Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018/2019 abre inscrições

Premiação acontece em 26 de outubro em Ilha Bela (SP).

A Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) anuncia a abertura das inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018/2019. As iniciativas podem ser inscritas até o dia 31 de agosto no site e o anúncio dos finalistas acontecerá em 28 de setembro, também no site da Braztoa. A cerimônia de premiação será em 26 de outubro, em Ilhabela, no litoral Norte de São Paulo, Destino Anfitrião da Convenção Braztoa 2018. A Gol Linhas Aéreas Inteligentes é a Transportadora Oficial do evento.

Criado em 2012, o Prêmio já tem mais de 270 projetos cadastrados e 61 iniciativas premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil, escolhidas por um júri especializado formado por representantes das principais instituições relacionadas ao turismo sustentável no Brasil e no mundo como USP, UNB, Ministério do Turismo, Rainforest Alliance, OMT, ONU Meio Ambiente, entre outros. Todas as iniciativas premiadas podem ser encontradas no site Turismo Sustentável no Brasil. Iniciativas Sustentáveis.

“O nosso objetivo principal com o prêmio é trazer à luz não só as boas práticas do turismo sustentável, mas também estimular a cadeia do turismo nacional a agir de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável. Com isso incentivamos a indústria a oferecer produtos e serviços sustentáveis, multiplicando essas iniciativas de sucesso”, afirma Magda Nassar, presidente da Braztoa.

Os participantes podem se inscrever nas seguintes categorias:

  • Associados Braztoa: Operadoras de turismo, representantes, colaboradores e convidados
  • Agências de Viagem: Empresas que comercializam produtos e serviços turísticos diretamente para o cliente final
  • Meios de Hospedagem & Resorts: Hotéis, resorts, hotéis fazenda, cama & café, pousadas, flats, entre outros (Ex.: albergues e campings)
  • Parceiros do Turismo: Abrangem operadoras de turismo não associadas à Braztoa, companhias aéreas, locadoras de veículos, fundações, associações e organizações do terceiro setor, bem como as instituições governamentais, entre outros
  • Projetos Inovadores: Projetos submetidos por grupos de alunos representando instituições de ensino técnico e superior

A iniciativa melhor avaliada entre todas as categorias (com exceção de Projetos Inovadores) terá uma premiação adicional, o troféu PRÊMIO TOP SUSTENTABILIDADE. Os projetos inscritos são avaliados com base nos seguintes critérios:

  • Aspectos gerais e resumo da iniciativa
  • Ações realizadas e resultados sociais
  • Ambientais e econômicos
  • Relevância para o negócio e Turismo Sustentável
  • Inovação
  • Abrangência e replicabilidade/continuidade

“Acredito que, por meio de esforços como o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, é possível demonstrar que existem empresas claramente comprometidas com um modelo de desenvolvimento turístico sustentável, consciente e de longo prazo”, destaca Ronald Sanabria, diretor de turismo sustentável da Rainforest Alliance.

Um exemplo disso é a Pousada Piuval, de Poconé, no pantanal mato-grossense, vencedora do Prêmio Top Sustentabilidade de 2017/2018 nas categorias Meio de Hospedagem e Top Sustentabilidade. O case da empresa é o trabalho com reuso de água, reciclagem de lixo e ações socioculturais para formar novos guias de turismo na cidade. O empreendimento se tornou referência em estações de tratamento de água ao chegar à marca de dez mil litros reciclados por dia, feito adquirido com a reutilização da água usada em pias, chuveiros e ar condicionado, direcionada para vasos sanitários. “Foi muito gratificante receber esse prêmio, pois ele é um reconhecimento de que estamos no caminho certo. Após a visibilidade conquistada na mídia por conta dessa vitória, nossa pousada registrou um aumento de 25% na procura por pessoas interessadas e preocupadas em não deixar pegadas ecológicas em sua viagem. Sentimos também um aumento no interesse de estudantes querendo conferir de perto essas ações sustentáveis que estamos implantando aqui no Pantanal”, explica Eduardo Matos Eubank de Campos, diretor geral da Pousada Piuval.

Representantes da Pousada Pluvial, vencedora do TOP Sustentabilidade 2017

“Como em todos os setores, adotar práticas sustentáveis que façam sentido dentro do negócio de uma empresa e da comunidade onde se insere é um desafio. Isso vai muito além de replicar ações já consolidadas. O que temos visto com o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é o ganho de sentido e resultado por parte de quem participa do processo. Ou seja, é necessário envolver a equipe e os clientes, é importante ser capaz de medir gastos, economia, resultado de curto, médio e longo prazo. E é maravilhoso quando os vencedores reconhecem que o processo os tornou pessoas melhores”, analisa a Dra. Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. “Um estudo recente publicado pela Booking.com avalia que 94% dos turistas brasileiros desejam viajar de forma sustentável em 2018, resultado superior aos 87% da média global”, completa.

Vencedores Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017


Fonte: assessoria