Sofitel Guarujá Jequitimar promove feira ecológica e concurso de moda sustentável

Unidade faz parte do Green Building Council Brasil e possui Estações de Tratamento de Água e Efluentes, horta orgânica e programa de reciclagem, entre outros projetos

Consumir de forma consciente, reutilizar e reciclar são cada vez mais imperativos, levando em consideração, por exemplo, que os brasileiros jogam fora 76 milhões de toneladas de lixo e que deste montante apenas 3% vão para a reciclagem. Dentro desta porcentagem está o Sofitel Guarujá Jequitimar, que recicla todo lixo inorgânico produzido na unidade. Em números, isso significa que 400 quilos por dia ou 12 toneladas mensais de lixo são devidamente separados e encaminhados para uma empresa local de reciclagem.

O hotel é um exemplo para a rede AccorHotels pelas inúmeras iniciativas voltadas para sustentabilidade. Tanto que a unidade assume o compromisso também de conscientizar colaboradores, hóspedes e comunidade, promovendo, no dia 1º de dezembro, a “Sofitel Planet 21 Fair – feira ecológica, de responsabilidade social e moda sustentável”.

A feira terá stands, visitação à horta orgânica e às Estações de Tratamento de Água (ETA) da unidade, além do concurso de moda sustentável promovido entre os colaboradores. No desfile, eles irão mostrar que com criatividade é possível criar peças de roupas e acessórios com materiais recicláveis, que seriam descartados pelo resort.

“É uma ótima oportunidade para refletirmos e renovarmos nossas atitudes e, assim, criarmos um comportamento mais sustentável. Há diversos movimentos acontecendo na sociedade que devem ganhar cada vez mais visibilidade por justamente apoiar uma causa que visa o bem comum, o consumo inteligente e a garantia dos recursos para o futuro”, ressalta João Carlos Pollak, Gerente Geral do hotel.

O tema deste ano para a confecção dos looks foi a Olimpíada. “O desafio para as equipes inscritas foi trazer a elegância e estilo dos jogos olímpicos através dos tempos, somados ao olhar de um futuro melhor e possível para o mundo”, explica o executivo.

Para a avaliação, são levados em consideração os materiais utilizados, o design e a originalidade dos modelos, a ficha técnica e a performance durante o desfile. Os vencedores do concurso serão reconhecidos com prêmios especiais: experiências gastronômicas e day use em hotéis.

O resort, reconhecido por sua sofisticação e luxo, é comprometido com o crescimento sustentável e, baseado no Planet 21, programa global de responsabilidade social da AccorHotels, realiza diversas ações para divulgar esses valores. Entre eles, além da feira, destacam-se o projeto “emissão zero”, a horta orgânica e o programa de reciclagem. O hotel é membro do Green Building Council Brasil, entidade que fomenta a construção sustentável.

Projeto Emissão Zero

O Sofitel Guarujá Jequitimar implantou, em 2010, o projeto “emissão zero”, que reaproveita toda água do tratamento de efluentes e das chuvas para ser reutilizada no resort. A iniciativa conta com três Estações de Tratamento de Água (ETAs), uma exclusiva para a água das chuvas, uma para as águas negras e outra para as águas cinzas, de maneira que possam ser aproveitadas em jardins, lavagens externas, banheiros e torres de refrigeração, entre outros.

O lodo gerado pelo processo recebe tratamento de desidratação por um período de seis meses e o produto seco é reutilizado em jardins e agregado em obras na manutenção. Com isso, em 12 meses, o hotel evita a liberação de 40 milhões de litros de efluentes no meio ambiente. Com base nesta iniciativa, o Sofitel Guarujá Jequitimar é o primeiro hotel brasileiro a buscar certificação internacional sobre emissão zero de efluentes.

Horta orgânica

A horta orgânica do Sofitel Jequitimar possui 100 m² e foi criada para que os restaurantes da unidade ofereçam uma alimentação cada vez mais saudável para seus clientes. Entre as espécies cultivadas no espaço estão hortelã, tomilho, coentro, couve e alecrim.

Plant for the Planet

O hotel também contribui para o programa Plant for the Planet da Accorhotels. Em 2016, até julho o hotel plantou 985 árvores e a expectativa é de chegar a 2 mil árvores até dezembro. Desde o início do programa em 2009 até hoje, o hotel plantou no total 13 mil árvores.

O programa de reflorestamento global do Grupo, o Plant for the Planet, teve início em 2009 no Brasil em 2013 no Peru, de lá para cá, já foram plantadas 530 mil árvores, o que corresponde a 278 hectares de reflorestamento na Serra da Canastra-MG e 30.6 hectares no Alto do Huayabamba-Peru.

A dinâmica do programa é simples. O hospede pode optar por não trocar a toalha durante a estadia contribuindo, desta maneira, com a economia de água nas lavagens e, consequentemente, com a plantação de árvores.

Planet 21

O Planet 21, programa global de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social da AccorHotels é composto por seis pilares com ações para serem desenvolvidas por cada um dos hotéis. Os compromissos estão relacionados a todos os públicos da empresa - colaboradores, hóspedes, parceiros e a comunidade, e abordam duas prioridades estratégicas da empresa, Alimentos & Bebidas e administração sustentável de seus empreendimentos.

Serviço – Sofitel Planet 21 Fair

Local: Sofitel Guarujá Jequitimar

Data: Quinta-feira, dia 1º de dezembro

Horário: das 14h às 18h