Iberostar elimina 100% dos plásticos descartáveis nos quartos

Iniciativa tem início na Espanha e será estendida aos mais de 110 hotéis do Grupo em 2019.

A política de sustentabilidade que integra a estratégia de negócio da Iberostar, tem entre seus principais objetivos a redução da contaminação plástica. Esse objetivo será alcançado através da eliminação dos produtos plásticos descartáveis utilizados nos hotéis da Espanha ao longo de 2018, ou sua substituição gradual por outros produtos fabricados com materiais biodegradáveis. Como reflexo dessa vontade ativa de mudança, 100% dos quartos dos 36 hotéis do Iberostar Hotels & Resorts na Espanha serão, a partir de junho, livres de plásticos descartáveis.

Graças a essa iniciativa, produtos habituais como amenidades, sacos para chinelos ou roupa, artigos de frigobar etc., serão substituídos por outros de materiais alternativos como vidro, papelão ou materiais à base de vegetais renováveis. Através dessa iniciativa, 1,5 milhão de garrafas de plástico deixarão de ser utilizadas anualmente nos quartos dos hotéis da Iberostar na Espanha, o que evitará a produção de 43 toneladas de lixo plástico.

Esse projeto foi iniciado em 2017 após a realização de um trabalho de auditoria interna que permitiu que a empresa detectasse todos os produtos que têm plástico em sua composição. Os canudinhos de plástico são um exemplo que ilustra essa mudança: após a campanha realizada nos hotéis para reduzir seu consumo e a substituição por canudinhos biodegradáveis, foi possível diminuir seu uso em 10%, economizando, dessa forma, 10 milhões de unidades. Se traçássemos uma linha com essa quantidade de canudinhos, atingiríamos um comprimento de dois mil quilômetros, equivalente à distância que separa os Estados de São Paulo e Salvador.

Através dessas iniciativas o Grupo Iberostar envolve seus funcionários, parceiros e clientes que desejam se juntar à essa onda de mudança. A própria sede corporativa da empresa, em Palma de Maiorca, foi o primeiro lugar onde foram eliminados os plásticos descartáveis.

Projeto "Uma onda de mudança"

O Grupo Iberostar é totalmente consciente da importância essencial dos mares e oceanos para o planeta e para a sobrevivência dos seres humanos. Com mais de 80% de seus hotéis de frente para o mar, a empresa elaborou um roteiro de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, dando atenção especialmente às pessoas – uma vez que elas são o motor que impulsiona e explica o sucesso da empresa – e ao meio ambiente, visando especialmente a proteção de mares e oceanos. Para tornar realidade este último, a Iberostar apresentou recentemente um programa denominado "Uma onda de mudança", que gira em torno de três grandes pilares: a redução da contaminação por plásticos, o incentivo à pesca sustentável e a conservação e proteção dos recifes e corais, assim como o cuidado com o mar Mediterrâneo. Por meio das ações presentes nesse projeto, a empresa busca sensibilizar seus funcionários e hóspedes sobre a importância da luta cotidiana em termos individuais contra a mudança climática.

Veja aqui um infográfico com os plásticos que serão eliminados nos quartos Iberostar.

Fonte: Assessoria