São Paulo lança candidatura para a Expo 2020

A Prefeitura de São Paulo apresentou nesta terça-feira (5) a candidatura da cidade como sede da exposição mundial Expo-2020.

O evento é realizado a cada cinco anos, com o melhor da cultura, ideias e negócios de vários países. A expectativa é que reúna 30 milhões de visitantes ao longo de seis meses.

Nesta segunda (4), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB,) e o prefeito da capital, Fernando Haddad (PT), definiram parceria para garantir que a cidade vença em Paris a disputa para receber a exposição em Pirituba.

“O governo do estado dará todo apoio para que a apresentação no mês de junho, em Paris, seja a melhor apresentação possível. São seis meses, praticamente, meio ano de expo mundial. O que será de grande relevância também para São Paulo e para o Brasil”, afirmou o governador após o encontro.

A cidade de São Paulo concorre com representantes de países como Emirados Árabes, Turquia e Tailândia. A exposição mundial traz inovações feitas por diferentes países.

Piritubão

Os vereadores paulistanos já aprovaram o projeto de lei 470/2011, do prefeito Gilberto Kassab (PSD), que institui o Parque de Eventos Expo SP, em Pirituba, conhecido como Piritubão. O projeto depende ainda de sanção de Kassab. A área em Pirituba foi escolhida para receber a Expo 2020, exposição mundial que São Paulo quer sediar. A definição da sede do evento acontecerá em 2013.

O novo complexo é descrito como um equipamento público de caráter metropolitano, nacional e internacional. Ele depende de obras da Prefeitura de São Paulo, por meio de parcerias com o setor privado. O texto prevê construção de pavilhão de feiras, centro de convenções, hoteleiro e empresarial, shopping center e espaços descobertos para exposições.

A Expo 2020 é uma exposição mundial organizada pelo Bureau International des Expositions de Paris e considerada o terceiro maior evento internacional em termos de impacto cultural e econômico, atrás da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Além de São Paulo, outras quatro cidades disputam sediar o evento: Izmir (Turquia), Ayutthaia (Tailândia), Yekaterinburg (Rússia) e Dubai (Emirados Árabes Unidos). Kassab viajou à Europa em 2010 e 2011 para buscar apoio para a candidatura paulistana.

"O evento, com duração estimada de três a seis meses atrai enorme público e diversidade e é instrumento indutor de transformações significativas não apenas para a região em foco como também para o próprio município", diz a justificativa do projeto.

Abaixo galeria de fotos do projeto do Centro de Exposições de Pirituba