 estudantes brasileiros de turismo e hospitalidade que acabam de concluir cursos na região, a experiência foi muito além. Selecionados pelo Programa de Qualificação Internacional do Ministério do Turismo (PQI), eles tiveram a chance de realizar um aperfeiçoamento gratuito de três meses em 10 renomadas instituições de ensino superior.

Neste final de semana eles retornam ao Brasil com muitas fotos e, é claro, um vasto aprendizado, que pode não só impulsionar as próprias carreiras, como também alavancar o desenvolvimento do turismo nacional. Que o diga Gabriel Pedrosa, da Universidade de Brasília (UnB). Ele conta que uma visita à Newcastle-Gateshead Initiative, empresa pública de turismo, ajudou a perceber o poder transformador do setor. “Além de promover o turismo, eles passam a imagem da região como um bom local para investir, morar e estudar. É um misto de publicidade, relações públicas e turismo, um modelo que poderíamos replicar no Brasil”, defende.

A viagem também proporcionou aos estudantes constatar o potencial do Brasil para atrair visitantes a partir de contatos com colegas e professores locais. Vinicius Ribeiro, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), relata que a viagem contribuiu para despertar interesse pelo país. “Muitos só conheciam o Rio, praias e Carnaval. Aí, decidimos criar um ‘Brazilian Day’, com comida e música brasileira. Todo mundo adorou!”, comemora.

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, enfatiza que o PQI é uma oportunidade tanto de aprimoramento pessoal quanto do receptivo a viajantes. “Esses futuros profissionais voltam com novas ideias, o que facilita o ingresso no mercado. E isso vai se traduzir num melhor atendimento a turistas, tanto estrangeiros quanto os próprios brasileiros, o que explica a nossa permanente atenção à qualificação profissional. Eles também serão importantes para replicar para colegas e o próprio setor, o conhecimento adquirido com essa experiência”, aponta.

Os cursos representaram ainda uma oportunidade de os estudantes avaliarem onde podem atuar. Mariana Papazian, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por exemplo, fez sua escolha. “O mais importante foi a parte prática, onde trabalhamos em uma agência de viagens. Desenvolvi novas habilidades e tive certeza que quero trabalhar nessa área. E depois criar a minha própria agência!”, ambiciona.

Além de disciplinas em salas de aula, o grupo também participou de visitas técnicas a hotéis e museus nos finais de semana, onde foram orientados por profissionais que lidam diretamente com o público. Como trabalho final, os estudantes devem elaborar uma análise crítica do turismo brasileiro em relação ao segmento no Reino Unido, material este que será remetido ao país pelas faculdades que acolheram os participantes.

Os cursos resultam de uma parceria junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Superior (Capes) e à Association of Colleges (AoC) do Reino Unido. As instituições envolvidas são: Boston College, Bournemouth and Poole College, City College Plymouth, Edinburgh College, Exeter College, Grŵp Llandrillo Menai, Newcastle College, Sunderland College, Sussex Coast College Hastings e Westminster Kingsway College.

As vagas do PQI foram preenchidas por alunos matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo de escolas de ensino superior públicas e privadas. Eles precisaram cumprir exigências a exemplo de apresentar nota superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e comprovar proficiência em língua inglesa, além de terem cursado, no mínimo, 20% e, no máximo, 80% da formação atual.

OUTRAS AÇÕES

O PQI é uma das iniciativas de capacitação profissional previstas no Plano Brasil + Turismo, um pacote de ações voltado ao desenvolvimento do setor. O MTur também oferece a plataforma tecnológica Brasil Braços Abertos, que permite realizar qualificação pela internet. O treinamento se aplica a trabalhadores que fazem o atendimento a visitantes, como funcionários de hotéis e taxistas, ou pessoas que ambicionam entrar neste setor.

Em parceria com o Ministério da Educação, a Pasta proporciona ainda o Pronatec Turismo Voluntário. O projeto abriu recentemente 207.375 vagas para 24 cursos destinados a pessoas maiores de 15 anos, residentes em qualquer estado e no Distrito Federal. A lista de matérias inclui inglês e espanhol básico, Língua Brasileira de Sinais (Libras), recepcionista, reciclador e produtor de cerveja, entre outras.

Fonte: Assessoria