Mensagem conjunta dos Convention Bureaus da América Latina e do Caribe em apoio ao Setor de Eventos

O objetivo desta comunicação é levantar algumas preocupações que afligem os empreendedores que representamos e gerar propostas que possam atenuar a situação do setor empresarial.

Como associação representativa das 171 organizações latino-americanas de marketing de destino que fazem parte do setor de turismo de reuniões e eventos, entendemos que a realidade da Pandemia Global gerada por ocasião do COVID-19, é hora de focar na saúde das pessoas: família, amigos, pessoal que trabalha em nossas equipes, nas empresas parceiras de cada organização, bem como futuros participantes de congressos, convenções, programas de incentivo e eventos internacionais, nacionais e locais, pensando no bem-estar da comunidade como um todo.

Também alertamos que, depois de sair dessa situação de Emergência de Saúde, a Emergência Econômica deve ser declarada e, no nosso caso, nos referimos à representação das mais de 15.000 (quinze mil empresas) associadas por meio de nossos Escritórios Membros, que estão passando por uma grande crise econômica e produto financeiro do Coronavirus COVID-19, que paralisou o setor de turismo e eventos globalmente, antecipando também uma crise social global.

Juntamos a declaração da Organização Mundial de Turismo (OMT/UNWTO) sobre a avaliação do impacto do COVID-19 no turismo internacional, que refere, entre outras mensagens-chave: “O impacto do surto de COVID-19 será, sem dúvida, sentido em toda a cadeia de valor do turismo. Espera-se que as pequenas e médias empresas sejam particularmente afetadas. É feita uma chamada para medidas de apoio e recuperação para o setor de turismo nos países mais afetados”; https://www.unwto.org/impact-assessment-of-the-covid-19-outbreak-on-internationaltourism.

Concordamos com o que foi comunicado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), que expressou sua preocupação em exigir uma ação imediata dos governos para:

1. Conceder ajuda financeira para proteger a renda de milhões de trabalhadores do setor que enfrentam sérias dificuldades econômicas

2. Conceder empréstimos ilimitados e sem juros a empresas globais de viagens e turismo, bem como a milhões de pequenas e médias empresas para impedir que entrem em colapso

3. Eliminar todos os impostos e taxas governamentais para a indústria do turismo com efeito imediato por pelo menos os próximos 12 meses

Por esse motivo, e tendo em vista que o turismo e os eventos geram desenvolvimento econômico, educacional e social, apelamos aos governos da América Latina e do Caribe que apoiem os diferentes setores que compõem a cadeia de valor do setor de turismo e eventos, representadas de acordo com os seguintes detalhes:

1. Estabelecimento de alojamentos (hotéis, resorts, alojamentos em geral)

2. Centros de Eventos, Espaços para Convenções e Exposições, Públicos e Privados

3. Locais alternativos para eventos de todos os tipos

4. Estabelecimentos Gastronômicos (Restaurantes, Serviços de bufê, Bares e similares)

5. Operadores e Agentes de Viagem

6. Operadores de transporte aéreo

7. Operadores de transporte terrestre

8. Operadores de transporte ferroviário

9. Operadores de transporte naval

10. Organizadores de congressos e eventos profissionais

11. Organizadores de eventos sociais e casamentos

12. Fornecedores especializados da indústria de reuniões e eventos:

a. Empresas de Produção e Aluguel de Equipamentos Audiovisuais e Shows

b. Serviços de tradução

c. Serviços de montagem de exposições e feiras

d. Serviços de Credenciamento e Registro

e. Empresas de produção de aplicativos móveis para congressos e eventos

13. Empreendedores da cadeia de valor

a. Organizadores de passeios diversos

b. Fornecedores de turismo de aventura

c. Guias de turismo

14. Micro, pequenas e médias empresas ligadas ao turismo e eventos

15. Outros membros da cadeia de valor vinculados a empreendimentos familiares

16. Centros de compras, shopping centers e lojas/comercio em geral

17. Publicações e revistas especializadas na indústria de turismo, reuniões e eventos

Conhecemos a intenção e o compromisso que os diferentes governos latino-americanos têm com a nossa indústria, que valorizamos e acompanhamos nos momentos difíceis que todos os países enfrentam.

O objetivo desta comunicação é levantar algumas preocupações que afligem os empreendedores que representamos e gerar propostas que possam atenuar a situação do setor empresarial.

Aqui estão nossas propostas:

1. Diferimento e postergação de obrigações fiscais, impositivas e tributárias em cada um dos países

2. Ações de financiamento sustentável para CVBs e organizações de destino: solicitamos a ação dos governos para gerar legislação que permita que CVBs e organizações de marketing, gestão e desenvolvimento destino latino-americanos tenham recursos genuínos por meio de "Contribuições Voluntárias" ou "Contribuições Obrigatórias/Compulsórias", conforme a definição de cada país, aplicável aos visitantes, para financiar as ações de recuperação do setor para os destinos na região.

3. Situação de emprego: os empreendedores que representamos podem ser empresas com mais de 100 funcionários, porém, a grande maioria são empresas familiares, micro, pequenas e médias empresas. Atualmente, a paralisia da atividade econômica turística significa que não há solvência necessária para manter o pagamento dos salários por vários meses sem rentabilidade. A única alternativa atual, de aprovar ou antecipar férias, corresponde à suspensão de contratos, o que permitirá que o atual contrato de trabalho seja mantido com o pagamento dos respectivos benefícios sociais. Por que não pensar, então, em um subsídio semelhante ao seguro desemprego, que permita a esses trabalhadores, cujo contrato está/será suspenso, manter um mínimo vital enquanto o mercado se recupera e possam retornar ao trabalho?

4. Adiamento do pagamento de créditos bancários: Solicitamos sinceramente que, por ordem dos Governos, os bancos congelem a exigência de pagamento de créditos e juros por pelo menos seis meses, após o qual os pagamentos serão retomados sem que isso implique refinanciamento ou cobrança de juros, e igualmente sem que a inadimplência ou suspensão de pagamentos implique em relatos às agências de crédito e risco.

5. Gerenciamento de créditos de companhias aéreas internacionais: Solicitamos que os governos busquem formas de vincular entidades financeiras multilaterais, como o Banco Mundial ou outras de tamanho semelhante ao processo, para que possam conceder créditos às companhias aéreas com o apoio dos governos. É claro que um processo de falência na bandeira das companhias aéreas será refletido em um país isolado, com uma indústria do turismo que não poderá gerar uma reativação, e isso deve ser fortemente evitado.

6. Créditos e subsídios para empresas do setor de reuniões devido a operações fechadas: empresas do setor de turismo e eventos que enfrentam a pandemia COVID-19 foram forçadas a fechar completamente suas instalações, o que exige dar continuidade à pagamentos de compromissos, funcionários, crédito nacionais e internacionais, todos relacionados à operação e funcionamento dos mesmos, entre muitas outras atividades que devem continuar - apesar da emergência do COVID-19. Solicitamos aos Ministérios das Finanças, Economia, Turismo, Trabalho e/ou Produção dos diferentes países da América Latina e do Caribe, que determinem o mais rápido possível os procedimentos e regulamentos para que cada uma de nossas empresas possa receber esses benefícios, para que alcancem efetivamente as empresas legalmente registradas e habilitadas do turismo e eventos.

7. Congelamento de arrendamentos e/ou aluguéis: a maioria de nossos associados paga arrendamentos/alugueis comerciais e, tendo em vista a quarentena obrigatória ditada e ordenada por todos os governos, as atividades de bares e restaurantes possuem produtividade zero, o que os deixa em uma situação de incapacidade de pagamento - não quer dizer que estes empresários não queiram, mas que realmente não podem fazê-lo.

Estamos confiantes de que a importância de nosso setor como desenvolvedor e promotor das economias regionais será levada em consideração e já estamos convencidos de que nossas propostas serão analisadas para fornecer uma resposta imediata aos nossos constituintes.


Fonte: assessoria