Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 é lançado com muitas novidades

Lançado durante o Braztoa Desvenda 2019, premiação terá uma nova categoria destinada aos meios de comunicação. Inscrições estarão abertas de 3 de julho a 6 de agosto.

Refletindo o dinamismo, a ousadia e a criatividade que marcam a atuação da Braztoa, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, primeiro no mundo a receber a chancela da OMT (Organização Mundial do Turismo), e o principal reconhecimento em turismo sustentável no Brasil, traz muitas novidades para a sua edição 2019/2020.

Lançado em 2012 pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa, o prêmio conta com mais de 430 iniciativas inscritas e 79 premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil. Nesta oitava edição, todo o processo de seleção foi redesenhado a partir de uma escuta ativa, abrangente e detalhada dos associados e equipe Braztoa, em parceria com ex-vencedores e jurados, além da expertise técnica da ponteAponte, consultoria especializada em premiações socioambientais, responsável pelo lançamento de mais de 35 edições de prêmios, concursos, desafios e editais no Brasil e no México, em parcerias com empresas como Google, Folha de S.Paulo, Citi e UBS.

"Juntamente com a equipe da Braztoa, estamos redesenhando todos os processos para que o Prêmio se posicione no estado da arte em premiações socioambientais, com critérios claros e transparentes e faseamento da seleção, por exemplo. E as mudanças não param por aqui: juntamente com grandes especialistas do setor do Turismo, projetamos uma visão de longo prazo para ele - muitas novidades virão em breve", afirma Cássio Aoqui, diretor-executivo da ponteAponte.

O resultado foi a redefinição e simplificação de todo o processo seletivo, que agora está subdividido em fases, de modo que o candidato somente investirá mais tempo na seleção, à medida que passar para as fases posteriores e tiver maior chance de vencer. O regulamento também foi completamente remodelado para ficar mais claro, objetivo e transparente.

Destaque para a para a inclusão da categoria Mídia, que reconhecerá iniciativas de profissionais de meios de comunicação que disseminem o tema da sustentabilidade no turismo, visando ampliar a qualidade e a repercussão da cobertura em relação ao tema. As iniciativas podem compreender reportagens em jornais e revistas impressos ou online, reportagens para veículos na internet (multimídia), rádio ou TV, podcasts, conteúdos produzidos por influenciadores digitais e outras iniciativas de mídia inovadoras, sempre na temática da premiação, desde que veiculadas publicamente nos diversos meios entre 1 de julho de 2018 e o último dia de inscrições do Prêmio.

Os participantes podem se inscrever nas seguintes categorias:

  • Associados Braztoa
  • Agências de Viagem
  • Meios de Hospedagem
  • Parceiros do Turismo
  • Mídia
  • Academia – Menção Honrosa

Todas as categorias serão avaliadas sob quatro critérios:

  • Abordagem sistêmica em sustentabilidade
  • Turismo sustentável: relevância para o negócio + desenvolvimento local
  • Inovação
  • Abrangência do impacto e replicabilidade/escalabilidade

As inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 estarão abertas de 3 de julho a 6 de agosto. Ao longo deste período, um webnário estará disponível para esclarecimento de dúvidas e ajuda na identificação das ações que possam ser inscritas.

“Fizemos esse grande trabalho de imersão, debates e mudanças em conjunto, para que possamos catalisar a atuação responsável do turismo brasileiro, unindo o setor em torno do propósito da sustentabilidade em suas dimensões social, ambiental e econômica. O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade tem como objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade à iniciativas que se destaquem como as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional, contribuindo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil“, reforça Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa.

Os finalistas são reconhecidos publicamente em anúncio durante a 47ª ABAV Expo e 52º Encontro Comercial Braztoa, em setembro, e os vencedores serão apresentados durante a Convenção Braztoa 2019, marcada para novembro, em Canela.

Todos os vencedores receberão o selo "Vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020", que conta com a chancela de organizações de renome no setor, como a OMT, a ONU Ambiente e o Ministério do Turismo. Além disso, a Braztoa promoverá a divulgação dos premiados no Anuário Braztoa 2020.

O júri também selecionará um dos vencedores para ganhar outros benefícios exclusivos, como um vídeo institucional da iniciativa produzido pelo Ministério do Turismo, visibilidade no Mapa do Turismo Sustentável no Brasil, iniciativa da Braztoa em parceria com o MTur, além de uma bolsa de estudos integral para um curso de pós-graduação (EAD), do Senac-SP.

Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa


Fonte: assessoria