Canais
Feiras
publicado em 26 de setembro de 2018 - 16h46

Francal Feiras lança campanha para engajar expositores em ações de sustentabilidade

Selo Viva Verde convida empresas a gerarem o mínimo possível de resíduos durante as feiras.

Da Redação

Pioneira na implantação de coleta e reciclagem de resíduos sólidos no setor de feiras de negócios, a Francal Feiras dá mais um importante passo no sentido de tornar seus eventos 100% sustentáveis. A promotora acaba de lançar a campanha Selo Viva Verde, uma iniciativa para engajar as empresas expositoras neste desafio.

Há 17 anos, a Francal Feiras criou o Francal Cidadania, departamento voltado ao desenvolvimento e implementação de projetos de Responsabilidade Social e Ambiental, como criação de brinquedotecas, doação de material escolar e calçados, apoio e patrocínio a entidades assistenciais e um programa de gestão ambiental.

Esta último consiste não só no gerenciamento dos resíduos sólidos gerados na montagem, realização e desmontagem de seus eventos – que inclui a coleta seletiva, triagem, reciclagem e destinação –, mas também na educação ambiental de expositores e visitantes por meio de comunicados e cartazes fixados nos pavilhões e de um trabalho de orientação feito por fiscais, bombeiros e equipes de limpeza.

Graças ao programa de Gestão Ambiental, 35 milhões de toneladas de resíduos gerados nas feiras da promotora deste ano (mais de 60% do total) tiveram destinação ambientalmente correta e ainda contribuíram para a inclusão social das famílias que trabalham nas cooperativas responsáveis pelo processo de triagem e reciclagem.

Selo Viva Verde

O Selo Viva Verde representa mais um passo dentro do programa de Gestão Ambiental da Francal Feiras. A campanha visa a engajar os expositores das feiras a gerarem o mínimo possível de lixo e resíduos em seus estandes e a criarem mecanismos que facilitem sua coleta e reciclagem por parte da organização.


O start da campanha se deu no mês de setembro, durante o lançamento comercial da edição 2019 da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH America Latina e NATURALTECH. As feiras foram escolhidas como piloto em função da afinidade de seus expositores, produtos (orgânicos, saudáveis e naturais) e visitantes com questões ambientais e sustentabilidade.

Os mais de 400 empresários que estiveram no lançamento receberam uma cartilha – disponível também nos sites da Biobrazilfair e da Naturaltech – em que constam dicas para contribuírem com a realização de eventos mais sustentáveis.

As dicas envolvem distribuição de brindes e sacolas ecológicos, o reaproveitamento dos utensílios (copos, pratos, talheres) utilizados no estande ou na degustação dos produtos para visitantes, uso de embalagens e material de divulgação recicláveis, instalação de lixeiras de coleta seletiva, entre outros. Os sites das feiras trazem ainda uma relação de empresas que fornecem esse tipo de material.

Os expositores que se adequarem às boas práticas sustentáveis ganham o direito de estampar o Selo Viva Verde em seus estandes, redes sociais, canais digitais e demais materiais promocionais.

Fonte: assessoria

Veja também:

11/06/2021
Planta da ABAV Expo & Collab 2021 já pode ser conhecida no site oficial
Evento que a ABAV Nacional retoma com uma edição híbrida será realizado de 6 a 8 de outubro, em Fortaleza (CE)
02/06/2021
Francal Feiras divulga nova data da Escolar Office Brasil em 2022
Após decisão de adiar a 34ª Escolar Office Brasil – Feira Internacional de Produtos para Papelarias, Escolas e Escritórios para 2022, tomada em linha com o Comitê de Expositores, a Francal Feiras comunica que o evento será realizado de 31 de julho a 3 de agosto de 2022, no mesmo local, o Expo Center Norte, em São Paulo.
02/06/2021
11ª edição da M&T Expo tem nova data definida
A 11ª edição da M&T Expo - Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, evento que faz parte da bauma NETWORK e desde 1995 atua impulsionando o mercado da construção e infraestrutura no Brasil e América Latina, ocorrerá entre os dias 30 de agosto e 02 de setembro de 2022, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.
01/06/2021
Associação incentiva exportação através de eventos online
Em meio às restrições e limitações nos mercados nacional e global devido à pandemia do coronavírus, a ABCasa lança o Showroom para Exportação Online, uma moderna ferramenta onde empresas oferecem seus produtos aos mais diversos mercados. As negociações acontecem por meio da plataforma Brazify, criada pela Brazil Global, moderna Boutique de Internacionalização e Fundo de Venture Capital internacional.
Newsletter
Receba as novidades