Porto Alegre dá a largada para a Casa Mercosul do Turista‏

A referência ao Mercosul visa a estimular a aproximação da Capital com os países da região.




A Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) de Porto Alegre assinou hoje, 18, a ordem de início para realização do projeto executivo da Casa Mercosul do Turista, que transformará a atual sede do órgão num grande centro de atendimento e recepção dos visitantes da Capital. A área de aproximadamente 2 mil m² contará com cafeteria, serviço de internet, revistaria, quiosque de venda de souvenirs, um Centro de Informações Turísticas, venda de bilhetes do city tour Linha Turismo, minipalco, fogo de chão, salão multiuso para exposições e eventos, entre outros serviços.

“Será um diferencial competitivo do turismo porto-alegrense uma vez que são raros os lugares que contam com um espaço da qualidade e nas dimensões que teremos”, avaliou o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, na assinatura que autoriza a VRP Arquitetura Estratégia, vencedora da licitação, a iniciar o trabalho.

Ainda de acordo com Moraes, a referência ao Mercosul visa a estimular a aproximação da Capital com os países da região. “Embora Argentina e Uruguai sejam os principais emissoras de visitantes para o Brasil, Porto Alegre e Rio Grande do Sul não fazem parte da rota desses turistas, que buscam principalmente destinos no litoral. Nosso objetivo é ampliar a interação com as cidades destes países, já iniciada por meio da Unidade de Turismo Rede Mercocidades que coordenamos, e mostrar que Porto Alegre e o estado têm muitas opções de turismo cultural e de lazer”, afirmou.

A Casa Mercosul do Turista é uma obra que leva o selo Copa 2014 e está entre as categorias previstas na Matriz de Responsabilidades do Ministério do Turismo para o Mundial. Os recursos para o projeto executivo, de R$ 228.177,30, foram captados junto ao Ministério do Turismo onde também estão assegurados mais R$ 6,5 milhões para a implantação da nova estrutura de recepção e acolhimento de turistas.

De acordo com os diretos da VRP, arquitetos Vlademir Roman e Rodrigo Poltosi, o projeto básico da Casa Mercosul deverá estar concluído no final de fevereiro próximo, e o projeto executivo, em abril. A partir daí será aberta nova licitação para a execução da obra, cujo prazo estimado é de 12 meses, a tempo de atender o fluxo de visitantes da Copa.

Fonte: SMTUR

Fonte: Ascom