Canais
Políticas do Turismo
publicado em 10 de maio de 2021 - 14h32

OMT e ministros do Turismo de países das Américas se unem para o relançamento do turismo na região

Encontro reuniu representantes dos principais destinos, incluindo o Brasil

Da Redação
 Ministros do Turismo de países das Américas

O ministro do turismo da República Dominicana, David Collado, em conjunto com outros 15 ministros de Turismo e quatro vice-ministros de diferentes países da América Latina, estabeleceram os acordos e mecanismos de colaboração para o relançamento do turismo na região, em uma reunião convocada pela OMT (Organização Mundial do Turismo). A abertura do evento foi liderada pelo presidente da República Dominicana, Luis Abinader, e realizada em Punta Cana, um dos principais destinos turísticos do país.

Os líderes de turismo das Américas se comprometeram em reativar o turismo de maneira conjunta, fazendo do setor uma prioridade geral e adotando protocolos internacionais. Essa reativação aposta na inovação e na transformação digital, assim como em seguir avançando no turismo sustentável e reforçar os mecanismos de apoio aos profissionais e empresas afetadas pela pandemia.

Ao dar início à reunião, o secretário geral da OMT, Zurab Pololikashvili, reconheceu a excelente gestão da República Dominicana como destino turístico durante a pandemia e enfatizou que “a reconquista da confiança dos viajantes é o primeiro e importante passo para retomar o turismo, levar esperança a milhões de pessoas nas Américas e impulsionar a recuperação em geral”.

Dando as boas-vindas aos ministros e representantes do turismo das Américas, o presidente da República Dominicana, Luis Abinader, destacou o rol da OMT como catalizador de inovação e sinergias, e convocou os presentes a se fortalecerem como destino compartilhado, como região, por meio da união, determinação, foco e visão em conjunto. Por sua vez, o ministro do turismo da República Dominicana, David Collado, pontuou que o setor gera oportunidades de emprego a mais de 500 mil famílias e contribui com 15% do Produto Interno Bruto do país. Além disso, reforçou o compromisso “com os dominicanos, com os colaboradores do setor e com os milhões de turistas que aguardam ansiosos a oportunidade de conhecer os encantadores destinos da República Dominicana”.

A restauração da confiança nas viagens, a proteção das empresas e postos de trabalho e a garantia de que os benefícios da atividade de reativação do turismo sejam sentidos muito além do próprio setor, foram alguns dos principais temas de debate, no qual marcaram presença, além do ministro do Turismo do Brasil, Gilson Machado, os ministros e vice-ministros de turismo da Colômbia, Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Panamá, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. Representantes de outros países participaram de forma virtual, como Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Nicarágua e Peru. As reuniões foram realizadas sob a coordenação, como país anfitrião, do Ministério de Turismo de República Dominicana e contou com a participação de representantes da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), a Autoridade de Aviação Civil Internacional (OACI) e a Associação de Hotéis e Turismo da República Dominicana, entre outros órgãos do setor.

No encerramento da reunião, os participantes firmaram a Declaração de Punta Cana, mediante a qual os líderes da região se comprometem em fazer do turismo um pilar do desenvolvimento sustentável e garantir um plano de ação eficaz e pertinente de recuperação pós-Covid.

 Reunião ministros do Turismo de países das Américas


Fonte: Assessoria

Veja também:

08/06/2021
Medidas emergenciais garantidas até a completa vacinação da população adulta
Em reunião no Planalto, Sebrae e CACB apresentaram ao Governo Federal agenda em prol da sobrevivência dos pequenos negócios e retomada da economia
03/06/2021
Selo Turismo Responsável completa 1 ano e atende à demanda do novo perfil de turista no pós-pandemia
Iniciativa, pioneira no mundo em protocolos de biossegurança, é essencial para a retomada segura das atividades e atende aos anseios de um turista mais consciente
03/06/2021
Governo Federal sanciona Pronampe, 20% deste total (dos R$ 5 bilhões) devem ser destinados ao setor de eventos
Valor pode subir para R$ 25 bilhões com apoio de bancos públicos e privados
01/06/2021
ABEAR e IATA debatem certificado digital de vacinação em Audiência Pública na Câmara
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) debateram dia 14 de maio, em Audiência Pública na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 1.158/2021, de autoria do deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP), que propõe a criação do passaporte sanitário de Covid-19.
Newsletter
Receba as novidades