Quase uma semana após ataque hacker, site da CVC Corp continua fora do ar

A empresa informou que assim que o ataque foi identificado, ativou todos os seus protocolos de segurança e está atuando de "forma diligente para mitigar os efeitos do ocorrido"

Quase uma semana após sofrer um ataque de hackers, no sábado, 4, a central de atendimento da CVC, maior agência de viagens do País, continua temporariamente fora do ar. O site da CVC Corp também. A empresa esclarece, no entanto, que o embarque de clientes com viagens marcadas e as reservas confirmadas não foram impactadas.

A empresa também orienta que, em caso de dúvidas, os clientes entrem em contato com a sua companhia aérea ou o hotel contratado.

A CVC Corp lamenta os transtornos causados, mas priorizará as investigações internas e a segurança de seus clientes, parceiros e negócios antes de restabelecer totalmente seus sistemas e serviços”, disse a empresa.

No dia 4, em fato relevante, a CVC Corp já havia informado que está apurando a extensão do ataque cibernético e seus efeitos, "de modo que, até o presente momento, é possível afirmar que se trata de um ataque ransomware e que, por conta disso, alguns de seus sistemas e ambientes ficaram indisponíveis, sendo certo que parte deles já foi reestabelecido".

Também ressaltou que investe continuamente para preservar a segurança dos seus sistemas, mantém atualizações frequentes de sua rede para evitar qualquer tentativa de invasão e faz uso de tecnologias com padrões rígidos de segurança, compatíveis com suas atividades.

No última quinta-feira, 07/10 a CVC Corp divulgou comunicado informando que continua mitigando os efeitos do ataque hacker

"A companhia informa que em conjunto com assessores especializados em tecnologia e em segurança da informação, tem atuado de forma diligente para mitigar os efeitos causados. Todos os esforços  vêm sendo envidados, estando a CVC Corp empenhada em apurar a extensão do incidente, limitar os danos causados e reestabelecer o pleno funcionamento do ambiente de tecnpologia. Entretando ainda restam importantes etapas para retomada das operações.

A empresa manterá o mercado informado acerca de qualquer informação relavante relacionada a este evento."

Já no dia 06/10 a CVC Corp emitiu comunicado informando seus canais exclusivos de atendimento off-line:

B2B da CVC Corp informa canal exclusivo de atendimento

A Unidade de Negócios B2B da CVC Corp, formada pelas marcas RexturAdvance, Trend, Visual e Esferatur, divuga que o atendimento a agentes de viagens e clientes acontece, neste momento, exclusivamente via os seguintes canais:

RexturAdvance

Aéreo Nacional: emergencial.nac@rexturadvance.com.br

Aéreo Internacional: emergencial.inter@rexturadvance.com.br

Esferatur

Aéreo Nacional: emergencial.nac@esferatur.com.br

Aéreo Internacional: emergencial.inter@esferatur.com.br

Trend e Visual

Necessidades com passageiros no destino ou com embarque nas próximas 72h: 

ontravel@cvccorp.com.br

"Devido ao ataque cibernético do qual a empresa foi vítima no último sábado, dia 02 de outubro, a central de atendimento telefônico, sites e parte dos portais estão temporariamente fora do ar, mas os times continuam em atendimento aos clientes conforme canais informados acima. A empresa reforça que os portais Reserva Fácil, da RexturAdvance, e Esfera Fácil, da Esferatur, permanecem ativos para alterações ou cancelamentos em bilhetes aéreos.

A CVC Corp segue empenhada na investigação e na gestão do incidente, de modo a assegurar a continuidade do negócio e a mitigação de impactos para clientes, colaboradores, parceiros, franqueados, agentes de viagens e o mercado, e manterá comunicações subsequentes assim que novas informações forem apuradas." 

Em comunicado a impresa no último dia 04/10 a CVC Corp informou que o ataque não afetou reservas confirmadas e embarque de clientes

Segundo a empresa "clientes com embarques marcados e reservas confirmadas não foram impactados". Neste momento, a central de atendimento ainda encontra-se temporariamente indisponível, assim como os sites das empresas do grupo.

Em seu site de Relação com Investidores, a CVC Corp afirma que "está apurando a extensão do ataque cibernético e seus efeitos, de modo que, até o presente momento, é possível afirmar que se trata de um ataque ransomware e que, por conta disso, alguns de seus sistemas e ambientes ficaram indisponíveis, sendo certo que parte deles já foi reestabelecido".

Confira a seguir comunicado a imprensa atualizado e divulgado no dia 04/10:

"A CVC Corp informa que foi vítima de um ataque cibernético no sábado, dia 2. A empresa prontamente ativou todos os seus protocolos de segurança e continua atuando de forma diligente para mitigar os efeitos do ocorrido e preservar a continuidade dos seus negócios.

Clientes com embarques marcados e reservas confirmadas não foram impactados. Neste momento, a central de atendimento está temporariamente indisponível.

A CVC Corp lamenta os transtornos causados, mas priorizará as investigações internas e a segurança seus clientes, parceiros e negócio antes de restabelecer totalmente seus sistemas e serviços.

Em nome da transparência e respeito aos clientes, colaboradores, parceiros, franqueados e com o mercado, a CVC Corp manterá comunicações subsequentes assim que mais informações forem apuradas."