Engenheiros promovem encontro sobre sustentabilidade

Sétima edição do Encontro Ambiental de São Paulo (VII EcoSP) Acontece nos dias 23 e 24 de abril.

Engenheiros, arquitetos, estudantes e representantes do setor privado e de ONGs participam da sétima edição do Encontro Ambiental de São Paulo (VII EcoSP), que acontece nos dias 23 e 24 de abril, no Novotel Center Norte, na capital paulista. Promovido pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), a atividade consolida-se como importante fórum de debates sobre desenvolvimento sustentável.

A iniciativa integra o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” – lançado pela FNE em 2006 e atualizado em 2009, cuja plataforma pensada para o País defende a retomada do crescimento econômico com preservação do meio ambiente e inclusão social. “Nesta edição, queremos ampliar as discussões sobre os rumos da economia brasileira sem comprometer os recursos naturais para as gerações futuras. Desenvolver soluções para assegurar acesso a esses à grande maioria da população e, portanto, qualidade de vida é o desafio colocado aos engenheiros”, declara Murilo Celso Pinheiro, presidente da FNE e do SEESP.

A cada versão, o evento tem jogado luz sobre questões cruciais, tais como mudanças climáticas, saneamento básico, energias alternativas, recursos hídricos, política e tecnologias ao tratamento de rejeitos sólidos e efluentes. Além de palestras e debates, o EcoSP traz a tradicional exposição de produtos reciclados e serviços que visam à preservação do meio ambiente, constituindo um espaço fundamental para a apresentação de boas práticas ambientais.

Para aprofundar as discussões sobre o tema, o Eco SP convidou especialistas de diversas instituições (Unicamp, UFSCar, Isitec, Departamento de Águas e Energia Elétrica, Companhia de Gás de São Paulo, Prefeitura de São Paulo). Entre os palestrantes confirmados estão o secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim; o governador pelo Brasil do Conselho Mundial da Água, Newton Lima de Azevedo; e o Cônsul Geral Adjunto do Reino dos Países Baixos em São Paulo, Rogier van Tooren.

Sobre o EcoSP - Resultado do Eco Vale, realizado por quatro anos na cidade de Taubaté para discutir as questões ambientais da região do Vale do Paraíba, o EcoSP firma-se como importante fórum de debate na busca de soluções para uma sociedade sustentável e justa. O encontro, sem fins lucrativos, pretende também atuar fortemente na busca de soluções para a preservação do meio ambiente e a superação das desigualdades sociais no País, influenciando as políticas públicas por meio de parcerias, compartilhamento de ideias e iniciativas com outras organizações.

VII ECOSP

23 a 24 de abril de 2015

Novotel Center Norte, avenida Zakii Narchi, 500, Vila Guilherme, São Paulo / SP

Site: www.ecosp.org.br

Fonte: Assessoria de imprensa