Espaço na ABF Expo promove serviços e negócios voltados ao desenvolvimento sustentável

Com palestras da ESPM e ABRE, Espaço terá a presença de franquias sociais, negócios inclusivos e sustentáveis.

A sustentabilidade, além de um valor fundamental, tem ajudado empresas do mercado de franquias a continuar inovando. Dar visibilidade a projetos, negócios e boas práticas nesta área é o objetivo do Espaço de Serviços e Negócios Sustentáveis que, além de contar com sete expositores, terá palestras sobre inovação e sustentabilidade promovidas pela ESPM e pela ABRE (Associação Brasileira de Embalagem). O Espaço está localizado no Estande C4, dentro da ABF Franchising Expo, principal vitrine do mercado nacional de franquias que ocorre de 15 a 18 de junho, no Expo Center Norte. De acordo com Claudio Tieghi, diretor de sustentabilidade da ABF, “com esta iniciativa, vamos promover o relacionamento das entidades participantes com a ABF e as 400 marcas expositoras da feira, para que identifiquem formas de atuação conjunta, gerando valor para os negócios e para a sociedade”.

O espaço contará com 11 mini-palestras que abordarão, dentre outros temas, negócios sociais, inclusivos e de impacto. Entre eles projetos inovadores como a Virada Sustentável. Exporão seus trabalhos no Espaço as seguintes organizações:

1. AMIGOS DO BEM – Organização sem fins lucrativos que ajuda famílias do sertão nordestino desde 1993.

2. COOPERCAPS - A instituição visa: promover atividades de educação ambiental contribuindo com a melhoria social e ambiental nos territórios de atuação da cooperativa; promoção e divulgação de eventos culturais, grupos musicais e teatrais direcionados á educação ambiental; e ser apoio e referência para novos grupos de coleta na região.

3. CVV - O Centro de Valorização da Vida tem como principal iniciativa o Programa de Apoio Emocional realizado por telefone, chat, e-mail, VoIP, correspondência ou pessoalmente nos postos do CVV em todo o país. Trata-se de um serviço gratuito, oferecido por voluntários que se colocam disponíveis à outra pessoa em uma conversa de ajuda e preocupados com os sentimentos dessa pessoa. Trata-se de uma franquia social.

4. ESPM – O ESPM Social Business Centre se propõe a ser um espaço de ensino, pesquisa e extensão com os seguintes objetivos: Criar uma alternativa para os estudantes que desejam empreender; Apoiar a modelagem de ideias e difundir a cultura do empreendedorismo; Ser um espaço de ensino aprendizagem de estudantes de graduação e pós-graduação através da mobilização em projetos de pesquisa e extensão; ser um mecanismo de articulação e interação com atores do sistema de financiamento à inovação.

5. GREENPEACE - organização não governamental de ambiente com sede em Amsterdã, nos Países Baixos, e com escritórios espalhados em mais de 40 países. Atua internacionalmente em questões relacionadas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, com campanhas dedicadas às áreas de florestas (Amazônia no Brasil), clima, nuclear, oceanos, engenharia genética, substâncias tóxicas, transgênicos e energia renovável. A organização procura sensibilizar a opinião pública através de atos, publicidades e outros meios. Sua atuação é baseada nos pilares filosófico-morais da desobediência civil e tem, como princípio básico, a ação direta.

6. TAC + - A TAC + é uma associação formada por duas organizações da sociedade civil de interesse público, a TAC e ABRAHIPE, que, unindo seus potenciais e conhecimentos, atuam na elaboração, execução e gestão de projetos sociais nas áreas da saúde humana, cultura, educação e inclusão social, por meio de programas que têm como base a interação entre o homem e os animais.

7. Br+10 A BR+10 é uma empresa de Gestão Ambiental especializada em Gestão de Resíduos, Logística Reversa e Coleta Seletiva. A principal preocupação da BR+10 é com o meio ambiente e o que pode ser feito para diminuir o impacto causado. Em 2002, a BR+10 foi criada seguindo iniciativas europeias para inovar na gestão de resíduos, com o desafio de aliar responsabilidade social à gestão dos programas como negócio. A principal característica da BR+10 é gerir projetos buscando inovação e flexibilidade, deixando os processos mais dinâmicos e eficientes.

Parceira e expositora da ABF Expo, a BR+10 fez a curadoria técnica para seleção das instituições expositoras.

Assim como o mercado de franchising, a ABF Expo promove ações de sustentabilidade como a compensação das emissões de CO², como vem realizando desde a edição de 2007. A ABF e as empresas BR+10 e Personal CO² farão um inventário de gases do efeito estufa, gestão dos resíduos gerados durante a ABF EXPO 2016 e a compensação das emissões desses gases, decorrentes da montagem, funcionamento e desmontagem dos estandes das franquias expositoras e da visitação do público à feira, por meio de créditos de carbono.

Na sexta, o Espaço receberá a visita de participantes da ONG “Obra do Berço”, que oferece por meio de Trabalho Social e Trabalho Socioeducativo, proteção social básica a crianças, adolescentes, jovens, adultos e famílias provenientes de comunidades de alta e altíssima privação social da zona sul do Município de São Paulo. O objetivo é ampliar a visão de empreendedorismo que a instituição já oferece.

Prêmio Estande Sustentável e ABF Destaque Franchising

Como parte das iniciativas que valorizam empresas expositoras atentas às questões ambientais e à redução do uso de recursos naturais, a ABF oferece o 6º Prêmio Estande Sustentável durante a feira. A iniciativa foi instituída na edição 2011. A premiação é estendida também às montadoras e dividida em quatro categorias de estandes: Grande, Médio, Pequeno Porte e Montagem Básica. De acordo com o regulamento, as empresas que se destacarem em suas respectivas categorias receberão um troféu entregue pela diretoria da ABF no dia 16/06. Durante a feira, ainda será anunciado o vencedor do prêmio ABF Destaque Franchising Categoria Sustentabilidade.

PROGRAMAÇÃO DO ESPAÇO DE SERVIÇOS E NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

DATA: 15/06/2016

16h00 –ESPM

Tema: Negócios Sociais, Inclusivos e de Impacto – PROJETO VIVENDA

Palestrantes: Marcos Nakagawa e Fernando Assad

20h00 –ESPM

Tema: Negócios Sociais, Inclusivos e de Impacto – REDE RESÍDUO

Palestrantes: Marcus Nakagawa e Ricardo Oliani

DATA: 16/06/2016

14:00hs – ESPM

Tema: Negócios Sociais, Inclusivos e de Impacto – PROJETO MEIABANDEIRADA

Palestrantes: Maurício Turra e André Insardi

16:00hs – ESPM

Tema: Negócios Sociais, Inclusivos e de Impacto – PROJETO SOLAREAR

Palestrantes: Maurício Turra e Howard Weistein

18:00hs – ESPM

Tema: Negócios Sociais, Inclusivos e de Impacto – PROJETO REDE RESIDUO

Palestrantes: Silvio Bertoncello e Ricardo Oliani

18:00hs – ESPM

Tema: Negócios Sociais, Inclusivos e de Impacto – PROJETO VIRADA SUSTENTÁVEL

Palestrantes: Silvio Bertoncello e André Palhano

DATA: 17/06/2016

14:00hs – ESPM

Tema: Negócios Sociais, Inclusivos e de Impacto – PROJETO PANOSOCIAL

Palestrantes: Maurício Turra e Natacha Barros

16:00hs – ESPM

Tema: Negócios Sociais, Inclusivos e de Impacto – PROJETO PÉ DE FEIJÃO

Palestrantes: Maurício Turra e Cyrille Bellier

17:00hs – ABRE

Tema: Economia Circular – Embalagem e Sustentabilidade

Palestrante: Representante ABRE

18:00hs – ESPM

Tema: Negócios Sociais, Inclusivos e de Impacto – PROJETO CONFIA.ME

Palestrante: Maurício Turra e Guto Ferreira

20:00hs – ESPM e ABF

Tema: Franquias Sociais

Palestrantes: Maurício Turra e Claudio Tieghi

SERVIÇO

25ª ABF Franchising Expo

Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP

Horário de Funcionamento: de 15 a 18 de junho – 3ª a 6ª-feira, das 13h às 21h (sábado, das 11h30 às 18h30)

Preço do Ingresso Antecipado: R$ 60,00 – válido para todos os dias

Preço do Ingresso durante a realização do evento (online e na bilheteria local): R$ 70,00 – válido para todos os dias.