Ministério do Turismo e Sebrae lançam programa para ampliar o fluxo turístico de quatro regiões fluminenses

Programa Investe Turismo fortalecerá os pequenos negócios em 11 destinos turísticos do estado.




As cidades do Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Nova Friburgo, Paraty, Petrópolis, Rio das Ostras, Saquarema e Teresópolis serão atendidas pelo Programa Investe Turismo. O convênio, firmado entre o Sebrae, Ministério do Turismo e a Embratur, visa fomentar ao setor, com ampliação do fluxo turístico internacional, promovendo a convergência de ações e investimentos para acelerar o desenvolvimento social e econômico destes destinos. O lançamento do programa será na próxima terça-feira, dia 7 de maio, das 10h às 13h, no CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Praça Tiradentes, 69, Centro), com as presenças do Secretário Estadual de Turismo, Otávio Leite; do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Rio, Antônio Florêncio de Queiroz Junior; do presidente da RioTur, Marcelo Alves, e dos diretores Sérgio Malta (de Desenvolvimento do Sebrae Rio ) e Philippe Campelo (do Rio Convention&Visitors Bureau); além de representantes do trade, do Sebrae Nacional, da Embratur e Ministério do Turismo.

O objetivo do Investe Turismo é estimular a competitividade e a inovação no setor, fortalecer às micro e pequenas empresas, fomentar a geração de empregos, renda e inclusão social, além de provocar a transformação em destinos turísticos, com a convergência de investimentos públicos e privados, tendo como pano de fundo a estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes — governança, tecnologia, experiência e sustentabilidade.

No Estado do Rio de Janeiro, o programa contemplará as regiões da Costa do Sol, Costa Verde, Serra Verde Imperial e Metropolitana que farão parte do plano de ação que busca a excelência da prestação de serviços, atraindo um número cada vez maior de turistas para os destinos selecionados.

O Sebrae investirá em ações sustentáveis, análises de mercados, estudos de viabilidade e educação empreendedora, para aumentar a competitividade e a representatividade dos pequenos negócios nos mercados internacionais e nacionais. Entre as ações listadas, estão: a ocupação criativa de espaços públicos (Urban Hackings); a realização de desafios tecnológicos (hackathons); a elaboração de novos produtos e roteiros; a promoção em feiras e eventos, como o Visit Brasil e visitas de benchmarking; a participação em rodadas de negócios; o fortalecimento da governança e acesso a crédito (Prodetur e Fungetur).

Programação

10h – Welcome coffee

10h30 – Abertura – Boas-vindas do Sebrae

10h40 – Palestra “O Turismo e os Desafios para o Mercado - O Potencial de Desenvolvimento do Rio de Janeiro”

Philippe Campelo | Diretor do Rio Convention Visitors & Bureau

11h – Apresentação do Projeto Investe Turismo

11h10 – Painel de debates

Sérgio Malta | Diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio

Otávio Leite | Secretário Estadual de Turismo

Marcelo Alves | Presidente da Riotur

Philippe Campelo | Diretor do Rio Convention Visitors & Bureau

11h45 – Encerramento

SERVIÇO

Lançamento Projeto Investe Turismo

Convênio Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae

Data: 7 de maio

Horário: 10h às 13h

Local: CRAB – Centro Sebrae

Fonte: assessoria