Novo perfil do gestor de viagens reforça importância da capacitação

Argo Solutions tem diferentes ferramentas para garantir a qualificação dos profissionais do segmento.

O mercado de Turismo vem passando por constantes transformações e uma das principais delas é a mudança no perfil do gestor de viagens, posição que vem ampliando seu escopo de atuação. “Trata-se de um profissional que vem assumindo um papel mais estratégico e, consequentemente, menos operacional”, explica Gabriel Barreiros, COO da Argo Solutions, líder brasileira em tecnologia para gestão de viagens e despesas corporativas.

Segundo o especialista, é fundamental que o gestor de viagens esteja preparado para exercer da melhor forma suas novas funções dentro das corporações. Este cenário reforça a necessidade de ferramentas de capacitação para que os colaboradores com quem serão divididas as tarefas operacionais estejam prontos para executá-las e totalmente atualizados quanto às particularidades do mercado de viagens.

“Seguindo este movimento, a Argo Solutions disponibiliza diferentes soluções para qualificação profissional, por meio da nossa área de Gestão do Conhecimento. Nosso intuito é atingir a excelência na capacitação profissional e permitir o aprimoramento, para que as pessoas possam adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades importantes para suas funções", explica Barreiros.

Para Fernão Loureiro, travel manager da Philips e ex-presidente da GBTA Brasil, ser um excelente gestor de viagens dá muita visibilidade ao profissional dentro de sua organização (e também fora dela), pois a função impacta do topo à base da pirâmide. “A área é uma vitrine (para o bem e para o mal) pois todos acham que entendem de viagens, e uma ação bem feita pode economizar uns bons milhares ou milhões de reais”, comenta.

De acordo com ele, no entanto, “para ser excelente, é fundamental estudar muito, tentar, errar, consertar e conversar muito com fornecedores, viajantes, aprovadores e outros colegas gestores”.

Algumas das principais ferramentas de capacitação oferecidas pela Argo Solutions são:

Argo Indica – O chatbot de comunicação e capacitação Argo Indica fornece dicas diárias sobre diversos temas, que contribuem para o aprendizado de boas práticas e ajudam na fixação de funcionalidades. O treinamento tem linguagem simples e didática, por meio de uma interface de chat inteligente.

Argo School Social - Ação social gratuita para profissionais do Turismo em busca de recolocação no mercado, estudantes universitários e recém-formados. A programação inclui palestras e vivências práticas e já foram formadas três turmas.

Argo School EAD – Plataforma completa, com conteúdo detalhado para a melhor utilização da ferramenta Argo. Os conteúdos podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento e garantem total domínio das parametrizações necessárias para o profissional.

Argo School Training – Treinamentos presenciais em que o time da Argo Solutions auxilia na rápida e precisa assimilação das soluções da empresa. Engloba diferentes formatos, como workshops customizados e cursos in company.

Argo School Wiki – Enciclopédia colaborativa voltada para o profissional que atua na gestão de viagens corporativas, compartilhando procedimentos, políticas e processos que evoluem de forma constante.

Argo School Library – Materiais disponibilizados para download com o objetivo de aprimorar o conhecimento sobre as soluções da empresa.

Fonte: Assessoria