Rio Grande do Sul entra na reta final de preparação para a Copa 2014

Todas as obras necessárias já estão encaminhadas e, em algumas áreas, a preparação do Executivo já entra na reta final.



A exatamente um ano para o início da Copa do Mundo de 2014, o Governo do Estado contabiliza uma série de investimentos para a realização do megaevento. Todas as obras necessárias já estão encaminhadas e, em algumas áreas, a preparação do Executivo já entra na reta final. O planejamento opera para que os cerca de 50 mil turistas estrangeiros que circularão no Rio Grande do Sul - segundo projeções do Ministério do Turismo - , encontrem um Estado equipado com alta tecnologia e profissionais de segurança qualificados.

Para a execução, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) investe R$ 79 milhões em recursos do Governo Federal para aquisição de modernos equipamentos e do Centro de Comando Integrado e Controle (CICC). A estrutura, responsável pela ligação entre diferentes setores das polícias gaúchas, será construída no prédio da SSP, e a obra deve iniciar em julho, com previsão de término para dezembro.

Entre os aparelhos, o Estado já recebeu - e utiliza - o imageador térmico aéreo, os armamentos não-letais e os desencarceradores. Até setembro, o restante do material deve chegar ao RS e, para aqueles que necessitarem de um treinamento especial para o uso, o mesmo será feito com os servidores gaúchos. O RS ainda terá um aparato antibombas e centros de comandos móveis. Além disso, até abril, os profissionais da Brigada Militar passarão por qualificações que incluem noções de segurança, turísticas e idiomas.

O Programa de Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014, promovido pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), em parceria com instituições de educação, já percorreu 140 municípios em 35 cursos e sete seminários regionais voltados, principalmente, à gestão pública. A entidade, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), promoveu uma capacitação online, com cursos gratuitos de inglês e espanhol para oito mil pessoas.

O Comitê Gestor da Copa (CGCopa), órgão vinculado à SEL, apoia os municípios gaúchos candidatos a hospedar seleções. Ao todo, 22 cidades gaúchas buscaram inclusão no caderno da Fifa. Onze cidades gaúchas estão inscritas, o que coloca o RS como o segundo Estado com maior número de CTS credenciados. Seis seleções já visitaram, de forma oficial, o Governo do Estado trabalha para auxiliar as cidades na atração de delegações.

Uma das ações planejadas é a realização de um evento, com a participação de dez delegações de países e os 11 CTS. As cidades já estão criando estruturas, não só para a Copa 2014 - como comitês temáticos -, mas obras permanentes, como o novo complexo esportivo em Gramado e um novo hotel em Lajeado. A visibilidade internacional proporcionada pelo megaevento motiva, ainda, a capacitação do setor hoteleiro. A Secretaria do Turismo (Setur) estabeleceu a meta de capacitar dez mil gaúchos até a Copa do Mundo.

Por meio do Pronatec Copa - programa da União - a Setur articulou a realização de cursos gratuitos em 16 cidades, voltados para idiomas e capacitação em serviços. Em 2014, o Estado terá 112 mil leitos na rede hoteleira - sendo cinco mil só na Região Metropolitana de Porto Alegre, e 35 novos empreendimentos estão em projeção.

Além do legado intangível, a Copa 2014 deixará no RS obras físicas fundamentais para infraestrutura. Serão investidos mais de U$S 218 milhões em obras de reforço energético, que incluem a implantação de 14 novas subestações, ampliação de outras dez e a construção de dez linhas de transmissão. Os recursos foram obtidos por meio de financiamentos internacionais. Todas as 22 obras estarão prontas até maio de 2014, sendo que cinco são consideradas fundamentais e, quatro destas, estarão concluídas em 2013.

O Governo do Estado mantém o compromisso de transparência durante a preparação. O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social (Cdes-RS) debate o tema com representantes da sociedade civil da Câmara Temática da Copa.

No site gaúcho da Copa, administrado pela Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital, além de notícias e agendas, são disponibilizados os principais documentos firmados pelo Estado. Na seção Obras da Copa são publicadas as atualizações e valores de todas as obras no Estado, incluindo os empreendimentos dos governos federal e municipal (Porto Alegre) e, ainda, do estádio Beira-Rio e Campos Oficiais de Treinamentos, como a Arena do Grêmio.

A campanha promocional "Aqui todo mundo se sente em casa" destaca a diversidade étnica encontrada no Estado e convida o mundo a conhecer o Rio Grande do Sul na Copa 2014. O Beira-Rio receberá cinco partidas da Copa 2014, entre os dias 15 a 30 de junho de 2014.

Fonte: Palácio Piratini