Canais
Políticas do Turismo
publicado em 05 de março de 2021 - 10h23

Conselho Estadual de Turismo de SC faz apelo por audiência com governador

Conselho afirma que em mais de dois anos, governador nunca recebeu o colegiado para audiência; setor é um dos mais impactados pela pandemia

Da Redação

O Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina enviou ofício ao governador Carlos Moisés da Silva, apelando pela marcação de uma reunião para tratar dos graves problemas enfrentados pelo setor em Santa Catarina durante a pandemia do novo coronavírus.

O pedido veemente,assinado pelo presidente Nilton Pacheco, foi aprovado na última reunião do colegiado e destina-se à apresentação da triste realidade do turismo.

O Conselho enfatiza que há mais de dois anos, desde o início da atual gestão, não houve nenhuma audiência ou aproximação com o governador.

Veja a íntegra do apelo:

“Conforme aprovado na última reunião plenária do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, órgão colegiado ligado à SANTUR e legítimo representante da cadeia produtiva deste segmento no estado, cumpre-me na qualidade de Presidente solicitar uma audiência com Vossa Excelência para que possamos apresentar de forma realista um panorama do setor diante dos problemas decorrentes da pandemia.

Observa-se – e acaba por gerar um questionamento entre os membros do Conselho – o fato de que nestes pouco mais de dois anos de seu mandato, não houve sequer uma audiência ou aproximação com este importante órgão da estrutura de Governo no estado.

Durante a pandemia, sabe-se que o turismo foi um dos setores mais impactados em todo o sistema. E que, se ações concretas de planejamento conjunto entre as esferas pública e privada não forem imediatamente implementadas, teremos por um grande período as consequências danosas desta crise presentes nas empresas e empregos de turismo em Santa Catarina.

Já foram apresentados vários pedidos para que o Conselho Estadual de Turismo integre o Conselho Econômico do Governo do Estado de Santa Catarina. Afinal, o impacto da atividade turística é considerável na arrecadação do estado e esta ausência gera uma sensação de não reconhecimento como classe produtora.

Queremos contribuir, ajudar a fazer Santa Catarina – e o próprio Governo – crescerem. Fazemos parte da estrutura, mas precisamos estreitar as linhas de comunicação e os laços de construção. Respeitosamente, por meio desta correspondência solicito este encontro para que possamos contribuir para o mínimo de perdas econômicas a uma grande parcela da população de Santa Catarina.

Atenciosamente,

Nilton Silva Pacheco-Presidente do Conselho Estadual de Turismo de SC”

Veja também:

05/04/2021
Comissão debate ajuda a empresas de turismo durante pandemia
A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados promove audiência pública para debater o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), na próxima quinta-feira (08.03).
29/03/2021
Fornatur debate ações de apoio à iniciativa privada
São Paulo reforça necessidade das linhas federais, como Pronampe e Fungetur
22/03/2021
Skãl International debateu os Benefícios e Riscos do Passaporte de Saúde.
O Skal International, Associação Mundial de Profissionais de Turismo, realizou um Webinar para debater os Benefícios e Riscos de um Passaporte de Saúde. Os palestrantes foram Eduardo Santander, CEO da European Travel Commissioon, de Bruxelas, e Mario Hardy, CEO da PATA Pacífica Asia Travel Association, de Bangkok, tendo a CEO do Skãl International, de Madrid, como mediadora.
19/03/2021
O Passaporte de Vacina
Num futuro próximo, as viagens (e os eventos) poderão requerer documentação digital que demonstre que os passageiros foram vacinados ou testados contra o coronavírus. Entre os governos e os da indústria de viagens {e eventos}, um novo termo entrou no vocabulário: passaporte de vacinas. Por Tariro Mzezewa
Newsletter
Receba as novidades