Canais
Sustentabilidade
publicado em 22 de julho de 2019 - 23h35

Suspensa a licitação para construção de Autódromo do Rio

Já existia uma decisão judicial proibindo que o governo estadual fizesse a licitação por falta de estudo de impacto ambiental.

Da Redação

A Justiça Federal suspendeu a licitação para a construção do Autódromo do Rio. A decisão foi em caráter liminar. A ação foi feita pelo Ministério Público Federal, que pedia que nenhuma obra fosse realizada até que o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) estivesse pronto e a licença prévia fosse concedida.

A Prefeitura do Rio promoveu a concorrência, que anunciou em maio a Rio Motorpark como vencedora. A empresa ganhou o direito de construir e explorar um autódromo em um terreno de 4,5 quilômetros de extensão, cedido pelo Exército em Deodoro, na Zona Norte da cidade. O contrato de concessão tem valor estimado em R$ 697 milhões e é válido por 35 anos.

“Esta decisão judicial histórica impede o desmatamento de 200 mil árvores da Floresta do Camboatà na Zona Oeste carioca”, afirma Sérgio Ricardo, do Movimento Baía Viva.

Já existia uma decisão judicial proibindo que o governo estadual fizesse a licitação por falta de estudo de impacto ambiental. Como não havia sido citada na ação, a Prefeitura do Rio tomou a frente e fez a concorrência, que teve a Rio Motorpark como única participante.

Alguns ambientalistas defendem que basta construir o Autódromo do Rio na mesma região, mas em uma outra área, que não teria impacto ambiental.

Fonte: assessoria

Veja também:

05/06/2020
Projeto arquitetônico de Gustavo Penna vence concurso para construção de memorial em Brumadinho
Espaço irá honrar memória das pessoas que tiveram suas vidas interrompidas pelo desastre, estimulando o convívio entre a comunidade.
07/03/2020
Gramado Summit anuncia bandeira sustentável e firma parceria com a Greenpeace
Evento de inovação sediado na Serra Gaúcha anuncia ações ecológicas para a edição de 2020.
16/02/2020
Malwee promove coleta seletiva de resíduos no Carnaval de São Paulo
Estação Malwee - Sou Resíduo Zero será inaugurado neste sábado (15), no Largo da Batata.
01/02/2020
Meliá é nomeada rede hoteleira mais sustentável do mundo
A rede obteve a pontuação mais alta do setor, acima dos principais grupos internacionais, na mais recente Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA) do SAM.
Newsletter
Receba as novidades