Canais
Políticas do Turismo
publicado em 29 de fevereiro de 2020 -  1h19

OMT e OMS pedem responsabilidade e coordenação em relação ao Coronavírus

O setor de turismo tem o firme compromisso de atuar em cooperação internacional para contribuir efetivamente para conter o COVID-19.

Da Redação





Diante do atual surto de doença por coronavírus (COVID-19) que continua a se desenvolver, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Mundial de Turismo (OMT) permanecem comprometidas em colaborar para orientar a resposta do setor de viagens e turismo para COVID-19.

Em 30 de janeiro de 2020, o Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de COVID-19 como uma emergência para a saúde pública de importância internacional e promulgou um conjunto de recomendações temporárias. A OMS não recomendou nenhuma restrição de viagem ou comércio, com base nas informações disponíveis no momento.

A OMS trabalha em estreita colaboração com especialistas globais, governos e parceiros para expandir rapidamente o conhecimento científico sobre esse novo vírus, monitorar a disseminação e virulência do vírus e aconselhar os países e à comunidade global sobre medidas para proteger a saúde e prevenir a propagação do surto.

COOPERAÇÃO É CHAVE

O setor de turismo tem um firme compromisso de pensar primeiro e principalmente nas pessoas e no seu bem-estar, e a cooperação internacional é vital para garantir que o setor possa contribuir efetivamente para conter o COVID-19.

A OMT e a OMS trabalham em estreita colaboração entre si e com outras partes para ajudar os Estados a garantir que as medidas de saúde sejam estabelecidas de maneira a minimizar qualquer interferência desnecessária no tráfego e comércio internacional.

A resposta do turismo deve ser medida, consistente e proporcional à ameaça à saúde pública e deve ser baseada em uma avaliação de risco local, levando em consideração cada elo da cadeia de valor do turismo - entidades públicas, empresas privadas e turistas - em sintonia com as diretrizes e recomendações gerais da OMS.

A OMT e a OMS estão preparadas para trabalhar em estreita colaboração com todas as comunidades e países afetados pela atual emergência sanitária, para construir um futuro melhor e mais resiliente. Impor restrições de viagem além disso pode promover interferências desnecessárias no tráfego internacional e impactar negativamente o setor de turismo.

Nos tempos difíceis que estamos passando, a OMT e a OMS se juntam à comunidade internacional para mostrar sua solidariedade com os países afetados.

Fonte: assessoria

Notícias Relacionadas

11/03/2020
Cruzeiros: Inferno em Alto Mar - Parte 3
Destinos populares de todo o mundo declaram guerra a cruzeiros predadores que invadem diariamente cidades sem trazer benefícios reais.
05/03/2020
Smart City Expo Curitiba já tem plano de segurança contra transmissão de vírus nos dois dias do evento
Medidas preventivas e tecnológicas estão previstas para garantir conforto às cerca de 10 mil pessoas que devem participar nos dias 26 e 27 da feira e do congresso.
05/03/2020
Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Turismo debate Coronavírus
Encontro reforçou empenho do MTur para informar trade turístico sobre ações adotadas pelo Governo Federal.
05/03/2020
Medo do coronavírus adia shows, cancela gravações e altera rota de artistas pelo mundo
BTS fez alerta aos fãs, gravações de 'Missão impossível' na Itália foram canceladas e mercado da moda está preocupado.
05/03/2020
37º Congresso Anual da Cocal é adiado
Evento estava previsto para os dias 9 a 12 de março em Lima, Peru.
05/03/2020
Salão do Automóvel de São Paulo deve ser adiado para 2021
Ausência de marcas importantes e dólar alto estimularam decisão.
03/03/2020
CORONAVÍRUS: Regras adicionais de saúde e segurança para o SaaStr Annual 2020
Se você estiver doente, esteve doente ou esteve na China, Coreia ou Itália nos últimos 60 dias, não vá ao SaaStr Annual 2020. Você não poderá entrar no local.
03/03/2020
IATA solicita suspensão global das regras de slot devido a coronavírus
O não cumprimento significa que a companhia aérea perde seu direito ao slot na próxima temporada equivalente.
02/03/2020
FOHB divulga Cartilha sobre Casos de Coronavírus (suposto ou confirmado)
Aja rapidamente: a primeira hora é a mais crítica. Procure por eficácia. Esta é uma situação delicada que deve ser controlada através do trabalho em equipe.
02/03/2020
Eventos não devem ser suspensos, afirmam especialista e Ministério da Saúde
Dr. David Uip falou ao mercado do Live Marketing em entrevista para a AMPRO no último dia 1º.

Veja também:

05/04/2020
Mensagem conjunta dos Convention Bureaus da América Latina e do Caribe em apoio ao Setor de Eventos
O objetivo desta comunicação é levantar algumas preocupações que afligem os empreendedores que representamos e gerar propostas que possam atenuar a situação do setor empresarial.
24/03/2020
Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e Entretenimento envia ofício a Paulo Guedes
O ofício alerta que o combate ao vírus traz como consequência um “rastilho de pólvora” que pode aniquilar com vários setores, milhares de empresas e milhões de empregos e oportunidades.
11/03/2020
Governo lança nota interministerial para orientar consumidor sobre coronavírus
Documento reforça recomendação de tranquilidade e esclarece questões relativas a serviços como transporte aéreo e pacotes de viagem.
13/02/2020
Governo do Rio estende prazo para pagamento de ICMS em novo Decreto de diferimento para eventos
Decreto é fruto de ampla negociação da ABEOC Brasil em conjunto com a ASSERJ – Associação de Supermercadistas do Estado do Rio de Janeiro.
Newsletter
Receba as novidades