Conheça os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2015

Esta edição da premiação contou com o número record de 67 inscritos

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) anunciou os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2015, na noite da última sexta-feira (27/11), no Royal Tulip São Conrado (RJ), durante a Convenção Braztoa 2015, que aconteceu em parceria com o Rio Convention & Visitors Bureau.

A categoria TOP Sustentabilidade, a mais alta do prêmio, ficou para a Pousada Flutuante Uacari (Amazônia), que, antes disso, levou primeiro lugar na categoria Meios de Hospedagem. BWT Operadora de Turismo (Curitiba - PR), Vento Sul Turismo (Gramado - RS), Portal Ecohospedagem (São Paulo - SP) e Centro Golfinho Rotador (Fernando de Noronha – PE) foram os outros grandes premiados. Os cinco ganhadores, mais a sexta operadora associada Braztoa na colocação geral, vão ganhar um Famtour à Alemanha, oferecida pelo Centro de Turismo Alemão, para conhecer de perto as melhores práticas sustentáveis desenvolvidas no país.

Categorias:

TOP SUSTENTABILIDADE

Vencedor: Pousada Flutuante Uacari: Uma iniciativa de turismo de base comunitária na Amazônia

Pioneira em Ecoturismo de base Comunitária, foi idealizada para ser uma fonte de renda adicional e alternativa para os locais, contribuindo com a distribuição dos benefícios e com a conservação dos recursos naturais.

• Agências de Viagem

1. LUGAR

Vento Sul Turismo: Ações Continuadas de Fomento ao Turismo Sustentável

Começou há muitos anos a criar estratégias de diversidade de segmento e, percebendo o potencial preservacionista existente na atividade turística, passou a estruturar e planejar os roteiros turísticos no interior juntamente com famílias de agricultores envolvidos no projeto.

2º LUGAR

Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo: Cicloturismo Socioambiental e Bike Birding

Um produto ecoturístico que tem como diferencial a bicicleta, como meio de transporte mais sustentável e meio de inclusão, integração e interação, realizados em regiões que contemplam áreas naturais e comunidades tradicionais.

3º LUGAR.

Compadres Turismo: Caminhos da Canastra

Pretende criar e adequar uma rota ecoturística de trekking para envolver e unir os empreendimentos turísticos existentes, ligando-os através de um caminho ecológico, na área não regularizada do Parque Nacional da Serra da Canastra, em São João Batista da Glória, MG.

• Associados Braztoa

1. LUGAR

BWT com o projeto Better World Together

Destinação e descarte de materiais de trabalho utilizados pela empresa para projetos de reciclagem e do uso de voucher de material reciclável, as inovações adotadas impactam cerca de cem pessoas com ações que vão desde a utilização exclusiva de materiais sustentáveis na limpeza das instalações até parceria na campanha de doação de órgãos.

2º LUGAR

Maktour: Práticas Sustentáveis no ambiente interno e externo de uma operadora de turismo

Conscientização dos clientes sobre a importância da Sustentabilidade. O primeiro passo foi identificar e avaliar os fornecedores sustentáveis, em seguida, oferecer aos clientes viagens com foco sustentável e uma cartilha de melhores práticas para preservação do local visitado.

3º LUGAR.

Tam Viagens – Plantando atitudes, construindo uma história

ao longo de 2014, o Comitê de Sustentabilidade foi responsável pela mudança de atitude e conscientização dos colaboradores, clientes e fornecedores em questões de sustentabilidade. Destacando: redução em 80% nos gastos com copos descartáveis, implantação da coleta seletiva em todas as áreas internas com gestão de indicadores.

• Meios de Hospedagem

1º LUGAR

Pousada Flutuante Uacari: Pousada Uacari: Uma iniciativa de turismo de base comunitária na Amazônia

Pioneira em Ecoturismo de base Comunitária, foi idealizada para ser uma fonte de renda adicional e alternativa para os locais, contribuindo com a distribuição dos benefícios e com a conservação dos recursos naturais.

2º LUGAR

Hotel Bangalôs da Serra: Mais que um negócio, um projeto de vida.

Diminuição da produção de lixo, redução do consumo de energia, água e óleo diesel, divulgação cultural local através de parcerias com grupos de artesãos e Projeto Pais e Filhos, proporcionando um atendimento diferencial.

3º LUGAR.

Hotel Fazenda Campo dos Sonhos: Sustentabilidade – Ferramenta de Desenvolvimento Sustentável

Correta destinação de resíduos, tratamento de efluentes, implantação de plano de carreira, aprimoramento da acessibilidade no hotel.

• Parceiros do Trade

1º LUGAR

Portal Ecohospedagem: Na rota da sustentabilidade

Visitas às cinco regiões mais turísticas de Santa Catarina em busca de opções de turismo sustentável. Visitas preferencialmente acompanhadas por um morador local que se identifique com o tema sustentabilidade.

2º LUGAR

Casa do Vidro – Vidro não é lixo

Criação do Ecoponto em Bonito, MS, como centro de apoio ao descarte adequado do vidro. Reutilização do vidro com foco em projetos de educação ambiental em parceria com ONG local.

3º LUGAR

Ecobooking – Sistema de Gestão do Turismo

Sistema de Gestão do Turismo na Web, que produz dados estatísticos, inclusive gráficos que traçam o perfil do turista. Também atua como sistema de vaucher único digital. Esses dados são fundamentais para o planejamento estratégico do turismo.

• Parceiros Institucionais

1º LUGAR

Centro Golfinho Rotador: Projeto Golfinho Rotador no Turismo Sustentável

Para estimular o ecoturismo, o projeto implementou de programas de capacitação profissional e sustentabilidade dos meios de hospedagem.

2º LUGAR

Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Complexo Turístico Itaipu

O complexo conta com programas e ações que geram oportunidades de emprego e renda, além de um conjunto de benefícios aos colaboradores, política comercial favorável às agências de turismo, práticas de educação para o turismo e teste drive em veículo elétrico.

3º LUGAR.

Capelinha Mauá – Secretária de Turismo do Estado do Rio de Janeiro

Projeto idealizado para atender as reivindicações da população local, construindo uma rodovia ecologicamente correta – Estrada Capelinha Mauá – que fortalece o turismo e impulsiona a economia e o desenvolvimento social da comunidade.

Os vencedores foram eleitos por um corpo de jurados composto por especialistas como Alexandre Garrido (ABNT), Antonio Euryco (Revista Travel 3), Fernanda Daltro (PNUMA), Helena Costa (Universidade de Brasília), Heloisa Prass (Panrotas), Isabel Barnasque (Coordenadora Geral de Sustentabilidade do Ministério do Turismo), Jéssica Kobayashi (SENAC), Márcio Favilla (OMT - Organização Mundial do Turismo), Margaret Grantham (Centro de Turismo Alemão), Mari Masgrau (Mercado & Eventos), Mariana Aldrigui (USP), Mário Gasparinni (Ifaseg/QBE), Oliver Hillel (UNEP), Patrícia Crespi (Travelport), Paul J. Dale (Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo) e Ronald Sanabria (Rainforest Alliance).

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2015 conta com o patrocínio da Travelport e Ifaseg/QBE; Parceiros Institucionais: Ministério do Turismo, 10 YFP STP (Programa de Turismo Sustentável da OMT), PNUMA e OMT; Consultoria: Eccaplan; Apoio: Senac e Alemanha.

O Programa Braztoa de Sustentabilidade - Desde 2005, a Braztoa tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Esse posicionamento fez com que a entidade também se tornasse membro da OMT (Organização Mundial do Turismo).

Parte do Programa Braztoa de Sustentabilidade, o Prêmio, lançado em setembro de 2011, divulga boas práticas e faz com que essas informações cheguem ao consumidor final.