RS quer ser modelo no desenvolvimento do turismo

Na pauta em Brasília foi discutido o apoio para realização de novas press trips, roadshows e workshops voltados para mercados como Peru, Colômbia, Uruguai, Argentina e Estados Unidos e a divulgação do centenário do espumante brasileiro que será comemorado na Festa Nacional do Champagne (Fenachamp), no município de Garibaldi, em outubro.
Secretárias Ivane Fávero, Abgail Pereira e Adriana de Lucena com o presidente da Embratur, Flávio Dino



A secretária de Turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira, e representantes dos municípios gaúchos, apresentaram projetos estratégicos e inovadores para o desenvolvimento do turismo do Rio Grande do Sul para 2013, e pedir o apoio da Embratur para a realização de ações de promoção internacional do estado.

Na pauta, foi discutido o apoio para realização de novas press trips, roadshows e workshops voltados para mercados como: Peru, Colômbia, Uruguai, Argentina e Estados Unidos. Discutiu-se ainda sobre uma press trip específica para divulgação do centenário do espumante brasileiro que será comemorado na Festa Nacional do Champagne (Fenachamp), no município de Garibaldi, em outubro.

Outro tema abordado na reunião foi a participação da Setur/RS, no estande do Brasil, na 33ª edição da Feira Internacional de Turismo de Cuba, a FIT-CUBA, que será realizado entre os dias 07 a 11 de maio, onde o estado pretende se apresentar como destino de enoturismo.

“Estamos trabalhando em conjunto com o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e gostaríamos de um espaço para degustação de vinhos. Além disso, seria importante participar cada vez mais das discussões entre Embratur e Ibravin, com o intuito de fortalecer nosso estado como principal destino de enoturismo do país”, disse a secretária.

Ainda na oportunidade, os representantes falaram sobre a data (02 de dezembro de 2013) que será comemorado os 30 anos em que o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, que fica localizado em São Miguel das Missões, recebeu da Unesco, o título de Patrimônio da Humanidade.

O território dos 30 povos missioneiros abrange o Rio Grande do Sul, a província de Missiones, na Argentina e o Paraguai. “Esses dois países tem desenvolvido programas de qualificação e valorização dos seus patrimônios e buscam uma integração maior com o Brasil”, contou Abgail.

A programação da data comemorativa incluirá seminário internacional com representantes e estudiosos da Argentina e Paraguai e agenda de shows com artistas renomados e de impacto na mídia, contribuindo para a divulgação do produto de turismo cultural. A data coincide com a semana do município, tradicionalmente organizada pela Prefeitura Municipal na 1ª semana de dezembro.

Por último, foi apresentado ao presidente da Embratur um projeto do Instituto Tarcísio Michelon, de apoio ao II Simpósio Internacional de Escultores, evento previsto para acontecer em outubro de 2013, no município de Bento Gonçalves, na serra gaúcha. O projeto está alinhado com a produção associada ao turismo contemplando visitas às pedreiras de Bento Gonçalves.

Estavam presentes na reunião, a secretária de turismo de Garibaldi, Ivane Fávero, Tarcísio Michelon,que preside o Instituto que leva o seu nome, o Diretor de Roteiros da Amturvales, Rafael Fontana e a secretária de turismo de Caxias do Sul, Adriana de Lucena.

A secretária de Turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira, e representantes dos municípios gaúchos, apresentaram projetos estratégicos



Assessoria de Imprensa/Embratur

Fonte: Embratur e secretaria Estadual de Turismo