OMT e OMS pedem responsabilidade e coordenação em relação ao Coronavírus

O setor de turismo tem o firme compromisso de atuar em cooperação internacional para contribuir efetivamente para conter o COVID-19.





Diante do atual surto de doença por coronavírus (COVID-19) que continua a se desenvolver, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Mundial de Turismo (OMT) permanecem comprometidas em colaborar para orientar a resposta do setor de viagens e turismo para COVID-19.

Em 30 de janeiro de 2020, o Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de COVID-19 como uma emergência para a saúde pública de importância internacional e promulgou um conjunto de recomendações temporárias. A OMS não recomendou nenhuma restrição de viagem ou comércio, com base nas informações disponíveis no momento.

A OMS trabalha em estreita colaboração com especialistas globais, governos e parceiros para expandir rapidamente o conhecimento científico sobre esse novo vírus, monitorar a disseminação e virulência do vírus e aconselhar os países e à comunidade global sobre medidas para proteger a saúde e prevenir a propagação do surto.

COOPERAÇÃO É CHAVE

O setor de turismo tem um firme compromisso de pensar primeiro e principalmente nas pessoas e no seu bem-estar, e a cooperação internacional é vital para garantir que o setor possa contribuir efetivamente para conter o COVID-19.

A OMT e a OMS trabalham em estreita colaboração entre si e com outras partes para ajudar os Estados a garantir que as medidas de saúde sejam estabelecidas de maneira a minimizar qualquer interferência desnecessária no tráfego e comércio internacional.

A resposta do turismo deve ser medida, consistente e proporcional à ameaça à saúde pública e deve ser baseada em uma avaliação de risco local, levando em consideração cada elo da cadeia de valor do turismo - entidades públicas, empresas privadas e turistas - em sintonia com as diretrizes e recomendações gerais da OMS.

A OMT e a OMS estão preparadas para trabalhar em estreita colaboração com todas as comunidades e países afetados pela atual emergência sanitária, para construir um futuro melhor e mais resiliente. Impor restrições de viagem além disso pode promover interferências desnecessárias no tráfego internacional e impactar negativamente o setor de turismo.

Nos tempos difíceis que estamos passando, a OMT e a OMS se juntam à comunidade internacional para mostrar sua solidariedade com os países afetados.

Fonte: assessoria