Canais
Sustentabilidade
publicado em 19 de julho de 2019 - 22h 5

Malai Manso é o primeiro resort do Brasil a operar 100% com energia solar própria

Parque solar construído dentro do empreendimento se torna a maior instalação fotovoltaica do estado do Mato Grosso e produzirá 350.000 KWH mensais de energia limpa renovável.

Da Redação

Instalado em uma região onde é verão o ano todo e com uma das maiores incidências de luz solar do Brasil, o Malai Manso Resort tirou proveito de sua localização privilegiada para construir o seu próprio parque solar. O resort se torna agora o 1º do Brasil a operar 100% com energia solar própria e também a ter a maior instalação fotovoltaica (obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade) no estado do Mato Grosso.

A iniciativa faz parte dos valores do resort, que segue diretrizes globais para o desenvolvimento de um turismo sustentável e valoriza a importância e a disseminação de práticas sustentáveis e ecológicas entre seus colaboradores e hóspedes, através de ações do projeto ECO Malai.

O novo parque solar do Malai Manso foi construído em uma área de 8 hectares e teve investimento de R$ 8,3 milhões, com previsão de retorno desse investimento em 2,5 anos. Ao todo, são 6616 módulos do modelo Polycristalino instalados, que permitem que projetos solares comerciais e de concessionárias de energia elétrica tenham economias significativas.

No caso dos hotéis e resorts, os maiores gastos financeiros são com energia elétrica, que além de ser utilizada por hóspedes para funcionamento de televisores, ar condicionados, secadores de cabelo e computadores, também precisa ser utilizada pelo resort para manter o funcionamento de elevadores, refrigeradores, freezers, condicionadores, aquecedores e geradores por 24 horas, todos os dias da semana, gerando um altíssimo consumo.

Além do impacto zero no meio ambiente, a nova tecnologia proporcionará uma geração de 350.000 KWH mensais de energia, redução da emissão de CO2 no meio ambiente e uma economia de gastos mensais do resort prevista em R$ 322 mil mensais.

“Com essa iniciativa, além da economia financeira, que também é importante e necessária para qualquer empreendimento comercial, damos mais um passo em favor dos princípios ecológicos e sustentáveis que sempre foram a base do Malai Manso. Nosso resort foi pensado e construído para que nossos hóspedes se sintam parte da natureza exuberante do cerrado mato-grossense e a conclusão e funcionamento do nosso parque solar é um importante avanço para que a região continue sendo preservada e esses princípios sejam levados adiante”, afirma Ricardo Gouveia, Diretor Comercial do Malai Manso.

SERVIÇO

Malai Manso Resort Iate Convention & Spa

Rod. MT 351, km 67 - Lago do Manso, Chapada dos Guimarães - MT

Contato: (65)3028-0404

 Vista aérea do parque solar do Malai Manso Resort


Fonte: assessoria

Veja também:

12/08/2019
Scania cria projeto para destacar roteiros e iniciativas sustentáveis pelo Brasil
A bordo de um ônibus movido a combustível alternativo, a montadora Sueca lança iniciativa na cidade de São Paulo durante a Virada Sustentável.
30/07/2019
Prêmio Caio Sustentabilidade inclui empresas, em 2019
Desde a 1ª edição, em 1999, questões pertinentes à sustentabilidade estiveram presentes no ideário do Prêmio Caio. Idealizado por Sergio Junqueira Arantes, CEO da Eventos Expo Editora e figura reconhecida pelo pioneirismo na indústria brasileira MICE²+FDT, o certame sempre levou em conta a importância da sustentabilidade como critério de avaliação dos cases inscritos no certame. E assim, há oito anos, foi instituído, para integrar o concurso, o Prêmio Caio Sustentabilidade.
22/07/2019
Suspensa a licitação para construção de Autódromo do Rio
Já existia uma decisão judicial proibindo que o governo estadual fizesse a licitação por falta de estudo de impacto ambiental.
08/07/2019
Boas práticas em desenvolvimento sustentável são apresentadas em evento no Beach Park
Mais de 100 participantes conheceram as iniciativas de sete empresas que se destacam por unir negócios com respeito às questões ambientais e sociais.
Newsletter
Receba as novidades