FBCVB lança BrasilShowcase no trade mineiro

Com o apoio do Ministério do Turismo, a FBCVB - Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux - apresentou no último dia 26, em Belo Horizonte, o “Brasil Showcase”, um levantamento realizado no país sobre a rede de Convention & Visitors Bureaux. Com centenas de informações sobre os 67 destinos brasileiros mais importantes, o guia será distribuído pela FBCVB e pelo MTur como ferramenta de captação de eventos e divulgação dos destinos.

Durante o evento, prestigiado por uma centena de lideranças do trade e autoridades mineiras, o vice-presidente da FBCVB, Paulo Boechat, destacou a importância do secretário de Políticas Públicas do Ministério do Turismo, Airton Pereira, ressaltando a sua participação e o apoio do MTur na viabilização do Showcase Brasil.

"Estamos construindo programas consistentes a partir de propostas discutidas em conjunto", destacou Pereira. Segundo ele, ações como o lançamento do Showcase Brasil se enquadram perfeitamente dentro do Plano Nacional do Turismo, "a nossa Bíblia", conforme enfatiza.

Falando em nome da FBCVB, Boechat destacou o trabalho da equipe que resultou na publicação. Sublinhou, também, o atendimento das reivindicações da rede de Convention & Visitors Bureaux, como a pesquisa diagnóstica, já realizada, e a elevação do número de captação de eventos internacionais, que vem sendo alcançada. Para ele, a próxima meta da FBCVB é a criação do Banco Brasileiro de Eventos.

Os 15 mil exemplares impressos e 6 mil CDs são frutos de nove meses de pesquisas e levantamento de dados, e chegam ao mercado com 308 páginas, ricamente ilustradas com mais de 700 imagens. O “Brasil Showcase” foi desenvolvido pelo corpo diretivo e técnico dos CVBx associados. O Ministério do Turismo viabilizou a produção e participará de sua distribuição. Produzido em três idiomas (português, inglês e espanhol), o projeto teve seu projeto visual assinado pela agência Celeiro.bmd. 

No livro, constam centenas de informações sobre o perfil de cada destino e com todos os dados de necessários à captação de eventos: capacidade hoteleira, calendário fixo de eventos, quantidade de vôos (nacionais e internacionais), dados sobre os espaços de eventos, principais atrações turísticas, temperatura média, entre outros, além de uma ampla abordagem sobre a potencialidade do país para a recepção de turistas e eventos internacionais. Apresenta, também, os dados da ICCA – International Congress and Convention Association – e um texto sobre o Programa Turismo Sustentável & Infância.