Suspensa a licitação para construção de Autódromo do Rio

Já existia uma decisão judicial proibindo que o governo estadual fizesse a licitação por falta de estudo de impacto ambiental.

A Justiça Federal suspendeu a licitação para a construção do Autódromo do Rio. A decisão foi em caráter liminar. A ação foi feita pelo Ministério Público Federal, que pedia que nenhuma obra fosse realizada até que o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) estivesse pronto e a licença prévia fosse concedida.

A Prefeitura do Rio promoveu a concorrência, que anunciou em maio a Rio Motorpark como vencedora. A empresa ganhou o direito de construir e explorar um autódromo em um terreno de 4,5 quilômetros de extensão, cedido pelo Exército em Deodoro, na Zona Norte da cidade. O contrato de concessão tem valor estimado em R$ 697 milhões e é válido por 35 anos.

“Esta decisão judicial histórica impede o desmatamento de 200 mil árvores da Floresta do Camboatà na Zona Oeste carioca”, afirma Sérgio Ricardo, do Movimento Baía Viva.

Já existia uma decisão judicial proibindo que o governo estadual fizesse a licitação por falta de estudo de impacto ambiental. Como não havia sido citada na ação, a Prefeitura do Rio tomou a frente e fez a concorrência, que teve a Rio Motorpark como única participante.

Alguns ambientalistas defendem que basta construir o Autódromo do Rio na mesma região, mas em uma outra área, que não teria impacto ambiental.

Fonte: assessoria