Conselho aprova utilização do Fundo Estadual do Turismo para promoção do RS

A Setur tem à disposição R$ 1,2 milhão, que poderá ser acessado ainda este ano.

A Secretaria Estadual do Turismo (Setur) poderá usar os recursos do Fundo Estadual do Turismo (Fundetur) para promover o destino Rio Grande do Sul nos mercados nacional e internacional. A proposta foi aprovada pelo Conselho Estadual do Turismo (Conetur), que esteve reunido na última semana, em Porto Alegre.

De acordo com o secretário adjunto, Márcio Cabral, com a aprovação, a Setur tem à disposição R$ 1,2 milhão, que poderá ser acessado ainda este ano. A proposta ao Conetur é de que o recurso seja utilizado na constituição do Comitê MICE (Meeting, Incentives, Congress, Exhibitions) como uma estratégia para o planejamento e promoção do segmento de turismo e negócios.

"Vale lembrar que pela International Congress and Convention Association (ICCA), o Rio Grande do Sul é o segundo Estado brasileiro com maior número de municípios incluídos no seu ranking no ano de 2012, com Porto Alegre situada em 6º lugar entre as cidades brasileiras que mais captam eventos internacionais", afirmou.

A verba poderá ser utilizada, também, para promoção e estruturação do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) - Etapa II, lançamento dos destinos e produtos do turismo gaúcho de verão no mercado argentino, realização de treinamentos de agentes e divulgadores do RS em mercados prioritários, apoio a eventos estaduais que contribuem para o incremento do fluxo turístico e campanha promocional do segmento de turismo de natureza, entre outras ações.

Cabral destacou que o Fundetur é composto apenas pelo que é arrecadado na bilheteria do Parque do Caracol, em Canela. "Este recurso está muito aquém do que precisaríamos. Com ele, não temos como investir em infraestrutura, por exemplo, pois qualquer obra que se faça já ultrapassa esse valor. Por isso, optamos em utilizá-lo na promoção de todo o Estado. Não ficaremos restritos à Capital ou à Serra".

Segundo a secretária do Turismo de Garibaldi e integrante do Grupo Gestor do Fundetur, Ivane Fávero, a decisão foi acertada. "Hoje é um dia histórico para o Rio Grande do Sul. Pela primeira vez o Estado poderá movimentar os recursos do fundo. E, como eles são limitados, a aposta da Setur na promoção está correta. Vamos fazer a divulgação de todo o território gaúcho, qualificando e profissionalizando as ações. No entanto, vale ressaltar que precisamos da contribuição de todos para pensarmos em outras fontes de captar recursos para o Fundetur", disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa