Canais
Salão do Turismo
publicado em 15 de julho de 2011 - 23h31

Estados vão fiscalizar e cadastrar serviços turísticos

A medida faz parte do processo de regulamentação e modernização do setor, que vem sendo promovido pelas recentes ações do MTur.

Da Redação

O Ministério do Turismo (MTur) está reforçando o papel das secretarias estaduais de Turismo como órgãos delegados. É o que prevê portaria assinada nesta quarta-feira (13), em São Paulo, pelo ministro do Turismo, Pedro Novais, durante a abertura do 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. 

A medida faz parte do processo de regulamentação e modernização do setor, que vem sendo promovido pelas recentes ações do MTur. Ela delega aos estados poderes para cadastrar e fiscalizar os prestadores de serviços turísticos que atuam em suas jurisdições.

São as secretarias de Turismo nos estados que farão também, de acordo com a portaria, o acompanhamento dos processos da classificação hoteleira. Elas receberão a documentação, acionarão o Inmetro para realizar as auditorias, entregarão as placas de identificação do empreendimento, além de outras ações previstas no Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem.

“A portaria enfatiza o papel das secretarias de Turismo como braços executivos do Ministério do Turismo nos estados e atende à Política Nacional de Turismo, baseada na gestão compartilhada e descentralizada”, explicou o ministro Pedro Novais. 

Veja também:

19/07/2011
Governo federal instala comitê intersetorial pelo Turismo
Governo federal instala comitê intersetorial pelo Turismo
15/07/2011
Ministro assina regulamentação do Cadastur no Salão do Turismo
Ministro assina regulamentação do Cadastur no Salão do Turismo
15/07/2011
Ministério do Turismo libera recursos para a MS-178
A assinatura foi feita durante o encontro das autoridades no Salão do Turismo, que está sendo realizado no Anhembi, em São Paulo, até 17 de julho.
15/07/2011
Turismo terá observatório da Copa
O sistema visa otimizar e integrar projetos em execução, fortalecendo a ação compartilhada e cooperada entre órgãos públicos federais.
Newsletter
Receba as novidades