Seis Casas de Hospitalidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016 são premiadas

Foram seis categorias em disputa. Nenhuma Casa estatal brasileira concorreu. Premiação na última quarta-feira, dia 14/09 pela Associação Comercial do Rio

Sucesso de público nos Jogos Olímpicos Rio 2016, as casas temáticas também ganharam o direito de subir ao pódio com o anúncio dos vencedores do Prêmio "Casas de Hospitalidade Rio 2016". Qatar, Ernest & Young, Federação Internacional de Vôlei, Hungria e Suíça foram as escolhidas pelo júri em cinco diferentes categorias, além de uma escolha por voto popular, para receber o prêmio criado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio). 

A iniciativa tem parceria com a Empresa Olímpica Municipal (EOM), a Subsecretaria de Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro e a Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio.

A vencedora na escolha do público foi a Casa da NBA, que recebeu mais de mil votos em enquete popular no portal da Associação Comercial. A Casa Brasil e o Espaço Rio de Janeiro não participaram da disputa, já que o objetivo da iniciativa era homenagear os países e as instituições estrangeiras. "Além de gerar dúvidas em relação ao critério de julgamento, o Rio de Janeiro e o Brasil estavam homenageando os visitantes. Achamos que seria melhor nos fixarmos apenas nos países e empresas estrangeiras", explicou o subsecretário de Relações Internacionais do Governo do Estado do Rio de Janeiro, embaixador Pedro Spadale.

Para o coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura, Laudemar Aguiar, a presença das casas temáticas durante os Jogos deixará um legado tangível e intangível. "O público pôde desfrutar de um circuito que foi além das competições esportivas, e conhecer um pouco mais da cultura dos países", afirmou.

Paulo Protasio, presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, a cidade vive um momento extraordinário. "O espaço Rio de Janeiro manteve as portas abertas para aqueles que tinham interesse em negócios e funcionou muito bem. Estamos com um calendário imbatível para a cidade nos próximos anos", afirmou. Segundo ele, além do convite para participar da organização do Congresso Mundial de Câmaras de Comércio em 2017, na Austrália, o Rio de Janeiro candidatou-se a sediar o mesmo evento em 2019. Além disso, a cidade irá sediar o Encontro Mundial de Arquitetos em 2020 e tem planos de sediar uma nova exposição internacional em 2022, bicentenário da Independência do Brasil.

Das 53 casas de hospitalidade que o Rio de Janeiro recebeu durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, 34 casas de diferentes países e instituições inscreveram-se para concorrer ao prêmio. Cada uma definiu as categorias em que queria concorrer. A premiação será entregue nesta quarta-feira (14/09) na ACRio, durante o evento Sports Flame – Os Negócios Gerados com o Esporte, com a presença do Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.

Casa Brasil

Mesmo sem poder concorrer ao prêmio, a Casa Brasil tem papel de destaque nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Aberta desde 4 de agosto, o espaço já recebeu 466.725 visitantes até esta segunda-feira, 12.

Localizada no Boulevard Olímpico, no centro do Rio de Janeiro, a Casa Brasil também apresentou aos turistas a diversidade de sabores da gastronomia e o patrimônio cultural da humanidade preservado no país. De acordo com o levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, 99% dos visitantes avaliaram o espaço como ótimo ou bom, e o tempo médio de permanência no local foi entre uma e três horas para 68,3% do público.

O estudo também aponta que, entre os visitantes da Casa Brasil, 78% são moradores do Rio de Janeiro, 20% são turistas de outros estados brasileiros e 2% de outros países, com destaque para a Espanha, Argentina, Estados Unidos, Bolívia e França. Na avaliação dos visitantes que também conheceram outras casas temáticas, 49% considerou a Casa Brasil como o melhor espaço de exposições.

A Casa Brasil permanece aberta até o fim dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, em 18 de setembro.

Os premiados e as categorias:

Promoção de Cultura – Catar

O Qatar promoveu uma viagem cultural pelo mundo árabe por meio dos mais diversos elementos, como música, arquitetura, dança, moda, gastronomia. Destaque para as tendas disponíveis ao público com rendas para mulheres, as caligrafias dos nomes em árabe e vestimentas.

Promoção de Negócios – Ernst & Young

A casa da EY recebeu cerca de 400 convidados por dia. Promoveu atividades de empreendedorismo para empresários, fomentando um ambiente de negócios.

Legado – Federação Internacional de Vôlei

Funcionou na Escola Municipal Doutor Cícero Penna, em Copacabana. A Federação investiu R$ 600 mil em melhorias na escola que vão beneficiar seus 600 alunos, e trouxe ídolos do vôlei para participar de atividades com os estudantes, favorecendo o espírito olímpico. Também criou escolas de vôlei em duas comunidades com financiamento até 2020.

Confraternização – Suíça

Instalada na Lagoa Rodrigo de Freitas, contou com diversas atrações gratuitas e abertas ao público, funcionando ininterruptamente durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos e também no intervalo entre os dois eventos. Atraiu mais de 450 mil visitantes e ainda deixou como legado a reforma do campo de beisebol da Lagoa.

Inovação – Hungria

No Jockey Club, a Hungria inovou na apresentação de cenários do país. A casa utilizou a água como fonte de inspiração e criou o Aquabar, onde os visitantes apreciaram diversos tipos de águas minerais e termais de diferentes regiões da Hungria. Um enorme cubo-mágico, invenção húngara, decorou o espaço.


NBA House recebe 80 mil pessoas e leva prêmio de melhor casa dos Jogos

Espaço da liga americana de basquete venceu votação popular e conquistou o troféu com mais de mil votos: "Superamos todas as nossas expectativas"

A NBA House, a casa da liga americana de basquete durante os Jogos Olímpicos, foi a preferida do público que passou pelo Rio de Janeiro durante o megaevento. Uma iniciativa da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio) em parceria com a Empresa Olímpica Municipal (EOM), com a Subsecretaria de Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro e com a Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro criou o prêmio "Casas da Hospitalidade Rio 2016", que elegeu as melhores casas da Olimpíada. Trinta e quatro dos 53 espaços temáticos concorreram em seis categorias e os vencedores foram anunciados neste terça-feira, no Media Center.

Em votação popular, a NBA House foi eleita a Melhor Casa Temática dos Jogos com mais mil votos. Entre os dias 12 e 21 de agosto, o espaço teve apresentações de dança, quadra de exibição, telepresença de jogadores americanos e a presença de jogadores brasileiros, como Anderson Varejão e Tiago Splitter, que não participaram dos Jogos por lesão. Além disso, Jerome Meyinsse, ex-jogador do Flamengo, foi o repórter da casa, que recebeu mais de 80 mil visitantes.

- Estamos muito felizes pelo prêmio, especialmente pelo reconhecimento do público. Foram mais de 80 mil pessoas visitando a NBA House Rio e superamos todas as nossas expectativas. Não apenas a cidade, mas o país vive um momento especial, uma atmosfera muito positiva no esporte, e todas as casas temáticas estão de parabéns pela alegria que proporcionaram ao público - afirmou o vice-presidente da NBA para a América Latina, Arnon de Mello Neto.

Outra casa esportiva que também recebeu o prêmio foi a Casa do Vôlei, que ganhou na categoria Legado. Nos outros quesitos os vencedores foram a Casa da Hungria em Inovação, a Casa da Suíça em Confraternização, a Casa do Catar em Promoção Cultural e a da Ernest&Young em Promoção de Negócios. De acordo com presidente da Associação Comercial, Paulo Protásio, o sucesso das casas temáticas nos Jogos Rio 2016 deixou um legado e um calendário imbatível nas relações comercias entre os países e o Brasil. Ele citou como exemplo a Austrália, com encontros agendados para 2017. Os prêmio serão entregues nesta quarta-feira em almoço na ACRio.