Investimento em sustentabilidade é maior diferencial da MIB no mercado promocional

Projeto Floresta LAMà, em parceria com a SOS Mata Atlântica, Prevê plantação voluntária de 30 mil árvores até 2013

A MIB Group S.A. está cada vez mais engajada nas suas ações e projetos de sustentabilidade, no intuito de inserir esse conceito na realidade da empresa e no dia a dia dos colaboradores. O objetivo da MIB é ser reconhecida como a empresa líder em sustentabilidade no mercado promocional, servindo de exemplo e contando com que outras empresas do setor também levem o tema para sua estratégia de negócios. Uma real mudança só acontecerá com um trabalho em conjunto das empresas.

“A MIB tem a sustentabilidade firmada na sua estratégia de negócio, e seu principal produto já nasceu e foi desenvolvido para ter menor pegada ambiental. Para nós, sustentabilidade não é um diferencial e, sim, um padrão que já deveria existir em todo o mercado publicitário”, ressalta Olavo Falleiros, presidente da empresa.

A conquista da certificação FSC (Forest Stewardship Council), em 2009, marcou o início de uma estratégia cada vez mais presente na empresa, que é a preocupação com o meio ambiente, pois o FSC atesta o manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável aos seus produtos. Como a matéria-prima da MIB é o papel, a conquista deste selo verde, o mais reconhecido de todo o mundo, afirma sua preocupação e seu engajamento na busca pelo desenvolvimento sustentável.

Para atingir suas metas, sobretudo internamente, a empresa acredita que a lição deva começar dentro de casa. Assim, em março de 2011, foi criado o Comitê de Sustentabilidade, um grupo com pessoas de vários departamentos da MIB que trabalha em conjunto para buscar melhorias dentro da empresa, tendo os indicadores do Instituto Ethos como premissa para seus trabalhos. Para cada macroindicador, foi criado um projeto de melhoria para que a companhia se torne um referencial no mercado quando o assunto for sustentabilidade. Os projetos estão diretamente ligados aos funcionários, à comunidade, aos clientes e fornecedores, enfim, a todos os que mantêm algum tipo de relacionamento com a MIB.

Floresta LAMàCriado em 2011 em parceria com a SOS Mata Atlântica, maior ONG ambientalista do Brasil, o Floresta LAMà (www.florestalama.com.br) é o projeto da MIB que alicerça as ações de sustentabilidade da empresa. Entre os projetos da entidade, a MIB escolheu o Floresta do Futuro, lançado em 2004, por se adequar ao objetivo da empresa, já que ele possibilita a aquisição e o plantio voluntário de mudas destinadas ao reflorestamento com o intuito de zerar o consumo de matéria-prima de uma forma mais versátil e flexível, além de ajudar a neutralizar voluntariamente as emissões de CO2 decorrentes das atividades diárias da empresa, contribuindo, assim, para recompor o bioma degradado e diminuindo o impacto ambiental.

Até 2013, a MIB, por meio do projeto Floresta LAMà, fará o plantio voluntário de 30 mil árvores em uma fazenda em Itu, interior de São Paulo. Em julho deste ano, com menos de um ano de projeto, a empresa já havia superado a marca de 10 mil mudas de árvores nativas plantadas para recuperar a região. O projeto tem como meta compensar toda a matéria-prima utilizada na fabricação de seus produtos e seus processos.

MIB Group S.A. - A MIB Group S.A. é formada pela Marin’s Internacional Brasil, Infoshade e Signature Olfactive. Presente no mercado brasileiro de marketing promocional desde 2008, iniciou suas atividades com o LAMà, hoje o carro-chefe da empresa e que conquistou o mundo inteiro. É um produto sustentável, certificado com selo FSC (Forest Stewardship Council), que atesta o manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável aos seus produtos. Entre as novas tecnologias para o PDV disponibilizadas pela MIB, estão o Infoshade, promotor 24 horas que interage com o público; ECO System, uma linha completa de displays de carga, desenvolvida com os mesmos conceitos de logística e de sustentabilidade do LAMà; LIFTLight, um meio de comunicação giratório com efeito holográfico, uma técnica de registro de padrões de interferência de luz – neste caso em LED – que gera imagens em três dimensões e é visível em 360 graus; e Olfactive, nova tecnologia de dispersão molecular que promete revolucionar o ponto de venda, despertando emoções nos consumidores por meio de aromas e fragrâncias.

Fonte: MIB Group S.A.