Canais
Sustentabilidade
publicado em 22 de julho de 2019 - 23h35

Suspensa a licitação para construção de Autódromo do Rio

Já existia uma decisão judicial proibindo que o governo estadual fizesse a licitação por falta de estudo de impacto ambiental.

Da Redação

A Justiça Federal suspendeu a licitação para a construção do Autódromo do Rio. A decisão foi em caráter liminar. A ação foi feita pelo Ministério Público Federal, que pedia que nenhuma obra fosse realizada até que o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) estivesse pronto e a licença prévia fosse concedida.

A Prefeitura do Rio promoveu a concorrência, que anunciou em maio a Rio Motorpark como vencedora. A empresa ganhou o direito de construir e explorar um autódromo em um terreno de 4,5 quilômetros de extensão, cedido pelo Exército em Deodoro, na Zona Norte da cidade. O contrato de concessão tem valor estimado em R$ 697 milhões e é válido por 35 anos.

“Esta decisão judicial histórica impede o desmatamento de 200 mil árvores da Floresta do Camboatà na Zona Oeste carioca”, afirma Sérgio Ricardo, do Movimento Baía Viva.

Já existia uma decisão judicial proibindo que o governo estadual fizesse a licitação por falta de estudo de impacto ambiental. Como não havia sido citada na ação, a Prefeitura do Rio tomou a frente e fez a concorrência, que teve a Rio Motorpark como única participante.

Alguns ambientalistas defendem que basta construir o Autódromo do Rio na mesma região, mas em uma outra área, que não teria impacto ambiental.

Fonte: assessoria

Veja também:

12/08/2019
Scania cria projeto para destacar roteiros e iniciativas sustentáveis pelo Brasil
A bordo de um ônibus movido a combustível alternativo, a montadora Sueca lança iniciativa na cidade de São Paulo durante a Virada Sustentável.
30/07/2019
Prêmio Caio Sustentabilidade inclui empresas, em 2019
Desde a 1ª edição, em 1999, questões pertinentes à sustentabilidade estiveram presentes no ideário do Prêmio Caio. Idealizado por Sergio Junqueira Arantes, CEO da Eventos Expo Editora e figura reconhecida pelo pioneirismo na indústria brasileira MICE²+FDT, o certame sempre levou em conta a importância da sustentabilidade como critério de avaliação dos cases inscritos no certame. E assim, há oito anos, foi instituído, para integrar o concurso, o Prêmio Caio Sustentabilidade.
19/07/2019
Malai Manso é o primeiro resort do Brasil a operar 100% com energia solar própria
Parque solar construído dentro do empreendimento se torna a maior instalação fotovoltaica do estado do Mato Grosso e produzirá 350.000 KWH mensais de energia limpa renovável.
08/07/2019
Boas práticas em desenvolvimento sustentável são apresentadas em evento no Beach Park
Mais de 100 participantes conheceram as iniciativas de sete empresas que se destacam por unir negócios com respeito às questões ambientais e sociais.
Newsletter
Receba as novidades