Canais
Feiras
publicado em 28 de junho de 2018 - 21h57

Projeto Gralha Azul será uma das novidades de Gramado em 2018

Ação foi sucesso nos anos 80 e contribuiu para o plantio de araucárias na Região das Hortênsias.

Da Redação

Sustentabilidade é o tema do momento em Gramado/RS. A cidade trabalha forte para se tornar cada vez mais um destino sustentável e promove ações para chegar ao patamar desejado neste quesito, principalmente com foco no Turismo

A Sustentabilidade também é um dos pilares da principal feira de negócios turísticos da América do Sul, que ocorre em Gramado no mês de novembro deste ano. É o Festuris Gramado - Feira Internacional do Turismo, que terá sua 30ª edição. O evento foca no tema Sustentabilidade, tanto relacionada ao meio ambiente, quanto ao social e econômico. Além de ter o Espaço Sustentabilidade e Acessibilidade, a feira conta com ações como, por exemplo, o Plantio da Árvore da Integração, que ocorre todo o ano.

 Hélio Lima Duarte

Buscando fortalecer ainda mais o desenvolvimento sustentável da Região das Hortênsias, o Festuris está reativando o Projeto Gralha Azul, iniciativa de sucesso realizada durante os primeiros anos do evento, idealizada por Hélio Lima Duarte. “Fico muito alegre em ver o projeto Gralha Azul voltar. O objetivo do projeto foi fazer o turista se sentir parte integrante desta maravilhosa cidade, plantando uma araucária e depois retornar ao destino para ver o pinheiro que ele mesmo plantou”, destacou Hélio.

Para a CEO Festuris Marta Rossi, o projeto será uma das novidades especiais da 30ª edição do evento. “Estamos reativando este belo projeto, criado pela antiga Soletur, que, na época, já se preocupava com o meio ambiente. Este projeto estava guardado com o Hélio, que agora nos doou para que pudéssemos utilizar durante o Festuris. Vamos elaborar a maneira de como faremos o projeto Gralha Azul, mas, com certeza, será focado totalmente na sustentabilidade e preservação da natureza”, afirma.

O Festuris Gramado ocorre de 8 a 11 de novembro no Serra Park, em Gramado.

O Projeto Gralha Azul plantou centenas de araucárias

Idealizado por Hélio Lima Duarte, quando sócio da antiga Soletur, uma das maiores operadoras de turismo da América Latina, o Projeto Gralha Azul nasceu com o intuito de preservar a natureza, por meio do plantio de araucárias em Gramado. O nome do projeto faz referência à ave símbolo do Rio Grande do Sul, que, durante o inverno, retira o pinhão, o transporta e enterra para estocar. Nesse processo, contribui para a fixação e distribuição das araucárias em diversas áreas.

O projeto era realizado na fazenda da família Perini (proprietários do Hotel Serra Azul), localizada entre Gramado e Canela, local para onde Hélio levava grupos de turistas para plantarem mudas de araucárias. Também era realizado o projeto para o público infantil, no qual escolas de Gramado levavam as crianças para participar da atividade. Na época as mudas eram vendidas por R$ 2,00 cada, também eram comercializados copos, camisetas e souvenirs do projeto Gralha Azul. Além do cunho ecológico a ação também era beneficente, pois o valor arrecadado com a comercialização dos produtos era doado à um asilo da cidade de Gramado/RS.

Quem participava do projeto, recebia um certificado de participação “Sou turista Gralha Azul, estou ajudando o meio ambiente”. Até hoje muitos desses participantes expõe o certificado com orgulho em suas casas.

Durante as duas primeiras edições do Festuris Gramado, a ação foi um sucesso, o que deve se repetir novamente em 2018. Durante a feira foram colocadas no local do evento placas fomentando a participação no projeto Gralha Azul, “Seja Turista Gralha Azul”.

SERVIÇO

FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo
Data: 8 a 11 de novembro de 2018
Local: Serra Park Gramado - RS


Fonte: Assessoria

Veja também:

11/06/2021
Planta da ABAV Expo & Collab 2021 já pode ser conhecida no site oficial
Evento que a ABAV Nacional retoma com uma edição híbrida será realizado de 6 a 8 de outubro, em Fortaleza (CE)
02/06/2021
Francal Feiras divulga nova data da Escolar Office Brasil em 2022
Após decisão de adiar a 34ª Escolar Office Brasil – Feira Internacional de Produtos para Papelarias, Escolas e Escritórios para 2022, tomada em linha com o Comitê de Expositores, a Francal Feiras comunica que o evento será realizado de 31 de julho a 3 de agosto de 2022, no mesmo local, o Expo Center Norte, em São Paulo.
02/06/2021
11ª edição da M&T Expo tem nova data definida
A 11ª edição da M&T Expo - Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, evento que faz parte da bauma NETWORK e desde 1995 atua impulsionando o mercado da construção e infraestrutura no Brasil e América Latina, ocorrerá entre os dias 30 de agosto e 02 de setembro de 2022, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.
01/06/2021
Associação incentiva exportação através de eventos online
Em meio às restrições e limitações nos mercados nacional e global devido à pandemia do coronavírus, a ABCasa lança o Showroom para Exportação Online, uma moderna ferramenta onde empresas oferecem seus produtos aos mais diversos mercados. As negociações acontecem por meio da plataforma Brazify, criada pela Brazil Global, moderna Boutique de Internacionalização e Fundo de Venture Capital internacional.
Newsletter
Receba as novidades