Canais
Sustentabilidade
publicado em 13 de março de 2019 - 23h12

Guarujá vai realizar Conferência Municipal de Meio Ambiente

Na pauta, o Corredor Ecológico de Guarujá. Uma vez consumado, ocupará cerca de 50% do território do município.

Da Redação

No dia 27 de março, das 9h às 17h, no Casa Grande Hotel Resort & SPA, a conferência deste ano terá como tema a criação do Corredor Ecológico de Guarujá. A iniciativa é da Secretaria do Meio Ambiente de Guarujá, por meio do regimento interno do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, em parceria com o Fórum Permanente da Agenda 21, a partir dos estudos iniciados pelo Instituto de Segurança Socioambiental – ISSA, entidade sem fins lucrativos que visa promover atividades de segurança e proteção socioambiental. Entre os apoiadores, estão entidades do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, com a divulgação de informações também disponíveis no site do Guarujá Convention and Visitors Bureau.

Ao unir as duas APAs (Área de Preservação Ambiental da Serra do Guararu e a Área de Preservação Ambiental da Serra de Santo Amaro), o Corredor Ecológico de Guarujá ocupará cerca de 50% do território do município. Trata-se de um dado relevante, que implicará em um reordenamento efetivo e de qualidade para o destino Guarujá, em seu todo. A criação de um corredor ecológico é entendida como estratégia eficiente para a conservação da biodiversidade. E, também, um vigoroso mecanismo de ordenamento territorial do município de Guarujá.

Maria Laudenir Cardoso Soares de Oliveira, presidente do Guarujá CVB, entende que “a criação de outra Unidade de Conservação de Manejo Sustentável, para viabilizar o Corredor Ecológico de Guarujá, constitui um inegável instrumento de gestão participativa. Daí o nosso apoio entusiasmado à realização da Conferência Municipal de Meio Ambiente”.

Sidnei Aranha, secretário de Meio Ambiente de Guarujá, considera que “a conferência será um grande evento, onde vamos mobilizar a sociedade para uma discussão mais apurada daquilo que está acontecendo no município em termos de políticas públicas ambientais da cidade. O evento vai focar não só a criação da 2ª APA de Guarujá, da Serra de Santo Amaro, como também do Corredor Ambiental”.

 APA Serra do Guararu (Guarujá) em Plano de ManejoISSA

Programação do Evento

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura realizada pelas autoridades

9h30 – Palestrante: Professor João Leonardo Mele, com o tema: Criação do Corredor Ecológico

10h30 – Palestrante: Doutor Osmair Chama Jr., Promotor Público da área ambiental de Guarujá

11h30 – Diretrizes dos Trabalhos Práticos que serão desenvolvidos no período da tarde

12h – Intervalo para o almoço

13h – Eixos Temáticos Agenda 21

Eixos Temáticos

  • Dimensão Ambiental e Territorial
  • Dimensão Social Cultural e Comunitária
  • Dimensão Econômica
  • Dimensão Política e Governança Social

15h30 – Intervalo

16h – Apresentação da Sistematização dos Trabalhos

17h – Encerramento dos Trabalhos da Conferência

17h15 – Exposição de Pesquisas e Projetos

18h – Encerramento da Exposição.

Endereço: Av. Miguel Stéfano, 1001 - Enseada, Guarujá – SP.

Fonte: assessoria

Veja também:

13/09/2019
Com onça personalizada, Pestana Hotel Group participa da Jaguar Parade
Grupo é um dos principais apoiadores da iniciativa que tem como objetivo conscientizar a população e arrecadar fundos para a preservação da onça-pintada.
29/08/2019
Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 tem recorde de inscrições
Esta edição do Prêmio representou 42% do total de todas as iniciativas inscritas em todas as edições anteriores.
12/08/2019
Scania cria projeto para destacar roteiros e iniciativas sustentáveis pelo Brasil
A bordo de um ônibus movido a combustível alternativo, a montadora Sueca lança iniciativa na cidade de São Paulo durante a Virada Sustentável.
30/07/2019
Prêmio Caio Sustentabilidade inclui empresas, em 2019
Desde a 1ª edição, em 1999, questões pertinentes à sustentabilidade estiveram presentes no ideário do Prêmio Caio. Idealizado por Sergio Junqueira Arantes, CEO da Eventos Expo Editora e figura reconhecida pelo pioneirismo na indústria brasileira MICE²+FDT, o certame sempre levou em conta a importância da sustentabilidade como critério de avaliação dos cases inscritos no certame. E assim, há oito anos, foi instituído, para integrar o concurso, o Prêmio Caio Sustentabilidade.
Newsletter
Receba as novidades