Festival de Gramado focará sustentabilidade e deve reunir 12 mil profissionais do setor

A feira de negócios, realizada no Serra Park deve expor cerca de duas mil marcas de mais de 30 países,em uma área de 16 mil metros quadrados

Em sua 20ª edição marcada para o período de 13 a 16 de novembro, o Festival do Turismo de Gramado é considerado atualmente o evento de maior retorno de negócios turísticos para o trade da América do Sul.

A feira de negócios, realizada no hotel Serra Park,deve expor cerca de duas mil marcas de mais de 30 países de todos os continentes, em uma área de 16 mil metros quadrados. Para as promotoras, o evento que se iniciou há 20 anos com 45 stands e que esse ano terá 360 stands e duas mil marcas sendo expostas teve seu crescimento de forma gradual e em cima de bases sólidas. 

Além disso, outro fator decisivo para a solidificação do evento foi nunca ter perdido o foco comercial. "Somos uma feira de negócios”, afirmam. E, ainda, ter apostado na segmentação na criação de novos nichos a cada edição desde 2001. Esse ano, o festival apresenta como novidade o Salão do Turismo Cultural.

Outra novidade será a galeria dos homenageados,que apresentará 145 amigos do festival- pessoas que participaram e acompanharam o crescimento do evento. Entre elas, o diretor do hotel embaixador, Sizenando Venturini.

Segundo o secretário municipal do Turismo de Gramado, Alemir Coletto, o Festival do Turismo é um exemplo das ações de sucesso empreendidas por gramadenses. Para ele, o evento ajudou a consolidar não apenas a cidade, mas também o estado, como pólo de negócios turísticos.  

O Festival de Turismo

O evento, que reuniu cerca de 12 mil profissionais no ano passado é referência para investidores internacionais que vem ao Rio Grande do Sul comercializar roteiros e destinos. Um dos marcos do evento é a implantação de um novo nicho a cada edição. Este ano estréia o Salão de Turismo Cultural, que busca favorecer a divulgação e a proteção do patrimônio histórico, cultural e artístico da humanidade.

O turismo cultural tem como pano de fundo o lazer, mas é motivado pela aprendizagem, consulta e pesquisa, incluindo sítios arqueológicos, motivos religiosos e populares, lendas e exposições de arte, além de música, teatro, dança, artesanato e feiras. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dados do Ministério do Turismo revelam que este nicho ocupa a terceira posição entre as pessoas que viajam pelo Brasil, perdendo apenas para o ecoturismo e para o turismo de aventura.

Dos US$ 4,3 bilhões deixados por turistas estrangeiros no Brasil, boa parte deveu-se à busca de roteiros culturais. Além do 1º Salão de Turismo Cultural, o Festival do Turismo terá o 6º Salão de Ecoturismo e Turismo de Aventura, o 5º Salão de Tecnologia para a Indústria do Turismo; o 4º Salão de Turismo Rural; o 3º Salão de Turismo Saúde e o 2º Salão de Turismo Místico, Religioso e Esotérico.

Sustentabilidade movimenta setor empresarial
     
Para comemorar os seus 30 anos, o Hotel Internacional, localizado na região de Termas do Gravatal em Santa Catarina, será um dos hotéis que lançarão sua nova identidade visual durante o 20º Festival do Turismo de Gramado, que começa no próximo dia 13 de novembro, no Serra Park, em Gramado.
 
O hotel também apresenta sua estrutura que também recebeu modificações, além dos serviços exclusivos, com atividades na área de saúde, aventura, pedagógica e empresarial.

Outro diferencial é a preocupação com o meio ambiente, na preservação da natureza ou com a saúde  dos hóspedes. Para tanto, oferece alimentos frescos colhidos em sua Horta Orgânicas instantes antes de serem servidos, além de desenvolver programas ambientais, reflorestamento e seleção de lixo.

Serviço
www.festivalturismogramado.com.br