Canais
Sustentabilidade
publicado em 10 de setembro de 2021 - 12h21

ESG: entenda o que é e como ações beneficiam os negócios e a sociedade

Adotar ações nos âmbitos ambiental, social e de governança beneficia os negócios e a sociedade como um todo

Da Redação

A adoção de ações nos âmbitos ambiental, social e de governança pelas empresas é positiva para a sociedade como um todo e para os negócios, já que os investidores veem com bons olhos a prática de ESG – sigla em inglês para Environmental, Social and Governance ou ASG, em português. De forma resumida, uma empresa focada nessas práticas precisa ter iniciativas que minimizem os impactos causados ao meio ambiente, como a redução na emissão de poluentes.

Cada letra do termo diz respeito a uma área que pode ser trabalhada para beneficiar a comunidade e o entorno dela. A letra A, de “ambiental”, trata de questões climáticas globais e economia de baixo carbono; a letra S é para os assuntos sociais, como a valorização dos direitos humanos, a promoção das igualdades de gênero e raça por salários e oportunidades, a diversidade, o fim do trabalho infantil ou em situação análoga à escrava, entre outras. E, por fim, o G é de “governança”, ou seja, engajamento da liderança, controle de riscos e compliance, garantia e direitos de acionistas e de todas as partes interessadas dentro e fora da empresa, os stakeholders.

A pauta sobre desenvolvimento sustentável foi posta em discussão pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), firmado por 193 países em setembro de 2015 durante o encontro da Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, da organização.

Os ODS foram, inclusive, tema da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) para a 6ª edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, em 2018, que premiou ideias inovadoras e promissoras.

O prêmio mostrou ser possível alinhar o mundo empresarial com os ODS e com práticas de ESG. As empresas que souberem implementar ações desse porte podem se diferenciar dos concorrentes e angariar clientes conscientes e preocupados com o meio ambiente e investidores nacionais e internacionais.


Fonte: Fecomercio

Veja também:

13/09/2021
Carbono Zero deve ser prioridade para indústria de eventos
O editor convidado da EW, Paul Woodward, esquenta o debate sobre sustentabilidade à luz dos avisos do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e da resposta inicial da indústria de exposições e eventos.
19/08/2021
COP26, e agora?
Matt Gray, da EventDecision, descreve algumas ações necessárias para tomar melhores decisões de sustentabilidade na indústria de eventos,
22/04/2021
D&I e ESG: crescimento sustentável e humanizado é possível
A sigla ESG advém do termo em inglês “Environmental, Social and Governance” – ou, em português, ASG, referindo-se às melhores práticas de gestão nas áreas “Ambiental, Social e de Governança”.
16/04/2021
Bio Brazil Fair e Naturaltech comemoram o Dia da Terra com exemplos inspiradores de sustentabilidade empresarial
Dia da Terra é todo dia, certo? Afinal, cuidar da nossa “casa”, o planeta que nos acolhe, deve ser um exercício constante das pessoas, empresas e governos. Mas já que o Dia da Terra foi criado, lá nos idos de 1970, por que não aproveitar a data para inspirar ações em empresas para preservar o meio ambiente?
Newsletter
Receba as novidades