Canais
Políticas do Turismo
publicado em 07 de maio de 2021 - 17h13

G20 traça cenários para retomada do setor de turismo de forma segura

Os Ministros do Turismo do G20 debateram nessa semana, por videoconferência, a retomada do setor de forma segura e traçaram cenários para a pós-pandemia. Representantes de várias regiões do mundo destacaram a necessidade de se pensar em políticas de mobilidade segura e turismo sustentável. O ministro Gilson Machado Neto reforçou a necessidade de se criar um protocolo único de saúde em todo o mundo.

Da Redação
 Retomada segura do turismo

Os Ministros do Turismo do G20 debateram nessa semana, por videoconferência, a retomada do setor de forma segura e traçaram cenários para a pós-pandemia. Representantes de várias regiões do mundo destacaram a necessidade de se pensar em políticas de mobilidade segura e turismo sustentável. O ministro Gilson Machado Neto reforçou a necessidade de se criar um protocolo único de saúde em todo o mundo.

Sem duvidas o turismo é responsável por cerca de um em cada dez empregos em todo o mundo e ajudou a criar um em cada quatro empregos entre 2014 e 2019, segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, citados pela atual presidência do G20, que atualmente é assumida pela Itália. Em 2020, o turismo era um dos setores mais afetados pela pandemia e ainda não se recuperou, pois muitos países ainda mantêm suas fronteiras fechadas para evitar a propagação do novo coronavírus.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou, durante sua participação no evento, que vivemos o momento de estabelecer parâmetros para reativar o turismo e unificar protocolos de saúde entre os países. “Vejo no desenvolvimento de um protocolo único, simples e objetivo entre todos os países, uma ótima maneira de recuperar e retomar o turismo em nossos países de forma segura e eficiente para todos”, afirmou. Por fim, o ministro brasileiro destacou a importância da sustentabilidade no turismo e as tendências para o período pós-pandêmico. “Nesse momento em que todo mundo aqui fala em sustentabilidade, quero dizer que somos o país mais preservado do mundo: 66% do nosso território e 87% da Amazônia é o mesmo de quando Jesus Cristo veio à terra. Apenas 3% da emissão de poluentes ocorre aqui ”, concluiu Machado Neto.

TURISTAS VACINADOS

A Comissão Europeia propôs aos Estados-membros uma flexibilização das atuais restrições às viagens não essenciais para a União Europeia, sugerindo que seja permitida a entrada a cidadãos de outros países já vacinados contra a Covid-19. A proposta deverá ser analisada pelos Estados-membros na próxima quarta-feira (5), em uma reunião dos embaixadores dos 27 integrantes da UE, atualmente sob presidência portuguesa. Segundo a comissão, os Estados-membros poderão considerar a criação de um portal que permita aos viajantes solicitar o reconhecimento de um certificado de vacinação emitido por um país, como prova confiável de vacinação e/ou para a emissão de um Certificado Verde Digital.


Veja também:

08/06/2021
Medidas emergenciais garantidas até a completa vacinação da população adulta
Em reunião no Planalto, Sebrae e CACB apresentaram ao Governo Federal agenda em prol da sobrevivência dos pequenos negócios e retomada da economia
03/06/2021
Selo Turismo Responsável completa 1 ano e atende à demanda do novo perfil de turista no pós-pandemia
Iniciativa, pioneira no mundo em protocolos de biossegurança, é essencial para a retomada segura das atividades e atende aos anseios de um turista mais consciente
03/06/2021
Governo Federal sanciona Pronampe, 20% deste total (dos R$ 5 bilhões) devem ser destinados ao setor de eventos
Valor pode subir para R$ 25 bilhões com apoio de bancos públicos e privados
01/06/2021
ABEAR e IATA debatem certificado digital de vacinação em Audiência Pública na Câmara
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) debateram dia 14 de maio, em Audiência Pública na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 1.158/2021, de autoria do deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP), que propõe a criação do passaporte sanitário de Covid-19.
Newsletter
Receba as novidades