RIOgaleão realiza 1º Mostra Conexão Escola em Tubiacanga

Ação promoveu o cuidado com o meio ambiente por meio de atividades lúdicas, oficinas, exposições, teatros e brincadeiras.

O RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim realizou a 1ª Mostra Conexão Escola, feira de sustentabilidade que busca disseminar a preservação do meio ambiente e a realização de atividades educativas sobre o ecossistema. O evento, realizado em Tubiacanga, foi aberto ao público e contou com a presença da comunidade e de jovens estudantes, de 9 a 15 anos, que fazem parte do projeto Conexão Escola. Trata-se de uma iniciativa social do RIOgaleão com objetivo é levar conhecimento sobre meio ambiente, a aeronáutica e os direitos humanos a estudantes que moram próximo ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.

"O projeto tem me proporcionado um novo olhar sobre o meio ambiente e o quanto é possível fazer a diferença com atitudes simples no dia a dia. Aprendemos sobre a importância e o cuidado que devemos ter com o ecossistema e a agir de forma sustentável para garantir o nosso futuro", diz Júlia Helena dos Santos, estudante de 10 anos que virou monitora do 2º nível no Conexão Escola. "Essa época do ano, por exemplo, temos que ficar alertas quanto à soltura de balões. É crime, polui o meio ambiente e pode causar diversos acidentes com queimadas. Não vale a pena correr esse risco por diversão", reforça.

Os jovens expuseram esculturas criadas a partir de resíduos gerados na comunidade onde moram, em Tubiacanga, na Ilha do Governador. Os materiais seriam descartados, mas foram direcionados para o projeto evitando, assim, a poluição no meio ambiente. Com o objetivo de agregar novos conhecimentos socioambientais e oferecer mais entretenimento, diversas empresas apoiaram o evento e promoveram atividades ligadas à temática verde, entre elas:

- educação ambiental com utilização da técnica de falcoaria (falcões e gaviões)

- exposição arqueológica

- oficinas de compostagem, reciclagem e de jogos

- doação de mudas hortaliças e de sacos de terra adubada

- teatro ambiental sobre coleta seletiva

- exposição de esculturas feitas de resíduos sólidos

- exposição de criação de abelhas (sem ferrão)

- distribuição de gibis sobre educação ambiental

- esclarecimentos sobre fauna e segurança aeroportuária

"O Conexão Escola tem mudado a cabeça dos moradores de Tubiacanga. As crianças que participam do projeto repassam tudo o que aprendem para suas famílias e amigos. E ainda chamam a atenção dos mais velhos quando fazemos algo ecologicamente errado", disse a telefonista, Bruna Cristina dos Santos, de 35 anos, mãe da monitora do projeto, Júlia Helena dos Santos. "Isso é muito bom porque aprendemos com os mais jovens e aplicamos esse conhecimento no dia a dia, nas nossas vidas. A troca de conhecimento é mútua e muito valorizada", concluiu.

Bruna Cristina e Júlia Helena

A 1ª Mostra Conexão Escola teve o apoio do Espaço & Vida, Centro de Preservação de Aves de Rapina (CEPAR), Artefato (Arqueologia e Patrimônio), Comlurb, AME-RIO (Abelhas nativas sem ferrão), Rota Ambiental, Servioeste, Vide Verde e Rizoma. Para tornar a experiência do evento ainda mais agradável e deixar todos energizados, neste sábado à tarde, parceiros do RIOgaleão como Dufry, Domino’s e Rei do Mate colaboraram com a doação de pacotes do clássico e queridinho biscoito carioca, Globo, garrafas de água mineral e muito mate de sabores variados para os participantes.

Conexão Escola

Projeto socioambiental voltado para crianças em idade escolar de comunidades vizinhas ao RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, desde setembro de 2015. O projeto tem como objetivo capacitar Agentes Transformadores para contribuir com a busca de um meio ambiente mais equilibrado e, também, para que multipliquem o conhecimento com a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento daquela população.

Fonte: Assessoria