Canais
SXSW2018
publicado em 13 de março de 2018 -  2h28

SXSW 2018 – Day Two: Elon Musk, filme inédito de Spielberg e virtualização

Nós brasileiros temos uma “quase” incurável síndrome de vira-lata e ignoramos que certos “costumes” são universais. Alguém falou a palavra superfaturamento? Olha só: Elon Musk, o cara que manda na Tesla e no espetacular projeto SpaceX, recebeu uma imensa audiência de curiosos para uma sessão de perguntas e respostas no Austin Convention Center, como parte da programação do SXSW 2018.

Sergio Junqueira Arantes

Por Sandro Vieira*

Direto do SXSW,(South by Southwest), o mais badalado festival de inovação do momento realizado em Austin, nos Estados Unidos, Sandro Vieira, CCO da Markup nos conta tudo o que tem vivido e presenciado durante o festival que esta reunindo mais de 400 mil pessoas e que em 2018 bateu recorde de participantes brasileiros. Confira seus insights a cada dia do evento.

DAY TWO


Nós brasileiros temos uma “quase” incurável síndrome de vira-lata e ignoramos que certos “costumes” são universais. Alguém falou a palavra superfaturamento? Olha só: Elon Musk, o cara que manda na Tesla e no espetacular projeto SpaceX, recebeu uma imensa audiência de curiosos para uma sessão de perguntas e respostas no Austin Convention Center, como parte da programação do SXSW 2018.

Entre muitos assuntos interessantíssimos, um em especial chama a atenção, o recentemente lançado Falcon Heavy, o foguete da SpaceX que é três vezes mais potente e carrega três vezes mais carga que o modelo mais poderoso da NASA. No entanto, o projeto gastou metade do valor que os foguetinhos da NASA costumam custar. Em tempo, os foguetes da Space X são reutilizáveis. Tudo muito estranho.

Muito cuidadoso com as palavras, Elon Musk não questiona a NASA em nenhum momento. Aliás, evita a todo custo citar a agência espacial americana, mas é fato que esse assunto corre por todos os cantos e já causou desconforto em Washington.

 Sandro Vieira é CCO da Mark Up

Celebridades? Por todos os cantos, já que nem só de avanços tecnológicos vive o festival. Um dos pontos altos até aqui foi a primeira exibição mundial do “Ready Player One”, o novo filme de Steven Spielberg, que de surpresa introduziu pessoalmente a sessão e levou abaixo o Paramount completamente lotado. O filme trata justamente (e de maneira cinematográfica, se é que você me entende) do assunto mais discutido na SXSW Game Expo (a ala gamer do festival): virtualização.

Conteúdos cada vez mais imersivos e as formas de inserção do usuário nos universos fantásticos de cada game são, segundo eles, apenas parte do desafio! Confesso que não vou me surpreender quando “sentir dor” entrar em discussão. Eles levam muito a sério esse negócio, que, a propósito, movimentou mais de US$ 100 bilhões no mundo em 2017.

Com uma profusão surreal de conteúdos simultâneos, é importante organizar uma agenda mínima para não se perder. O SXSW faz de Austin um caldeirão de ideias borbulhando e com trilha sonora ao vivo.

*Sandro Vieira é CCO da Mark Up, agência referência em brand experience afiliada à internacional Jack Morton.

Notícias Relacionadas

16/03/2018
Day Four: maior delegação brasileira da história, novas perspectivas e a certeza de que 2019 será ‘louco’
Durante meus dias em Austin, conversando com novos frequentadores e velhos conhecidos da casa, pude perceber como o SXSW tem apostado em seu próprio crescimento. Com isso, passou de um festival com foco exclusivamente na música para um evento plural em todos os aspectos e com múltiplos objetivos no que diz respeito à criatividade – seja ela aplicada ao mundo dos negócios, seja para o mundo do entretenimento.
13/03/2018
Day Three: a busca pelo app de US$1 mi e uma manhã repleta de lendas da indústria da música
O SXSW é um fantástico celeiro de novidades, com excentricidades saltando à sua vista, por onde quer que você olhe. Mas é também um negócio bastante lucrativo. Em busca da glória, dúzias de startups estão na cidade atrás de seus benfeitores. Muitas estão na pauta oficial do festival; porém existe um ecossistema bem paramentado “correndo por fora”.
12/03/2018
SXSW 2018 – Day One: Clima geek, preocupação com o bem-estar, IA e startups por todo lado
Participar do SXSW, um dos maiores festivais de inovação do mundo que acontece em Austin, no Texas, desde 1987, tem sido uma experiência inspiradora. A ideia é aproveitar o evento para entender todas as inovações e tendências que estão sendo apresentadas por aqui e aplicar tudo isso em nosso dia a dia.

Veja também:

18/03/2018
Avantgarde São Paulo destaca o melhor do SXSW 2018
Inspiração e conexão. Essas são as palavras que a Avantgarde São Paulo, agência de comunicação global focada em proporcionar experiências entre marcas e consumidores, aposta para futuro.
13/03/2018
Blues Idea participa do SXSW 2018, em Austin, no Texas (EUA)
Agência de Campinas, vencedora do prêmio Profissionais do Ano, vai em busca de inovações
13/03/2018
Hypeness e Google realizam parceria inédita e inovadora para cobertura do SXSW 2018
Site do grupo Webedia tem equipe alocada em Austin, capital do Texas (EUA), para cobrir um dos maiores festivais De inovação do mundo; conteúdo está nos canais oficiais do Hypeness e no novo formato AMP Stories, do Google
11/03/2018
SXSW2018 - A desigualdade é nossa criptonita
Para a gente aqui da Hub Brasil, o SXSW 2018 começou bem animado.
Newsletter
Receba as novidades