Skal International obtém o selo WTTC Safe Travels

O acordo com a WTTC permite ao Skal oferecer gratuitamente a todos os nossos membros que desejam obter o Selo Safe Travels,como parte dos benefícios oferecidos pelo Skål Internacional a seus associados.

O Skäl International obteve o Selo WTTC Safe Travels, criado para os viajantes reconhecerem destinos e empresas em todo mundo que adotaram os protocolos padronizados globais de saúde e higiene para viagens seguras.

O acordo com a WTTC, permite ao Skal oferecer gratuitamente a todos os nossos membros que desejam obter o Selo Safe Travels,como parte dos benefícios oferecidos pelo Skål Internacional a seus associados.

Para anunciar e promover o acordo com o WTTC, o Skal International realizou nesta terça-feira, dia 29 de junho, um webnar com sua presidente, Daniela Otero e Ciara Gillespie, do WTTC.

Gillespie iniciou sua fala lembrando a importância de aprendermos com o passado. Das 90 crises ocorridas no período 2001/2019, 36% decorreram de Desastres Naturais; 32% de atentados Terroristas e incidentes na área de Segurança; 19% de instabilidades políticas e apenas 13% de surtos de doenças. No entanto, o tempo médio de recuperação de cada um é diferente. Enquanto os desastres naturais tem duração rápida, normalmente de um dia, o tempo médio de recuperação de 16 meses; Terrorismo e Segurança, duraram em média até dois dias e sua recuperação ocorre em 11,5 meses; Instabilidades Políticas duraram em média 10 meses e a recuperação demora 22 meses. Surtos de doença (pandemias) ocorridas nas duas décadas referidas duraram 10 meses e demoraram 19,4 meses para se recuperarem. A grande questão é a Covid-19, que já se alonga por 20 meses, quanto tempo levará sua recuperação?

Na sequencia, Gillespie apresentou um quadro demonstrando o comportamento da Economia, dos Empregos e da Indústria de Turismo no período, salientando a recuperação dos empregos na indústria de turismo que é a linha de maior crescimento do gráfico, ou seja, os empregos na indústria de turismo, no período de recuperação crescem mais do que a Economia do país e do Turismo.

Por isso, a prioridade na criação de protocolos globais, todos trabalhando juntos para conseguir protocolos de recuperação eficazes, desenvolvendo planos de ação significativos que otimizam os esforços de recuperação de todo setor. Desenvolvidos em colaboração com membros do WTTC, governos, especialistas em saúde, organizações internacionais e associações líderes da indústria. Eles levam em consideração as diretrizes mais atuais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

O SafeTravel desenvolve-se sob quatro pilares: 1. Preparação operacional e da equipe, 2. Garantir uma experiência segura, 3. Retomar a confiança e segurança e 4. Implementação de políticas de habilitação ao selo.

Em continuidade, Ciara Gillespie, explicou alguns parâmetros para obtenção do Selo de garantia de conformidade: 1. Avaliações dos protocolo, 2. Avaliações geradas pelo consumidor, 3. Selo emitido como selo internacional adicional aos selos / certificações nacionais, 4. Inspeções (aleatórias e sistemáticas) realizadas internamente e por entidades terceirizadas e, por último, 5. Autoavaliações e declarações.

Empresas qualificadas, como hotéis, restaurantes, centros de convenções, companhias aéreas, cruzeiros, operadoras de turismo, atrações, aluguéis de curto prazo, aluguel de carros, transporte de compras ao ar livre, aeroportos e eventos, poderão usar o selo assim que implementarem os protocolos de saúde e higiene delineados pelo WTTC.

Os turistas que procuram segurança e confiabilidade, com este Selo Safe Travels poderão identificar as empresas que protegem a sua saúde com diretrizes rígidas, o que é uma forma de alcançar competitividade e posicionamento nestes tempos de reabertura da atividade.

Parte dos protocolos incluem fornecer aos setores público e privado insights e kits de ferramentas para interação e implementação para garantir que as pessoas estejam e se sintam seguras, no entanto, o WTTC, nossos membros e o setor não podem garantir 100% de segurança. É fundamental ter regras comuns. Em última análise, imaginamos um futuro de viagens que seja seguro, protegido, perfeito e que forneça uma experiência autêntica e significativa para o viajante durante a viagem; um que garante o sustento de milhões de empregados e contribui para o crescimento econômico sustentável.

O processo é muito fácil e ágil, pois o selo é um guia para cada empresa aplicar esses protocolos aprovados globalmente sob sua própria responsabilidade. Observe-se que, embora os protocolos levem em consideração as diretrizes atuais da OMS e do CDC, eles são documentos vivos que atualizaremos à medida que novas informações forem disponibilizadas sobre o COVID-19.O acordo Skal/WTTC prevê a implementação de protocolos curtos para pelo menos onze setores da Indústria Viagens e Turismo, inclusive Eventos, de modo a alinhar o setor privado com padrões comuns para garantir a segurança de sua força de trabalho e dos viajantes assim que o setor alcance o novo normal. Os setores iniciais propostos são:

  1. Hotelaria
  2. Compras ao ar livre e varejo
  3. Aviação
  4. Aeroportos
  5. Cruzeiros
  6. Operadores turísticos
  7. Centros de convenções e Eventos
  8. Aluguel de automóveis
  9. Seguro
  10. Aluguel de curto prazo
  11. Turismo de Aventura