Canais
Sustentabilidade
publicado em 22 de julho de 2019 - 23h35

Suspensa a licitação para construção de Autódromo do Rio

Já existia uma decisão judicial proibindo que o governo estadual fizesse a licitação por falta de estudo de impacto ambiental.

Da Redação

A Justiça Federal suspendeu a licitação para a construção do Autódromo do Rio. A decisão foi em caráter liminar. A ação foi feita pelo Ministério Público Federal, que pedia que nenhuma obra fosse realizada até que o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) estivesse pronto e a licença prévia fosse concedida.

A Prefeitura do Rio promoveu a concorrência, que anunciou em maio a Rio Motorpark como vencedora. A empresa ganhou o direito de construir e explorar um autódromo em um terreno de 4,5 quilômetros de extensão, cedido pelo Exército em Deodoro, na Zona Norte da cidade. O contrato de concessão tem valor estimado em R$ 697 milhões e é válido por 35 anos.

“Esta decisão judicial histórica impede o desmatamento de 200 mil árvores da Floresta do Camboatà na Zona Oeste carioca”, afirma Sérgio Ricardo, do Movimento Baía Viva.

Já existia uma decisão judicial proibindo que o governo estadual fizesse a licitação por falta de estudo de impacto ambiental. Como não havia sido citada na ação, a Prefeitura do Rio tomou a frente e fez a concorrência, que teve a Rio Motorpark como única participante.

Alguns ambientalistas defendem que basta construir o Autódromo do Rio na mesma região, mas em uma outra área, que não teria impacto ambiental.

Fonte: assessoria

Veja também:

23/09/2019
Wyndham Gramado Termas Resort & Spa em processo de certificação LEED
É o único resort do Brasil em processo de certificação para construções sustentáveis.
13/09/2019
Com onça personalizada, Pestana Hotel Group participa da Jaguar Parade
Grupo é um dos principais apoiadores da iniciativa que tem como objetivo conscientizar a população e arrecadar fundos para a preservação da onça-pintada.
29/08/2019
Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 tem recorde de inscrições
Esta edição do Prêmio representou 42% do total de todas as iniciativas inscritas em todas as edições anteriores.
12/08/2019
Scania cria projeto para destacar roteiros e iniciativas sustentáveis pelo Brasil
A bordo de um ônibus movido a combustível alternativo, a montadora Sueca lança iniciativa na cidade de São Paulo durante a Virada Sustentável.
Newsletter
Receba as novidades