Setur inicia em Caxias do Sul os Encontros Regionais RS Mais Turismo

Os encontros irão auxiliar na identificação do atual ciclo de desenvolvimento de cada região.

A Secretaria de Turismo inicia na próxima terça-feira (09) uma série de 26 encontros com a finalidade de estruturar e consolidar a ação regionalizada do turismo no Rio Grande do Sul com foco na gestão, qualificação e promoção. Intitulados de Encontros Regionais RS Mais Turismo, eles irão auxiliar na identificação do atual ciclo de desenvolvimento de cada região e propor a realização de ações específicas para aumentar sua competitividade.

"Essa é uma das principais estratégias de execução do Plano Diretor do Turismo do Estado, devido a sua proposta de tratar o desenvolvimento do setor de forma descentralizada e regionalizada e com o planejamento coordenado e participativo", afirma a secretária do Turismo, Abgail Pereira.

Esse modelo de organização, que adota a região turística como referência territorial para fins de planejamento e gestão, permite a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo de forma equilibrada, considerando todas as diversidades e potencialidades dos municípios envolvidos sob a ótica do desenvolvimento integrado. Além disso, possibilita o aumento da competitividade das regiões turísticas e da qualidade dos produtos, gerando impactos positivos nas economias locais.

Os encontros regionais tem ainda como objetivo apresentar os projetos e ações desenvolvidas pela Setur e pelo Governo do Estado vinculados a cada região com base nas resoluções da Conferência Estadual de Turismo. Além disso, durante as reuniões, várias das atividades programadas serão voltadas para incentivar e apoiar o desenvolvimento de planos estratégicos e posicionamento de mercado para as regiões.

Os Encontros Regionais RS Mais Turismo ocorrerão nas 26 regiões turísticas definidas no Plano de Desenvolvimento do Turismo, que são: Uva e Vinho; Rota das Araucárias; Vale do Taquari; Porto Alegre e Delta do Jacuí; Vale do Rio Pardo; Jacuí Centro; Vale do Rio dos Sinos; Centro-Serra; Vale do Paranhana; Alto da Serra do Botucaraí; Rota do Yucumã, Hortênsias; Rota das Terras; Campos de Cima da Serra; Costa Doce; Pampa Gaúcho; Fronteira; Rota Missões; Rota do Rio Uruguai; Central; Vale Jaguari; Rota Águas e Pedras; Litoral Norte; Cultura e Tradição, e Terma e Lagos.

O primeiro encontro acontece nos dias 9 e 10 de abril, em Caxias do Sul, e reunirá os municípios da região da Uva e Vinho. No dia 11, será a vez de Lagoa Vermelha sediar a reunião com as cidades que compõem a Rota das Araucárias.

Encontros Regionais RS Mais Turismo - Região Uva e Vinho

Data: 9/4, das 10h às 17h30 e 10/4, das 8h30 às 17h30

Local: Auditório da Prefeitura de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1.333)

Municípios da Região da Uva e Vinho: Caxias do Sul, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Casca, Coronel Bicaco, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gentil, Guaporé, Marau, Monte Belo do Sul, Nova Araça, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Protásio Alves, Santa Tereza, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, São Marcos, São Valentim do Sul, Serafina Côrrea, Veranópolis, Vila Flores, Vila Maria e Vista Alegre do Prata

Encontros Regionais RS Mais Turismo - Rota das Araucárias

Data: 11/4, das 10h às 17h30

Local: Lagoa Parque Hotel - Lagoa Vermelha (BR 285 Km 192)

Municípios da Rota das Araucárias: Água Santa, Barracão, Cacique Doble, Capão Bonito do Sul, Caseiros, Ibiaçá, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Pinhal da Serra, Sananduva, Santa Cecília do Sul, Santo Expedito do Sul, São Jorge da Urtiga, São José do Ouro, Tapejara, Tupanci do Sul e Vila Lângaro.

Fonte: Ascom