Secretaria de Turismo do RS realiza estudo de competitividade

As primeiras cidades que receberão os consultores da FGV, nesta semana, serão Ijuí, Passo Fundo, Torres e Uruguaiana.

A Secretaria do Turismo (Setur) do RS  irá percorrer 26 municípios gaúchos para apresentar os Estudos de Competitividade que serão aplicados em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). As primeiras cidades que receberão os consultores da FGV, nesta semana, serão Ijuí, Passo Fundo, Torres e Uruguaiana.

De acordo com a titular da pasta, Abgail Pereira, a FVG foi contratada para medir a competitividade dos destinos gaúchos. "O Ministério do Turismo (MTur) contrata a empresa desde 2008 para aplicar o estudo nos 65 destinos indutores do turismo no País, entre eles, Bento Gonçalves, Gramado e Porto Alegre. 

A Setur, em 2012, sentiu a necessidade de que o trabalho fosse realizado em outros destinos. Desta maneira, a Secretaria aplicará em 26 localidades, que somados aos três que o Ministério faz no Rio Grande do Sul, totalizam um levantamento de 29. Somos o Estado com mais municípios contemplados", afirma.

O estudo de competitividade utiliza uma metodologia que avalia 13 dimensões e suas respectivas variáveis, englobando mais de 600 perguntas que permitem um diagnóstico geral do município, e que vai além dos serviços característicos do turismo. 

"Durante uma semana, a pesquisa é realizada com prefeito, gestor de turismo, secretários municipais, empresários, representantes do Sistema "S", de associações, governança regional e atores institucionais do turismo para que possamos colher o máximo possível de informações e traçar um retrato fiel das cidades gaúchas", revela Abgail.

Os municípios de Bagé, Cambará do Sul, Canela, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Frederico Westphalen, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Taquara, Torres, Três Coroas, Uruguaiana e Vacaria serão contemplados com o estudo.

Fonte: Setur RS