Plano de Desenvolvimento do Turismo é apresentado no CDES-RS

Durante o encontro foi exposto aos conselheiros as principais ações e estratégias desenvolvidas pela Setur ao longo da gestão.
A titular da pasta salientou a oportunidade de apresentar a política pública do turismo ao Conselhão




O Plano de Desenvolvimento do Turismo no Rio Grande do Sul foi apresentado pela Secretária do Turismo, Abgail Pereira, para os integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), nesta sexta-feira (26), em Porto Alegre. Na reunião da Câmara Temática Copa 2014, os conselheiros puderam conhecer detalhes do documento que norteia a política da secretaria e que visa o turismo como vetor de desenvolvimento do Estado.

Durante o encontro foi exposto aos conselheiros as principais ações e estratégias desenvolvidas pela Setur ao longo da gestão, tais como os eixos estratégicos, o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), os Encontros Regionais RS Mais Turismo, o Conselho Estadual do Turismo (Conetur), além do plano de Marketing com vistas à promoção do Rio Grande do Sul no mercado nacional e internacional.

A titular da pasta salientou a oportunidade de apresentar a política pública do turismo ao Conselhão, além de proporcionar o debate para que os participantes contribuam na agregação de valor à atividade turística no Estado.

O Plano de Desenvolvimento do Turismo, desenvolvido a partir das onze Conferências Regionais e cinco temáticas realizadas em 2011, apontou 10 eixos estratégicos e 5 desafios para o crescimento do setor no Estado, como implantar o sistema de Gestão do Turismo, preparar o RS para captar grandes eventos, aumentar a competitividade das regiões turísticas, posicionar o produto turístico gaúcho dentro e fora do país e fomentar o empreendedorismo, a inovação e a qualificação do serviços turísticos. Umas das metas apresentadas é aumentar o número de empresas do setor de 18,7 mil para 21 mil até 2015.

Além disso, Abgail destacou os produtos e destinos turísticos gaúchos, como Porto Alegre, Serra Gaúcha, Praias, Missões, Parques Naturais, Pampa Gaúcho e Eventos e Festas Populares, que foram definidos no Plano de Marketing como prioritários para a promoção do Estado. “Um destino turístico só é bom para o turista, se é bom para quem vive nele” afirmou a secretária, ao se referir ao olhar que se deve ter do turismo a partir da diversidade das regiões de norte ao sul do Estado.

Copa 2014

Além da apresentação do Plano Diretor do Turismo, o encontro teve como pauta central as oportunidades que serão geradas com a realização da Copa no Estado. Para o secretário do CDES-RS, Marcelo Daneris, os dois temas são de grande relevância e acredita que seja importante ouvir os demais conselheiros. “Aqui estamos fazendo o processo de reinstalação da câmara temática da Copa. As câmaras são grupos de trabalho em que são trazidos temas para que haja um aprofundamento do assunto. Visamos estabelecer diálogos com diversos atores da sociedade, representados pelos conselheiros, na busca de uma harmonia e o acompanhamento sobre o assuntos que as secretarias estão tratando. Nesta, estamos voltados para o legado da Copa e o turismo”, avaliou.

A conselheira Marta Rossi registrou na reunião a importância do RS ter os planos de Desenvolvimento e de Marketing e defendeu a necessidade do aumento no orçamento da pasta, além disso destacou que o turismo deve ter maior atenção por parte da governança.

Fonte: Ascom