Semana Senac de Sustentabilidade acontece em 35 unidades da capital, da Grande São Paulo e do interior

Palestras, oficinas, exposições fotográficas, bate-papos, cine-debate, caminhadas e até apresentações teatrais marcam a 3ª edição do evento

Questões que envolvem o tripé da sustentabilidade (econômico, social e ambiental) e práticas que auxiliam no exercício da cidadania são sempre atuais e importantes de serem discutidas. Para manter esses debates aquecidos, o Senac São Paulo faz sua parte ao promover, de 24 a 29 de agosto, a terceira edição da Semana Senac de Sustentabilidade, que ocorrerá em 35 unidades da capital, da Grande São Paulo e do interior.

A programação deste ano apresenta o tema Vire sua Cidade! Eu Cidadão e a Busca por uma Cidade Melhor! Para isso, conta com atrações interativas que promovem a multidisciplinaridade desse assunto, por meio de palestras, oficinas, exposições fotográficas, bate-papos, cine-debate, caminhada e até peça teatral. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

O objetivo da iniciativa é estimular a reflexão sobre atitudes cotidianas no ambiente onde vivemos e sugerir novos comportamentos e estilos de vida mais sustentáveis.

“Um dos benefícios da semana é compreender a abrangência da sustentabilidade, que vai além das questões ambientais. As pessoas poderão aplicar práticas sustentáveis na sua rotina, se envolvendo mais em sua comunidade e buscando soluções que ajudem a melhorar a cidade”, afirma Valquiria Rizzo, coordenadora do evento no Senac.

Onde será? - As atividades serão realizadas em 35 unidades do Senac em todo o Estado. Na capital e na Grande São Paulo, o evento acontecerá nas unidades Aclimação, Centro Universitário Senac – Santo Amaro, Francisco Matarazzo, Guarulhos, Itaquera, Jabaquara, Lapa Faustolo, Lapa Scipião, Lapa Tito, Jardim Primavera, Santa Cecília, Santana, Santo André, Tatuapé, Tiradentes, Vila Prudente e 24 de Maio.

Já no interior, a iniciativa será promovida em Americana, Araraquara, Campinas, Catanduva, Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, Franca, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapira, Mogi Guaçu, Presidente Prudente, Piracicaba, Rio Claro, São Carlos, Sorocaba e Taboão da Serra. No litoral, em Bertioga e Santos.

Variedade de temas e atrações

Um dos destaques desta edição é o painel Comportamento e Estilos de Vida Sustentáveis, que abrirá o evento, em 24 de agosto, no Senac Jabaquara. Com o tema Estilo de Vida e Comportamento Sustentável, Ricardo Young, Silvia Sá e José Goldemberg discutirão como as atitudes sustentáveis na rotina pessoal e profissional impactam positivamente a sociedade. O debate, inclusive, será transmitido simultaneamente para todas as demais unidades que participarão da semana.

A atividade apresenta mesas-redondas com a presença de representantes do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). Os encontros abordarão assuntos como Água, nas unidades Largo Treze e Vila Prudente, e Mobilidade Urbana, na Santa Cecília. Quem estiver na capital poderá assistir também, ao ar livre, à palestra Placemaking. O encontro será na Praça Tuney Arantes, próxima ao Senac Largo Treze.

Exposições, palestras, exibições de filmes, performances artísticas, passeios e oficinas marcam as atividades no interior do Estado de São Paulo. Em Mogi Guaçu, um workshop abordará o reaproveitamento dos alimentos para evitar o desperdício e produzir novas receitas. Em Santos, o teatro ganha espaço para retratar os grandes acidentes ecológicos que ocorreram na região.

Para se inscrever e conferir a programação completa da 3ª Semana Senac de Sustentabilidade, bem como as datas e os horários das atrações, acesse o site: www.sp.senac.br/semanadesustentabilidade.

Virada Sustentável - Vale dizer que a Semana Senac de Sustentabilidade acompanha, todos os anos, o evento Virada Sustentável. Realizado na capital desde 2011, o movimento articula pessoas, grupos e instituições, públicas e privadas, que têm em comum o objetivo de melhorar a sociedade e o meio ambiente a partir de uma visão alegre e inspiradora da sustentabilidade.

Serviço

Semana Senac de Sustentabilidade

Local: rede Senac São Paulo

Data: 24 a 29 de agosto

Informações: www.sp.senac.br/semanadesustentabilidade

Fonte: Assessoria