Hotelaria busca alternativas sustentáveis contra crise hídrica

Venit + Mio Barra Hotel, no Rio, é destaque no setor de construção verde.

Nos últimos anos, o setor hoteleiro se tornou o ramo que mais investe em conceitos sustentáveis e um dos motivos para essa prática ter ganhado força tem base na escassez de água que atinge não apenas o Brasil, mas também todo o planeta. O Distrito Federal, por exemplo, enfrenta um racionamento de água há cerca de um ano e a seca na região já causou um prejuízo de R$ 600 milhões para os agricultores locais, de acordo com cálculos feitos pela Secretaria de Agricultura. Mas esse cenário não impacta somente os produtores rurais; a hotelaria também está cada vez mais envolvida com as questões ambientais, reforçando sua responsabilidade com a sustentabilidade, desde a construção até o funcionamento efetivo do projeto. Prova disso são os dados da GBC Brasil (Green Building Council), que mostram que o Brasil é o quarto país no ranking das nações que mais erguem edifícios de acordo com padrões ambientais.

O hotel Venit + Mio Barra, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, é um exemplo de pioneirismo nesse segmento. O empreendimento, que já nasceu com o conceito de sustentabilidade, foi totalmente projetado e construído para ser eficiente na utilização da energia elétrica e é um dos primeiros na cidade do Rio de Janeiro a receber a etiqueta ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), certificação concedida pelo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), um programa coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e executado pela Eletrobras. O projeto é responsável por promover o uso eficiente da energia elétrica e combater o seu desperdício.

Para alcançar esse reconhecimento, o Venit + Mio Barra Hotel investiu na utilização de equipamentos e materiais que permitem a economia de energia elétrica. No projeto da fachada e cobertura, foram implantados vidros com isolamento térmico que, mesmo claros, não transmitem calor para o interior do prédio, além do uso de cores claras na cobertura, blocos cerâmicos, paredes de Drywall e câmaras de ar. Já na iluminação, foram utilizadas luminárias/lâmpadas de alta eficiência energética (LED), e no sistema de condicionamento de ar foram empregados dutos isolados com lã de vidro e bombas de circulação de água de alta eficiência.

Além desses aspectos, o Venit + Mio Barra Hotel também se destaca pela implantação de outras iniciativas que promovem a economia de energia, como o uso de elevadores com motores que recuperam energia na desaceleração, coletores solares para aquecimento de água, sistema de recuperação do calor da central de ar condicionado utilizado para aquecimento da água da piscina e também um sistema de tratamento de águas cinzas para aproveitamento nas descargas dos vasos sanitários.

SERVIÇO

Venit + Mio Barra Hotel

End: Av. Emb. Abelardo Bueno, 2710 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3993-9000
Site / Facebook / Instagram
Fonte: Assessoria