Sofitel Guarujá Jequitimar promove desfile de moda sustentável

Na próxima terça-feira (16/10), a partir das 14h30, colaboradores do resort e seus filhos desfilarão looks criados a partir de materiais reciclados.

A preocupação com o meio ambiente e ações sustentáveis estão sempre em pauta no Sofitel Guarujá Jequitimar, localizado no litoral de São Paulo, um dos pioneiros em atos de sustentabilidade da rede AccorHotels. O hotel promove anualmente um evento de moda em que o lixo reciclável é o protagonista. Ligado às comemorações de Dia das Crianças, o desfile deste ano acontece na próxima terça-feira (16/10), a partir das 14h30, e contará com embaixadores e filhos de colaboradores.

Looks reciclados com materiais recolhidos no próprio resort, como copos, cápsulas de café expresso, toucas, lençóis, papelão, entre outros itens serão utilizados para dar vida a looks, que serão desfilados durante o evento. Os primeiros lugares ainda ganham prêmios, que vão desde brinquedos a experiências. Os responsáveis pelas crianças ganhadoras também terão direito a recompensa, como um almoço especial na pousada Guaiuba, por exemplo. Antes do desfile, as crianças vão conhecer a horta e fazem um passeio pelas quadras.

"Sustentabilidade e consumo estão muito próximos, então, se conseguirmos analisar nossas práticas no dia a dia e criarmos um comportamento mais sustentável, poderemos passar esses pensamentos adiante. Pautados por esse momento de reflexão, podemos renovar nossas atitudes", ressalta João Carlos Pollak, Gerente Geral do hotel. "O intuito desse desfile é provocar novas formas de produzir, consumir e se relacionar com o mercado de moda e contar um pouco sobre o processo artístico com materiais recicláveis", conclui.

Para a avaliação, serão levados em consideração os materiais utilizados, o design e a originalidade dos modelos, a ficha técnica e a performance durante o desfile. O processo de triagem de lixo do hotel gera 1250 quilos mensais ou 15 toneladas anuais de lixo, que são devidamente separados e encaminhados para uma empresa local de reciclagem.

O resort, reconhecido por sua sofisticação e luxo, é comprometido com o crescimento sustentável e, baseado no Planet 21, programa global de responsabilidade social da AccorHotels, realiza diversas ações para divulgar esses valores. Entre as ações, destacam-se o projeto "emissão zero", a horta orgânica e o programa de reciclagem. O hotel é membro do Green Building Council Brasil, entidade que fomenta a construção sustentável.

Além do desfile, o hotel se preocupa no combate ao uso dos canudos plásticos, mantém uma horta orgânica e um programa de reciclagem de lixo. Para mais informações e reservas acesse o site ou ligue (13) 2104-2000.










Canudo pra quê?

Adotada em julho de 2018, a campanha "Canudo pra quê?" quer zerar o uso de canudos de plástico gerados na rede AccorHotels. Os hóspedes do Sofitel Guarujá Jequitimar foram orientados por cartazes e folhetos, exibidos em áreas comuns, que desestimulam o uso dos canudos e questionam a real necessidade, enquanto os sucos e drinks chegam sem o acessório. Caso seja pedido, um funcionário oferece um canudo de inox ou de papel, dependendo da disponibilidade, contando sobre a responsabilidade social. Em 2017, o Grupo consumiu cerca de 54 milhões de canudos plásticos na América do Sul. Até junho de 2018, a redução foi superior a 20%. Se empilhássemos os canudos consumidos pelos brasileiros em um ano, seria possível dar uma volta completa na Terra, em uma linha de mais de 45 mil quilômetros de largura. Pense nisso: Canudo para quê?

Projeto Emissão Zero

Implantado em 2010, o projeto "emissão zero" reaproveita toda água do tratamento de efluentes e das chuvas para ser reutilizada no resort. A iniciativa conta com três Estações de Tratamento de Água (ETAs), uma exclusiva para a água das chuvas, uma para as águas negras e outra para as águas cinzas, de maneira que possam ser aproveitadas em jardins, lavagens externas, banheiros e torres de refrigeração, entre outros. O lodo gerado pelo processo recebe tratamento de desidratação por um período de seis meses e o produto seco é reutilizado em jardins e agregado em obras na manutenção. Com isso, em 12 meses, o hotel evita a liberação de 40 milhões de litros de efluentes no meio ambiente. Com base nesta iniciativa, o Sofitel Guarujá Jequitimar é o primeiro hotel brasileiro a buscar certificação internacional sobre emissão zero de efluentes.

Horta orgânica

Em uma área de 100 m², o Jequitimar abriga uma horta orgânica, que é cuidada pelos próprios funcionários do hotel, além de oferecer uma alimentação cada vez mais saudável para os hospedes com ingredientes fresquinhos e orgânicos. Entre as espécies cultivadas no espaço estão hortelã, tomilho, coentro, couve e alecrim. Motivando não só uma alimentação saudável, o hotel também leva as crianças para colocar a mão na terra, se divertir e ganhar conhecimento sobre uma vida saudável e a importância de cultivá-la.

Plant for the Planet

O hotel também contribui para o programa Plant for the Planet da Accorhotels. Desde o início do programa em 2009 até hoje, o hotel plantou mais de 13 mil árvores. O programa de reflorestamento global do Grupo, o Plant for the Planet, teve início em 2009 no Brasil, em 2013 no Peru, e de lá para cá já foram plantadas 530 mil árvores, o que corresponde a 278 hectares de reflorestamento na Serra da Canastra (Minas Gerais) e 30.6 hectares no Alto do Huayabamba, no Peru. A dinâmica do programa é simples. O hospede pode optar por não trocar a toalha durante a estadia contribuindo, desta maneira, com a economia de água nas lavagens e, consequentemente, com a plantação de árvores.

Planet 21

O Planet 21, programa global de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social da AccorHotels, é composto por seis pilares com ações para serem desenvolvidas por cada um dos hotéis. Os compromissos estão relacionados a todos os públicos da empresa - colaboradores, hóspedes, parceiros e a comunidade -, e abordam duas prioridades estratégicas da empresa, Alimentos & Bebidas e administração sustentável.

Fonte: assessoria