Hotel Roteiros de Charme investe em sustentabilidade

Hotel Roteiros de Charme investe em sustentabilidade

Charme, encanto e sofisticação junto à natureza aliado à sustentabilidade. Essa é a proposta dos hotéis “Roteiros de Charme”, associação criada em 1992 por um grupo de hoteleiros com idéias inovadoras nas áreas social e ambiental, e que hoje congrega hotéis, pousadas e resorts brasileiros em 49 diferentes destinos turísticos de 12 estados brasileiros.

Presente no 20º Festival do Turismo de Gramado, feira de negócios que se realiza entre os dias 13 e 16 de novembro no Serra Park, a Associação Hotéis Roteiro do Charme internacionalizou sua proposta de unir o turismo  à sustentabilidade ao firmar parceria com a UNEP, a agência ambiental da ONU, em 1999. O  acordo de cooperação mútua assinado entre ambos já foi renovado  duas vezes e gerou frutos - a Roteiros de Charme foi convidada a integrar uma força-tarefa internacional de turismo sustentável.

Tal proposta também ganhou destaque da ONG International Union for Conservation of Nature (IUCN) em seu primeiro relatório sobre o uso sustentável da biodiversidade na hotelaria, divulgado recentemente. Segundo a entidade não governamental, o Brasil contabiliza três cases de sucesso: o Hotel Rosa dos Ventos, em Teresópolis, a Ilha do Papagaio, em Florianópolis, e o Manary Praia Hotel, em Natal. Todos eles, membros da Associação Roteiros de Charme. (VB)