Vídeo mostra que pessoas com deficiência podem ser felizes quando seus direitos são respeitados

Vídeo da Prefeitura de Curitiba mostra que as pessoas com deficiência possuem dificuldades como qualquer outra e podem ser felizes quando seus direitos são respeitados. Uma sugestão: exibir este video abertura dos eventos. Seria uma boa forma do setor MICE contribuir com esta campanha.

Em apenas um dia, o vídeo da campanha “Somos Felizes”, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, alcançou 243 mil visualizações no Facebook da Prefeitura de Curitiba. Criado para conscientizar a população e garantir os direitos e a inclusão social das pessoas com deficiência, o vídeo mostra que essas pessoas possuem dificuldades como qualquer outra pessoa e que elas podem ser felizes quando seus direitos são respeitados.

“É preciso construir uma consciência social em que o respeito e a solidariedade prevaleçam”, diz a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e secretária da Pessoa com Deficiência de Curitiba, Mirella Prodoscimo.

O projeto “Somos Felizes” pretende colocar o assunto em pauta e convidar a população para uma possível reflexão, para garantir mais respeito, melhorar a qualidade de vida dos das pessoas com deficiência e construir uma sociedade inclusiva.

Postado nesta quarta-feira (17) na página da Prefeitura no Facebook, o vídeo registrou (veja Aqui), até a manhã desta quinta-feira (18), 559 compartilhamentos e 148 mil cliques. O vídeo está disponível também no canal da Prefeitura no YouTube e em blogs.

A mensagem do vídeo é pela luta das pessoas com deficiência, ou seja, uma série de direitos que, às vezes, muitas pessoas não dão atenção, consideram um favor. Aquela vaga no estacionamento, o banheiro exclusivo, uma oportunidade de emprego, entre outras coisas. “Nossa luta passa não só por nossas dificuldades particulares, mas também pela garantia de que a sociedade nos inclua de uma maneira mais natural. Isso porque podemos ser felizes. Cada um de nós, como todas as pessoas, tem uma história de vida recheada de momentos que nos marcaram para sempre. E é assim mesmo, vivendo em uma sociedade inclusiva, para todos, que respeite os nossos direitos e a diversidade humana”, diz Mirella.

Criado pela agência CCZ*WOW, o vídeo conta com a presença do dançarino curitibano Edy Style que convida o espectador a conhecer um pouco mais do cotidiano das pessoas com deficiência. Edy Style é professor de hip-hop. Dançarino há 20 anos, superou as dificuldades de um acidente que sofreu quando criança, quando teve parte de seu braço esquerdo amputado e sofreu danos na face devido a um acidente.

De acordo com dados da ONU, aproximadamente 15% da população mundial possui algum tipo de deficiência, e muitas pessoas ainda não sabem como agir diante de uma pessoa com deficiência. Somente no Brasil são 45 milhões de pessoas com deficiência.