Canais
Políticas do Turismo
publicado em 19 de julho de 2011 - 22h36

MTur qualificará profissionais do setor e pessoas com deficiência

Da Redação

Uma simples atitude pode fazer toda a diferença. Profissionais das áreas de hospedagem, alimentação, transporte, receptivo, lazer e entretenimento serão qualificados para atender pessoas com deficiência tendo em vista a Copa do Mundo FIFA 2014, os Jogos Olímpicos e os Paraolímpicos de 2016.  A ação faz parte do Bem Receber no Turismo Acessível lançado, nesta quinta-feira (14/07), durante o 6° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, no Anhembi, em São Paulo (SP).

“Pessoas com deficiência com certeza nos visitarão durante os eventos esportivos e queremos atender com excelência esses turistas”, ressaltou o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins. O curso é uma parceria do Ministério do Turismo e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para todo o país, serão oferecidas três mil vagas em cursos à distância.

O curso contemplará também pessoas com deficiência interessadas em atuar no mercado do turismo. O objetivo é sensibilizar, além dos profissionais do setor, os empregadores no cumprimento da legislação, que prevê reserva de vagas no mercado. A Fapeu produzirá materiais adaptados para as pessoas com deficiência que se interessarem em fazer o curso.

“A nós, cabe muito pouco: dar condições para essas pessoas se superarem e desenvolverem suas atividades”, destacou Martins. O deficiente visual, Marcelo Panico, enfatizou, durante o lançamento, a importância do trabalho conjunto para “quebra de barreiras, principalmente, as que dizem respeito às atitudes”.

No ato da inscrição, o aluno indicará se a deficiência é motora, visual ou outra. Quem tiver interesse em participar, pode realizar a pré-inscrição, no estande do Bem Receber Copa do 6° Salão do Turismo ou pelo endereço www.turismo.gov.br/ead . Somente no primeiro dia, 360 pessoas realizaram a pré-inscrição no estande do Salão.

Veja também:

13/01/2021
Governo Federal prorroga até outubro prazo para reembolso de passagens aéreas
Prazo, que ia até o dia 31 de dezembro, foi estendido para o final de outubro
09/12/2020
Gilson Machado assume ministério no lugar de Marcelo Álvaro Antônio, exonerado por Jair Bolsonaro
A nomeação do pernambucano Gilson Machado para o Ministério do Turismo foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (10).
09/12/2020
Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio é demitido
Demissão foi oficializada em reunião na tarde desta quarta-feira, no Palácio do Planalto
30/11/2020
COVID19: Estado de SP retorna para fase amarela.
Ventos sentados estão mantidos, feiras (eventos em pé) estão proibidas.
Newsletter
Receba as novidades