Conselho Estadual de Turismo de SC faz apelo por audiência com governador

Conselho afirma que em mais de dois anos, governador nunca recebeu o colegiado para audiência; setor é um dos mais impactados pela pandemia

O Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina enviou ofício ao governador Carlos Moisés da Silva, apelando pela marcação de uma reunião para tratar dos graves problemas enfrentados pelo setor em Santa Catarina durante a pandemia do novo coronavírus.

O pedido veemente,assinado pelo presidente Nilton Pacheco, foi aprovado na última reunião do colegiado e destina-se à apresentação da triste realidade do turismo.

O Conselho enfatiza que há mais de dois anos, desde o início da atual gestão, não houve nenhuma audiência ou aproximação com o governador.

Veja a íntegra do apelo:

“Conforme aprovado na última reunião plenária do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, órgão colegiado ligado à SANTUR e legítimo representante da cadeia produtiva deste segmento no estado, cumpre-me na qualidade de Presidente solicitar uma audiência com Vossa Excelência para que possamos apresentar de forma realista um panorama do setor diante dos problemas decorrentes da pandemia.

Observa-se – e acaba por gerar um questionamento entre os membros do Conselho – o fato de que nestes pouco mais de dois anos de seu mandato, não houve sequer uma audiência ou aproximação com este importante órgão da estrutura de Governo no estado.

Durante a pandemia, sabe-se que o turismo foi um dos setores mais impactados em todo o sistema. E que, se ações concretas de planejamento conjunto entre as esferas pública e privada não forem imediatamente implementadas, teremos por um grande período as consequências danosas desta crise presentes nas empresas e empregos de turismo em Santa Catarina.

Já foram apresentados vários pedidos para que o Conselho Estadual de Turismo integre o Conselho Econômico do Governo do Estado de Santa Catarina. Afinal, o impacto da atividade turística é considerável na arrecadação do estado e esta ausência gera uma sensação de não reconhecimento como classe produtora.

Queremos contribuir, ajudar a fazer Santa Catarina – e o próprio Governo – crescerem. Fazemos parte da estrutura, mas precisamos estreitar as linhas de comunicação e os laços de construção. Respeitosamente, por meio desta correspondência solicito este encontro para que possamos contribuir para o mínimo de perdas econômicas a uma grande parcela da população de Santa Catarina.

Atenciosamente,

Nilton Silva Pacheco-Presidente do Conselho Estadual de Turismo de SC”